BIAB - Quais as vantagens e desvantagens?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

fcatunda

Well-Known Member
Joined
Dec 12, 2016
Messages
57
Reaction score
8
Fala ai gente!

Estive vendo uns vídeos sobre o BIAB e achei que existem umas vantagens legais:
- Facilita bastante o processo para quem tem uma só panela;
- Não precisa de bazooka;
- Aparentemente melhora a eficiência pois é possível drenar melhor a cama de grãos;
- O saco é barato e pode ser reaproveitado.

Meu equipamento é de 20 litros, talvez levantar o saco cheio de grãos não seja tão fácil, mas é plenamente possível. Para equipamentos menores me parece melhor ainda.

Até ai, lindo, só vi vantagens! E quais as desvantagens?

Gostaria de saber a experiência e opinião de vocês!

Valeu!
 
Fala ai gente!

Estive vendo uns vídeos sobre o BIAB e achei que existem umas vantagens legais:
- Facilita bastante o processo para quem tem uma só panela;
- Não precisa de bazooka;
- Aparentemente melhora a eficiência pois é possível drenar melhor a cama de grãos;
- O saco é barato e pode ser reaproveitado.

Meu equipamento é de 20 litros, talvez levantar o saco cheio de grãos não seja tão fácil, mas é plenamente possível. Para equipamentos menores me parece melhor ainda.

Até ai, lindo, só vi vantagens! E quais as desvantagens?

Gostaria de saber a experiência e opinião de vocês!

Valeu!

- Dor nas costas de levantar 8~9~10kg de malte umido.
- ao contrário do que vc colocou, é baixo rendimento, visto que não se tem a intenção de lavar os grãos.
- Cerveja mais opaca, já que mesmo recirculando, ao retirar o saco para iniciar a fervura vai agitar e deixar particulas.
- A panela em geral deve ser bem maior que o volume a produzir, já que você adiciona toda a agua no início da mosturação.

Caso vc não tiver esas caracteristicas, vc não ta fazendo BIAB, vc ta usando o saco como barreira, assim como bazooka e fundo falso.
 
Caso vc não tiver esas caracteristicas, vc não ta fazendo BIAB, vc ta usando o saco como barreira, assim como bazooka e fundo falso.

Adorei a dor nas costas! rs

E tem algum problema em usar o saco simplesmente como barreira?

Imaginei fazer o processo do mesmo jeito que faço atualmente, mas usando o saco para facilitar a retirada dos grãos e partir pra fervura mais rapidamente!

Mesmo que não seja BIAB, pra mim já facilita um bucado!
 
- Dor nas costas de levantar 8~9~10kg de malte umido.
- ao contrário do que vc colocou, é baixo rendimento, visto que não se tem a intenção de lavar os grãos.
- Cerveja mais opaca, já que mesmo recirculando, ao retirar o saco para iniciar a fervura vai agitar e deixar particulas.
- A panela em geral deve ser bem maior que o volume a produzir, já que você adiciona toda a agua no início da mosturação.

Caso vc não tiver esas caracteristicas, vc não ta fazendo BIAB, vc ta usando o saco como barreira, assim como bazooka e fundo falso.
Não, não e não. Sim só pra panela grande.

Brincadeiras a parte, muita desinformação nessa resposta.

Primeiro, a não ser que você só faça cervejas Imperial ou Barley Wine, pro seu tamanho de batelada o peso dos grãos ficará em torno de 5 kg. Além disso você ainda pode usar um mini guincho pra levantar o saco, caso prefira.

Segundo, sua eficiência será tão boa quanto a de alguém que faça sparge. Aliás, comprovadamente uma maior relação entre água e grãos favorece a extração de açúcares. A única coisa que você vai precisar cuidar é o pH da sacarificação.

Terceiro, recircular não é sinônimo de cerveja turva ou translúcida. Isso é relacionado a uma série de outros fatores. Na maioria dos casos você resolve turbidez com cold crash ou gelatina (e nos casos que não tem como limpar dessa forma, NEIPA por exemplo, não é a recirculação que vai mudar isso).

