Blond Ale - Lupulagem ???

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

JuniorBolzani

Well-Known Member
Joined
Dec 15, 2016
Messages
445
Reaction score
203
Olá amigos,

Preciso de ajuda com uma Blond Ale a ser brassada este fim de semana. Notem que não se trata de uma "Belgian" mas somente "blond Ale" mesmo, nada de muito alcool nem com aquele aspecto "condimentado" das belgians. Busco brassar uma cerveja com um bom frescor, um amargor e aroma suave porém presente e uma alta drinkability. Segue a receita como está:

Receita feita no BeerSmith para 10L:

- Malte Pilsen = 1,6 kg (77,3%)
- Malte de trigo = 0,22 kg (10,6%)
- Malte Carablonde = 0,25 kg (12,1%)
- Lúpulo Saaz 60' = 10,0 g
- Lúpulo Saaz 60' = 7,0 g
- Lúpulo Saaz 5' = 5,0 g
- Fermento Danstar Notthingam 1 pak

Mostura: única rampa de 65ºC por 60 a 70'. Mash Out 76ºC por 10'.

OG = 1,047 / Amargor 20,0 IBU / Cor 4,9 SRM / ABV 5%. FG esperada 1,009.

OBS: Acrescentei o malte de trigo para trazer o frescor que busco.

E aí cervejeiros, alguma ressalva para me passar? Esse lúpulo e sua quantidade descrita fica legal neste tipo de cerveja? Lembrando que espero ter um suave porém presente amargor, dando para sentir o sabor do lúpulo e seu aroma, de maneira suave e elegante.

Desde já agradeço a atenção de todos.
 
Up!

Galera, irei brassar essa receita já já. Se alguém mais experiente puder me ajudar a revisa-la e responder as questões que levantei seria de imensa valia pra mim.

Abraço!
 
Up!

Galera, irei brassar essa receita já já. Se alguém mais experiente puder me ajudar a revisa-la e responder as questões que levantei seria de imensa valia pra mim.

Abraço!

Ola Junior...semana passada fiz uma Blond e buscava o mesmo perfil que buscas.

Usei 90% de pilsen, 5% munich e 5% de aveia.

Lupulos usei galaxy, usando 5% nos 60 minutos e o restanre nos whrilpool...

Mosturei a 65 por uma hora.

Usei o fermento Lallemand BRY-97

Fermentei a 19 graus ate atenuar e deixei mais 2 dias assim,

Maturei por 5 dias a 10 graus e depois derrubei para -0,5, depois gelatina por dois dias e depois post mix...

Ficou bem leve, cremosa e com o maracuja do Galaxy bem de leve...

Uma cerveja para o verao..ficou com 4,2 abv e 19ibu.
 
Se vc estiver falando de uma blond ale (american), recomendo usar lúpulos cítricos e um fermento neutro...segundo o BJCP
 
Agradeço aos amigos pelas respostas, me ajudou bastante.

O perfil de malte se manteve o mesmo relatado. O lúpulo eu mudei apenas a adição inicial, que no lugar do Saaz do minuto 60 da fervura entrei com o Hallertau Magnum 12,5% A.A. fazendo First Wort Hopping. O amargor, segundo o BeerSmith ficou em 20,1 IBU.

A inoculação do Notthingam foi a aprox. 19~21ºC. A fermentação está acontecendo a 19ºC com o sensor do termostato fixado no balde e isolado com isopor com 3cm de espessura. Deixarei fermentando nesta temperatura por 10 dias, sendo que a partir do 6º dia subirei 1ºC por dia.

Finalizada a fermentação primária e secundária, baixo bruscamente a temp. para 0,5º por 2 dias. Gelatina. Mais 2 dias em 0,5ºC.

Vou relatando. Valeu!
 
...
Finalizada a fermentação primária e secundária, baixo bruscamente a temp. para 0,5º por 2 dias. Gelatina. Mais 2 dias em 0,5ºC.
...

Olá Junior, suave?
Temperatura de 0,5C não congela a cerveja ??? (Desculpe pela minha literal ignorancia...rssss)

Grande abraço!

Keep Zappa... Keep Brewing !!
 
Opa, tudo na paz companheiro!

Nesse caso, a temperatura de 0,5ºC não congela a cerveja, pois além de ser 0,5º mais alta que a temperatura de congelamento da água pura (0ºC) ainda tem a influência do alcool que foi gerado na fermentação, visto que quanto mais alcool existir em uma solução aquosa, menor será sua temperatura de congelamento, ou seja, ainda menor que 0ºC.

Resumindo, uma maturação de 0,5ºC está bem tranquilo, não irá congelar a cerveja.
 
Opa, tudo na paz companheiro!

Nesse caso, a temperatura de 0,5ºC não congela a cerveja, pois além de ser 0,5º mais alta que a temperatura de congelamento da água pura (0ºC) ainda tem a influência do alcool que foi gerado na fermentação, visto que quanto mais alcool existir em uma solução aquosa, menor será sua temperatura de congelamento, ou seja, ainda menor que 0ºC.

Resumindo, uma maturação de 0,5ºC está bem tranquilo, não irá congelar a cerveja.

Show !!! Valeu pelo retorno!!!!
 

Latest posts

Back
Top