Blend para correção de lote

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

aferreira04

Well-Known Member
Joined
Nov 4, 2015
Messages
184
Reaction score
48
Senhores tenho um de meus lotes sobre observação devido a um problema de carbonatação. Já passadas várias semanas a mesma não gerou carbonatação necessária e estou iniciando o planejamento de alternativas para correção do problema. Antes de mais nada já se passaram 3 semanas do processo de prime e não pretendo fazer nada antes de um mês a contar da data de hoje, ou seja vou aguardar um longo período antes de tomar alguma decisão prematura.

De qualquer modo analisando as opções, como adicionar mais levedura ou nova dose de prime, percebo que sempre terei um impacto negativo na cerveja pois invariavelmente vou gerar oxidação a mesma para por exemplo abrir as garras tranferir para um balde e depois novo envase, sem contar a dificuldade em estimar por exemplo a quantidade de levedura ou açúcar para o prime.

Pensando nisso lembrei do método de blend e não seguindo muito a regra do keep it simple pensei em fazer uma novo lote da mesma receita porém em volume menor, ou seja algo como 12L para os meus 17 já feitos e juntar as duas no fermentador desta forma a levedura consumiria o açúcar e equilibraria a leva, sem falar em consumir o oxigênio gerado reduzidno assim a oxidação da mesma.

Pergunto, a lógica proposta está incorreta? Teria eu mais problemas em fazer desta forma do que nas outras opções como mais levedura ou novo prime? Algo que identifico como levemente problemático seria o pitch para este blend, minha ideia seria calcular ela apenas para esse lote novo e de forma empírica colocar ele levemente acima.

Críticas e sugestões são bem vindas
 
Amigo, você está em Itajaí? As garrafas estão em temperatura ambiente?
Bom, se for isto, levando em consideração as temperaturas destas últimas semanas, é bem certo que o problema está nisto. As leveduras ficaram a maior parte do tempo dormindo. Antes de fazer qualquer coisa, tente achar um lugar acima dos 16ºC e deixe as garrafas aí por uns 10 dias.

Se mesmo assim não carbonatar, aí talvez valha a pena o risco de tentar alguma coisa. Em todo caso, o que vale mais é a paciência.
 
Que estilo? Uma Stout minha estava demorando muito também, então observei uma fina camada de levedura no fundo das garrafas, girei cada uma fazendo esta levedura subir e levei para um local um pouco mais quente, deu certo. A idéia do blend é interessante, não deixe de voltar e contar o que decidiu. E se ..... abrir as garrafas e colocar mais levedura, o contato com oxigênio seria mínimo... se vc tiver uma lama de outra leva pode fazer um teste desde já numa única garrafa.
 
dando continuidade e retorno aos amigos...

Esta é uma receita de Pale Ale Belga, e foi a primeira vez que usei o Abbeye da Lallemand (o qual havia sido advertido que é meio temperamental).

No sabado já passadas mais de 3 semanas do prime inicial resolvi fazer um teste adicionando nova dose de prime em 4 garrafas com seringa e acompanhar como se comportariam.
Para minha surpresa quando vou abrir a primeira garrafa que estava em temp ambiente a mesma solta uma generosa dose de gás. Assustado tratei de fechar rapidamente a tampa e mandei ela pra gelar...Algum tempo depois volte a abrir a mesma e novamente GÁS pra fora, nisso ela começou a gerar uma agitação das partículas dentro da garrafa(ta com muito corpo de depositado no fundo) e formou muita espuma dentro da garrafa. Servi e tomei a mesma porém devido a tudo isso(e ao fato de ter gelado ela abusivamente no freezer) a experiência nao foi tão gostosa, mas bem melhor do que as outras 2 amostras que havia tirado sem nada de gás.

Resumindo, como havia comentado no inicio do post nao vou fazer nada antes de mais 30 dias, e agora com esse resultado realmente voltamos ao comentario do amigo acima de que realmente o frio pode ter retardado muito o tempo de gaseificação.

Estou com outra na geladeira vou abrir ela hj ou amanha para conferir pois algo que achei bem estranho nesta foi a sensação de que o gás estava na garrafa mas nao na cerveja.

agora sendo sincero com voces, sou novato que ta brincando com isso a um ano e estou perto de 10º brassagem e sempre fico lendo muitos post aqui que percebo que só falta paciência para o pessoal. E dai eu dou uma bola fora dessas...realmente estou envergonhado:mad:
 
Estou com outra na geladeira vou abrir ela hj ou amanha para conferir pois algo que achei bem estranho nesta foi a sensação de que o gás estava na garrafa mas nao na cerveja.

Mas estava assim mesmo, gás na garrafa e não na cerveja.