E por fim, sim, como você fará tudo em uma única panela (apesar de ser possível fazer lavagem com BIAB, mas não recomendo), você precisará de uma panela grande. Pra 20L algo em torne de 40 a 60 L.
 
Não, não e não. Sim só pra panela grande.

Brincadeiras a parte, muita desinformação nessa resposta.

Primeiro, a não ser que você só faça cervejas Imperial ou Barley Wine, pro seu tamanho de batelada o peso dos grãos ficará em torno de 5 kg. Além disso você ainda pode usar um mini guincho pra levantar o saco, caso prefira.

Segundo, sua eficiência será tão boa quanto a de alguém que faça sparge. Aliás, comprovadamente uma maior relação entre água e grãos favorece a extração de açúcares. A única coisa que você vai precisar cuidar é o pH da sacarificação.

Terceiro, recircular não é sinônimo de cerveja turva ou translúcida. Isso é relacionado a uma série de outros fatores. Na maioria dos casos você resolve turbidez com cold crash ou gelatina (e nos casos que não tem como limpar dessa forma, NEIPA por exemplo, não é a recirculação que vai mudar isso).

E por fim, sim, como você fará tudo em uma única panela (apesar de ser possível fazer lavagem com BIAB, mas não recomendo), você precisará de uma panela grande. Pra 20L algo em torne de 40 a 60 L.


Se voce coloca 5kg de malte e espera a absorção de 1L/kg, sim vc vai ter que levantar um saco de 10kg. Daí vai da força de cada um pra levantar isso tudo.

A eficiencia tende a ser mais baixa, principalmente em iniciantes que não vão ter um controle de pH durante a mostura, experiencias mostram que em algumas condições pode sr igual ok, mas nas maioria das situações não é.

Sobre o terceiro ponto, eu sei que não tem a ver 100%, mas vc ja viu cerveja de BIAB translucida? Eu sinceramente nunca consegui fazer se nao for drenando o mosto antes pra outro recipiente e depois jogando de volta após a retirada do bag, e isso não eh o BIAB, seria somente uma maneira diferente do método que quase todo mundo faz (utilizando o saco como barreira pra formação do leito). Se voce vai com turbidez da sacarificação, vai acabar com turbidez lá na frente. Se lá na frente tem como ela aparecer, é outra pergunta.

Fiz BIAB por um ano, sei como é o processo e não recomendo a não ser pra levas pequenas, coisa de 5 Litros... mais que isso seria necessário ajuda pra levantar o bag e vira encheção de saco.
 
Adorei a dor nas costas! rs

E tem algum problema em usar o saco simplesmente como barreira?

Imaginei fazer o processo do mesmo jeito que faço atualmente, mas usando o saco para facilitar a retirada dos grãos e partir pra fervura mais rapidamente!

Mesmo que não seja BIAB, pra mim já facilita um bucado!

Problema nenhum, inclusive se tiver mais uma panela pra esquentar a agua pode fazer como a maioria faz e lavar os grãos etc... na minah experiencia o unico problema é que o saco acaba "entupindo" a válvula ja que ele vai pra ela com o fluxo do mosto.
 
Hoje faço levas no esquema de 3 panelas, estou pensando em fazer levas menores, 5 ou 10 litros para testes e comecei a estudar o BIAB.

No meu esquema de 3 panelas, eu resfrio passando o mosto dentro do chiller imerso no gelo, tenho bons resultados nesse esquema, mas fazendo dentro de casa toda parafernalha fica inviável.

Qual o métodos vcs costumam utilizar no BIAB em apartamento?
 
Fiz 20 L de uma Belgian Blonde de 1,050 de densidade semana passada.

Foi extremamente simples de levantar o bag. Talvez realmente fique em torno de 8 a 10 kg mesmo e eu me equivoquei, mas repito, foi muito fácil levantar o bag.

Cerveja translúcida é completamente diferente de mosto translúcido. E sim, já vi diversas cervejas de BIAB tão limpas quanto uma comercial.

Repito, BIAB não tem nada a ver com cerveja limpa ou não. Isso vai depender das sua técnicas de clarificação se assim desejar.

Manter o pH da sacarificação não é um bicho de sete cabeças, se você tiver um pouquinho de vontade e pesquisar vai ver que pode ser tão simples quanto adicionar 2% de malte acidificado em cervejas claras.

E sobre a eficiência, não é que o experiências mostram que pode ser igual. O testes do Brau Kaiser mostraram que uma relação maior de água pra grãos (caso do single vessel) resulta em eficiência maior:

http://www.braukaiser.com/wiki/inde...ncy_in_single_infusion_mashing#Mash_thickness

"That leads to the conclusion that thinner mashes perform better and allow for better extraction of the grain. Briggs also reports that thinner mashes can convert more starch but that most of the conversion potential is reached at a water to grist ratio of 2.5 l/kg [Briggs, 2004]"

Esse mito de BIAB ser menos eficiente é coisa de quem não faz a sacarificação corretamente e coloca a culpa no método.
 
Hoje faço levas no esquema de 3 panelas, estou pensando em fazer levas menores, 5 ou 10 litros para testes e comecei a estudar o BIAB.

No meu esquema de 3 panelas, eu resfrio passando o mosto dentro do chiller imerso no gelo, tenho bons resultados nesse esquema, mas fazendo dentro de casa toda parafernalha fica inviável.

Qual o métodos vcs costumam utilizar no BIAB em apartamento?


Eu quando morei em AP fazia numa panela de 18 litros levas de até 9 litros dependendo da receita. Fazia o tradicional, esquentava a agua mergulhava o saco, agitava um pouco, terminava sacarificação começava a subir a temperatura e retirava o saco.
 
Sobre o terceiro ponto, eu sei que não tem a ver 100%, mas vc ja viu cerveja de BIAB translucida? Eu sinceramente nunca consegui fazer se nao for drenando o mosto antes pra outro recipiente e depois jogando de volta após a retirada do bag, e isso não eh o BIAB, seria somente uma maneira diferente do método que quase todo mundo faz (utilizando o saco como barreira pra formação do leito). Se voce vai com turbidez da sacarificação, vai acabar com turbidez lá na frente. Se lá na frente tem como ela aparecer, é outra pergunta.

Faço BIAB há mais ou menos 1 ano e meio agora e posso dizer que esse lance de turbidez final não tem nada a ver com o processo de brassagem. Eu mesmo passo praticamente todo o trub da minha panela pro balde fermentador e sempre tive cervejas límpidas. Tudo depende da sua fermentação, a levedura que está usando e cold crash. Eu uso gelatina também para facilitar a decantação, mas já fiz sem e consegui uma limpidez ótima também.

Em anexo, uma foto de minha American Wheat com Uvaia como prova do que estou falando.

Aconselho ler esse experimento do Brulosophy sobre trub e limpidez final

http://brulosophy.com/2014/06/02/the-great-trub-exbeeriment-results-are-in/
 

Attachments

  • 15622223_1195218707210034_2294286801525625302_n.jpg
    15622223_1195218707210034_2294286801525625302_n.jpg
    64.4 KB · Views: 142
Faço BIAB há mais ou menos 1 ano e meio agora e posso dizer que esse lance de turbidez final não tem nada a ver com o processo de brassagem. Eu mesmo passo praticamente todo o trub da minha panela pro balde fermentador e sempre tive cervejas límpidas. Tudo depende da sua fermentação, a levedura que está usando e cold crash. Eu uso gelatina também para facilitar a decantação, mas já fiz sem e consegui uma limpidez ótima também.

Em anexo, uma foto de minha American Wheat com Uvaia como prova do que estou falando.

Aconselho ler esse experimento do Brulosophy sobre trub e limpidez final

http://brulosophy.com/2014/06/02/the-great-trub-exbeeriment-results-are-in/


Ok, na minha experiencia eu tinha dificuldade de fazer o mosto terminar clarificado o bastante. Hj em dia não uso mais o sistema tb, talvez se drenasse o mosto antes de tirar o saco ficaria melhor, assim como recircular, procedimento que eu não fazia.