Estava normal, porque a quantidade de gás dissolvido no líquido depende da temperatura, quanto mais baixa a temperatura, mais gás vai incorporar no líquido.

Só que essa incorporação de gás precisa de tempo. Como você gelou e logo bebeu, ainda não tinha incorporado muito gás no líquido.

Deixa ela gelada por uns dois dias e você vai ver a diferença.
 
só pra fechar este tópico e mais que isso deixar aqui um alerta a todos. No ultimo final de semana finalizei minha saga com este lote e escolhi o descarte de todo o lote.

O motivo disso foi pelo fato de que ao abrir as garrafas para proceder com um novo prime tive a desagradável surpresa de uma explosão devido a alta carbonatação em uma das garrafas. Para minha sorte não houve nenhuma gravidade, apenas um leve pancada da tampa da garrafa em minha mão (ainda não sei onde foi parar a tampa).

Enfim, o que de fato aconteceu foi que para resolver um problema que eu vinha tendo na transfega que me gerava oxidação, optei por colocar o prime no fundo do balde e acreditar que o whirlpool gerado seria suficiente evitando assim mexer no balde com uma colher para misturar tudo. Com isso(somado a baixa temperatura do líquido) tive um lote em que o prime ficou concentrado em poucas garrafas, sendo assim, algumas estava over e outras chocas.

Optei pelo descarte pois ao abrir as garrafas a grande maioria devido a pressão acabou expelindo muita espuma/cerveja para fora então essa exposição vi como risco de contaminação, além do fato de eu nao sabe exato o que aconteceria com o gás já diluido na solução, ou seja vai que com a nova dose de prime + o gás da solução me gerassem novamente risco de explosão? Pelo sim e pelo não descarte total. Bom, considerando que este foi meu primeiro lote descartado em 10 entendo como válido para o aprendizado.

Novamente se você está lendo isto e é novato(ou não) muita atenção com a homogenização do prime na cerveja, pois o risco é real, eu tive sorte e nada mais grave como a garrafas explodir me ocorreu, porém vejo que estava muito próximo disso pois apenas toquei a chave na tampa e a explosão ocorreu

abraços a todos
 
@aferreira04 legal a tua experiência, e esse tipo de situações contadas aqui são muito importantes para todos do forum, mas eu particularmente teria colocado no balde novamente, esperado consumir o açúcar, e partiria para um novo primming.

Muito se fala em oxidação, mas também há ao meu ver um medo excessivo com oxidação, contaminação e afins. Acredito que temos que ter "respeito" com estes problemas, e assim ter procedimentos que evitem eles, mas nem sempre a qualquer custo. Não entendi porque tu não utilizou a colher para homogeneizar a mistura do primming (mesmo na ideia do whirlpool dar conta do recado), mas a meu ver foi excesso de precaução.

Agora se tu já teve problemas de oxidação, então deve buscar a real razão, pois no primming é muito difícil gerar oxidação. Eu mesmo quando só tinha um balde, fazia duas transferências utilizando uma panela para poder retirar o fermento e fazer o primming, e nunca tive problemas nem de oxidação ou contaminação.

Grande abraço.

Guilherme
 
@guilhermecunha digamos que eu estava um pouco frustrado com esta leva então nesse momento deixei de lado o hobby e parti pra praticidade. Como ando muito sem tempo acabei descartando mais fazer esse processo todo em um balde e depois voltar tudo para as garrafas da maneira correta, entao pelo sim e pelo não acabei descartando tudo. Sobre consumir o açúcar esse já estava todo consumido, acho que o que faltaria fazer era aguardar um pouco para que todo o CO2 fosse eliminado e entao gerar um novo. Não faço ideia o tempo que levaria isso.

Com relação a oxidação, o estudo no forum foi me trazendo a tona varios erros que eu vinha cometendo, citando alguns rápidos, whirlpool na panela de fervura segundos após desligar o fogo(oxidação a quente). Depois na hora da transfega eu tirava do fermentador e colocava em uma bombona, depois enxia as garrafas usando um suporte para galão de água ou entao virava a bombona dentro do fermentador e fazia todo aquele splash incorreto.
Encima disso fui retirando aqui, retirando ali até que cheguei nesse ultimo ponto onde hj coloco uma mangueira bem no fundo do balde tentando agitar o minimo possível, e essa da colher confesso que foi exagero.

Na ultima leva voltamos a normalidade, transferi tudo depois coloquei o prime e com uma colher (escumadeira) deixei tudo uniforme mexendo a mistura aleatoriamente. Abri ontem uma garrafa e a Wiess está excelente.
 

Latest posts

Back
Top