Do mais, pra quem é mais velho e faz sozinho, é pesado 10kg de malte quente, por isso não vejo grande vantagens pra quantidades grandes.
 
Hoje faço levas no esquema de 3 panelas, estou pensando em fazer levas menores, 5 ou 10 litros para testes e comecei a estudar o BIAB.

No meu esquema de 3 panelas, eu resfrio passando o mosto dentro do chiller imerso no gelo, tenho bons resultados nesse esquema, mas fazendo dentro de casa toda parafernalha fica inviável.

Qual o métodos vcs costumam utilizar no BIAB em apartamento?

Eu faço levas de 12L no meu apartamento, porém eu faço lavagem do saco em um balde com água a 73°C. Seria algo similar a um "batch sparge". Sei que dá um trabalho a mais, mas tem melhorado muito a eficiência, chegando aí a 70-72%, as vezes até 75%. E eu também pressiono o saco. Existe um mito de que você não deve pressionar para evitar a extração de taninos, mas já foi quebrado há tempos. Os taninos das cascas são extraídos pela temperatura alta durante a mostura (de 78°C pra cima), então estando abaixo disso não tem problema.
 
Hoje faço levas no esquema de 3 panelas, estou pensando em fazer levas menores, 5 ou 10 litros para testes e comecei a estudar o BIAB.

No meu esquema de 3 panelas, eu resfrio passando o mosto dentro do chiller imerso no gelo, tenho bons resultados nesse esquema, mas fazendo dentro de casa toda parafernalha fica inviável.

Qual o métodos vcs costumam utilizar no BIAB em apartamento?
Eu faço assim também. Resfrio com chiller de imersão primeiro com água da torneira e depois recirculação com água e gelo.

Coube tudo na dispensa, dentro da panela de 60L. Vai a panela, com um balde de 20 L dentro que por sua vez tem o chiller dentro. Em uma caixa separada guardo as mangueiras com engates rápidos e a bomba de submersão.

71b146b4aabee09cc2f3fb04a951fedb.jpg


Vou tentar subir o vídeo do resfriamento no YouTube e coloco aqui.
 
Faço BIAB é só ficam turvas as que agitam o fermento e pouco clarificadas a frio.
Esta ė uma ESB com 3 semanas de frio na garrafa (em pé).
3badf89743aa4a79f8a91c8fa01cb66f.jpg


Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
- (...)
- A panela em geral deve ser bem maior que o volume a produzir, já que você adiciona toda a agua no início da mosturação.
(...).

Também já li que deve-se acrescentar toda a água no começo, mas o Guenther mencionou uma vez que ele começa com a quantidade normal de água e depois completa a quantidade necessária para fervura: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=408934
 
Ok, na minha experiencia eu tinha dificuldade de fazer o mosto terminar clarificado o bastante. Hj em dia não uso mais o sistema tb, talvez se drenasse o mosto antes de tirar o saco ficaria melhor, assim como recircular, procedimento que eu não fazia.

Do mais, pra quem é mais velho e faz sozinho, é pesado 10kg de malte quente, por isso não vejo grande vantagens pra quantidades grandes.

marqueze, eu entendo seu ponto. Você chegou a considerar um pequeno guincho?
 
Também já li que deve-se acrescentar toda a água no começo, mas o Guenther mencionou uma vez que ele começa com a quantidade normal de água e depois completa a quantidade necessária para fervura: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=408934

É uma opção, mas você vai precisar de um tanto considerável a mais de malte pra poder chegar na gravidade desejada (comparando com o método em que você começa com todo o volume de água).
 
marqueze, eu entendo seu ponto. Você chegou a considerar um pequeno guincho?

Atualmente não uso mais o sistema... acharia muito trampo um guincho!!!
Hahahahaha

Usava somente quando tava na faculdade ai em Mga, agora tenho minha casa e posso aprontar como quiser.
 
Atualmente não uso mais o sistema... acharia muito trampo um guincho!!!
Hahahahaha

Usava somente quando tava na faculdade ai em Mga, agora tenho minha casa e posso aprontar como quiser.
De fato ter uma casa muda um pouco cenário. Bem provável que se não morasse em apartamento eu consideraria um sistema com mais de uma panela.

Mas ainda assim eu usaria um bag na sacarificação. Tecido de voil é sucesso, puxou, retirou o bagaço, enxaguou e já era.
 
Faço BIAB há mais ou menos 1 ano e meio agora e posso dizer que esse lance de turbidez final não tem nada a ver com o processo de brassagem. Eu mesmo passo praticamente todo o trub da minha panela pro balde fermentador e sempre tive cervejas límpidas. Tudo depende da sua fermentação, a levedura que está usando e cold crash. Eu uso gelatina também para facilitar a decantação, mas já fiz sem e consegui uma limpidez ótima também.

Em anexo, uma foto de minha American Wheat com Uvaia como prova do que estou falando.

Aconselho ler esse experimento do Brulosophy sobre trub e limpidez final

http://brulosophy.com/2014/06/02/the-great-trub-exbeeriment-results-are-in/
Parabéns!

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk
 
Certa vez improvisei espetos churrascos de aço inox bem higienizados colocados sobre a panela para descansar o bag e me auxiliou demais . Só faço desta maneira agora . Me trouxe conforto e praticidade para minhas levas de 20l , deixo escorrer até a última gota!
 
Prezados,

Tudo que me foi apresentado como ponto negativo do BIAB parece que já foi desmentido! rs (a dor nas costas ainda está em consideração, mas também dá pra driblar)

Estou tendencioso a testar, vou dar uma boa olhada no conteúdo que vocês postaram e arriscar!

Muito obrigado!

Abs!
 
O problema de 30 e 40l em BIAB remete a panelas de 60 a 80 l

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
Vantagens:
# Brassagem mais rápida;
# Menor quantidade de equipamentos (1 fogareiro, 1 panela, 1 termômetro, 1 colher e 1 bag);
# Menos processos (no sparge, no mash out);
# Menor esforço (erguer a bag de 10-15kg não é nada, pior é lavar 3 panelas!);
# Menor chance de falhas.

Desvantagens:
# Volumes acima de 20 litros anulam as vantagens citadas;
# Exige um maior autocontrole do cervejeiro, pois esse papo que a eficiência do BIAB é baixa e que a cerveja fica turva, vão te levar a tentação de incluir processos (recirculação, lavagem dos grãos e mash out) o que anula as vantagens do BIAB;
# Sensação que está "trapaceando".

Esse é o meu ponto de vista, o importante é você de fato avaliar na prática. Comece pelo BIAB e se não gostar mude para outro método, o único prejuízo será jogar a bag no lixo. E sugiro que combine o BIAB "true" com No chill e seja feliz.

" Eu sempre escolho uma pessoa preguiçosa para fazer um trabalho difícil. Porque ela encontrará uma forma fácil de fazê-lo." – Bill Gates

Enviado de meu SM-T560 usando Tapatalk
 
Ahhh esqueci de falar, você também nem precisa furar a panela! No entanto, para sua segurança, utilize um sifão ao transferir o mosto para o fermentador. Você não terá perda, não haverá volume morto!

Enviado de meu SM-T560 usando Tapatalk
 
# Exige um maior autocontrole do cervejeiro, pois esse papo que a eficiência do BIAB é baixa e que a cerveja fica turva, vão te levar a tentação de incluir processos (recirculação, lavagem dos grãos e mash out) o que anula as vantagens do BIAB;

Essa eu acho mais legal. Conheço muito cervejeiro experiente que jura de pé junto que é necessário fazer recirculação com BIAB... aí eu fico pensando: pô, na hora que levantar o bag pra escorrer, não desfaz todo o trabalho que o cara teve em recircular?
 
Essa eu acho mais legal. Conheço muito cervejeiro experiente que jura de pé junto que é necessário fazer recirculação com BIAB... aí eu fico pensando: pô, na hora que levantar o bag pra escorrer, não desfaz todo o trabalho que o cara teve em recircular?

Esse era meu ponto, mas tem gente que faz um "BIAB-falso", onde só usa o saco como se fosse bazooka ou fundo falso... dai da rpa recircular e tudo mais... tira o mosto pelo fundo, tira o saco e volta o mosto... mas dai já deu muito trampo, isso é pra quem quer economizar em panela ou ser masi prático em limpeza.
 
Essa eu acho mais legal. Conheço muito cervejeiro experiente que jura de pé junto que é necessário fazer recirculação com BIAB... aí eu fico pensando: pô, na hora que levantar o bag pra escorrer, não desfaz todo o trabalho que o cara teve em recircular?

Se fazem os processos de recirculação e lavagem vira simplesmente um single vessel, sendo o bag o elemento filtrante (substituindo o fundo falso ou basoka)

Eu noto sempre uma maior turbidez do mosto após a fervura e a formação de coldbreak meio disperso na palena após resfrirar... mas de qualquer forma iria decantar no fermentador e ainda pode ser usada em parte pela levedura
 
Aqui vai minha pergunta de iniciante: vocês acham que fazer recirculação no biab aumenta a eficiência?
Ou pelo menos melhora o controle da temperatura, uma vez que deixa mais homogênea a temperatura dentro do saco de grãos?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Aqui vai minha pergunta de iniciante: vocês acham que fazer recirculação no biab aumenta a eficiência?
Ou pelo menos melhora o controle da temperatura, uma vez que deixa mais homogênea a temperatura dentro do saco de grãos?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Não precisa melhorar controle de temperatura, pois não é necessário controlar a temperatura.

Sugiro: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=407203
e
http://www.homebrewtalk.com.br/showpost.php?p=5113372&postcount=5
 
Não precisa melhorar controle de temperatura, pois não é necessário controlar a temperatura.

Sugiro: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=407203
e
http://www.homebrewtalk.com.br/showpost.php?p=5113372&postcount=5

como estudante de engenharia de controle e automação é quase uma obrigação minha controlar a temperatura e na minha primeira brassagem fiz o esquema de atingir a strike temp. adicionar os grãos e deixar la o tempo da mostura sem ligar o fogão, a temperatura para mostura era 67º e depois de 60 minutos a temperatura estava em 62º o que me incomodou um pouco. eu não abri a panela em nenhum momento da mostura.
 
Se teu objetivo for usar teus conhecimentos em algo bacana como fazer cerveja, tudo bem. Manda ver no controle fino.

Agora se você estiver esperando algum resultado com relação a sacarificação em si eu recomendo a leitura dos tópicos indicados.
 
sim o objetivo é mais aprender mesmo, com relação a conversão sei que nem faz tanta diferença o controle fino da temperatura principalmente para os pequenos volumes que eu faço. Obrigado pelo toque, abraços.
 
como estudante de engenharia de controle e automação é quase uma obrigação minha controlar a temperatura e na minha primeira brassagem fiz o esquema de atingir a strike temp. adicionar os grãos e deixar la o tempo da mostura sem ligar o fogão, a temperatura para mostura era 67º e depois de 60 minutos a temperatura estava em 62º o que me incomodou um pouco. eu não abri a panela em nenhum momento da mostura.

A circulação aumenta sua eficiencia se sua solubilização do amido foi ineficaz, seja por moagem ou na hora de misturar.. nesse caso, ajuda um pouucoo comparado em deixar paradinho lá..

o bom da circulação é o processo de filtragem, limpando o mosto e levando uma carga menor de lipídeos que favorecem a oxidação pra breja

A questão é que a conversão não é linear conforme o tempo..em geral, é acelerada nas temp otimas e pH das enzimas.. o que leva ao fato:

A conversão atinge um pico lá pelos 30-40 minutos.. até 80% ou mais do amido vai estar convertido..

Da temperatura de strike até esse tempo, quantos graus baixou? no máximo um ou dois graus... o resto a b-amilase completa o serviço de bouas

abraços
 
bem esclarecedor Rodrigo, porém acredito que o efeito filtrante seja dispensável, já que a trama do bag filtra muito bem o mosto.
 
Last edited:
Back
Top