BIAB + PID + Painel de Controle

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

rafaelrick

Well-Known Member
Joined
Jun 10, 2013
Messages
265
Reaction score
43
Pessoal, estou fazendo o projeto pro meu equipamento. Tenho quase tudo já e pretendo começar a montar.

O equipamento é o seguinte: duas panelas de inox, sendo uma de 30x30cm (diâmetro e altura) e outra menor com 29x26cm, com o fundo todo perfurado.

Mas isso não vem ao caso agora. O que quero de vocês é comentários a respeito da caixa de controle que estou querendo fazer, principalmente quanto a instalação elétrica.

Segue abaixo o diagrama de como pensei em fazer:

Caixa Panela-Model.jpg

1-Plug Macho: vai ser o plug que ligarei na tomada (10A).
2-Disjuntor: pensei em colocar esse disjuntor por segurança. Alguma especificação de qual devo colocar?
3-Tomada: pensei em deixar uma tomada na caixa para, eventualmente, ligar alguma coisa. Ou até mesmo ligar a resistência da panela sem passar pelo PID.
4-Transformador: a bomba é 12V e penso em colocar um temporizador também de 12V, por isso preciso do transformador.
5-Temporizador: nada mais é do que um cronômetro com alarme. Bem simples, apenas para me avisar que já deu o tempo da parada.
6-Cooler: pensei em colocar um cooler atrás da caixa, para circular o ar de dentro e não aquecer muito. Será que é desnecessário?
7-Interruptor bomba: para ligar e desligar a bomba, pois não deve estar sempre ligada (fervura por exemplo).
8-Tomada bomba: como vou deixar a bomba fixada fora da caixa e em local removível (para lavar melhor, se necessário), pensei em deixar uma tomada para ligar e desligar a bomba.
9-PID+RELÉ: É um REX C-100 com relé de estado sólido, comprado da China.
10-Interruptor Resistência: caso eu queira, eventualmente, desligar a resistência mesmo com o PID acionando-a.
11-Tomada Resistência: tomada onde vou ligar a resistência que está acoplada na panela.

Os dois leds que penso em colocar é apenas para sinalizar que a caixa está ligada e que a bomba está energizada. Eu pensava também em colocar um led para a resistência (após o PID), mas o próprio PID já sinaliza se a resistência está energizada ou não.

As ligações eu pretendo soldá-las. O que acham? Posso soldar com estanho, com aqueles soldadores bem simples?

Espero o comentário de vocês para melhorar o sistema.

Depois vou postando aqui a montagem de tudo...

Abraço.

Rafael Rick
 
Algo que é super importante. Em uma tomada de 10A em 220v, vc vai poder ligar uma resistência de 2000w somente, e imagino que vai usar mais que isso.

Reveja a ligação do PID, Relê e Resistência. Vc não ligara em série dessa forma. Entre PID e Rele é 12~24v. E teu neutro vai direto até a resistência, não passa pelo PID. (da uma googlada que vc verá varios diagramas, aliás, aqui mesmo no forum tem)
Senti falta tb de ao menos um fusível 1A para proteger o PID.

Abraço
 
James, obrigado pelo seu comentário.

Sobre a ligação PID+Relé, eu simplifiquei neste diagrama mesmo. A ligação já está feita e funcionando (brassei neste fim de semana e o controlador funcionou muito bem). Utilizei um diagrama postado aqui no fórum.

Sobre o fusível, não entendo nada... Podes me dar mais informação?

Sobre a potência, eu vou utilizar: resistência de 2000W, bomba de 12W, cronômetro de 12W (no máximo), 2 ou 3 LEDs (potência insignificante, não?) e o PID (não tenho a menor ideia de quanto ele consome sozinho). Teoricamente eu poderia utilizar até 2200W em uma tomada de 10A, mas tu acha perigoso?

No meu apartamento é simples eu mandar trocar a fiação e a tomada, mas caso eu queira fazer cerveja em outro lugar, inviabiliza. O que achas?

Obrigado.
 
Cara, geralmente em qq ape tem uma tomada de 20 ampères na lavanderia...

E, se vc tem chuveiro elétrico, tem uma de 32a no banheiro pro chuveiro...

Se vc tiver na cozinha alguma torneira elétrica então, melhor ainda, podes usar essa tomada.

10a pra 2000w acho meio na tampa...
 
Buenas Rafael,

Também estou no mesmo processo, mas ainda escolhendo os materiais.

Tens como me passar onde tu comprastes as panelas de inox e o valor que tu pagou?

Podemos ir trocando figurinha, quanto a configuração das máquinas....kkkk

Eu quero fazer uma tipo clone na Braumeister. Estou pesquisando bastante sobre as bombas. Ainda não cheguei a definir o que utilizar.

Abraço!
 
Então Sei bem, mandei fazer minhas panelas num cara aqui em Itajai que trabalha com inox. São panelas bem simples. Paguei uns 400 pilas...

A bomba comprei uma xingling, q por enquanto está dando conta do recado.. Paguei uns 40 pilas..

Hoje comprei os interruptores, leds, fios e potenciômetro pra bomba...

Pretendo mexer nisso no fim de semana. :)
 
Show Rafael!
Já morei aí em Itajai, na Rua Brusque, muita coincidência. Mas voltei ao RS já fazem uns 25 anos.

Buenas, mas o assunto é beer. Cara achei bom o preço das panelas. Será que o cara faz para mandar para o RS??? Estou olhando uma da china, que para resistência acho que pode funcionar. Meu projeto é bem parecido com o teu. Só achei realmente muito "apertadas" as tuas panelas, tem quantos centímetros entre uma e outra?
Bom, qualquer coisa que precisar estamos aí, abraço!
 
Seibel, eu morava até pouco tempo em a transversal da rua Brusque... relativamente perto do Hotel Vitória...

Nunca mais conversei com o cara que fez a panela pra mim... isso já faz mais de um ano... mas vou passar por lá pra perguntar..

Entre as panelas eu optei por deixar o menor espaço possível mesmo. Não tem nem meio centímetro.. a idéia é ter a menor quantidade de líquido possível sem estar em contato com os grãos..

Fim de semana trabalharei no painel de controle e vou postando aqui os resultados..

Abraço.
 
Ta ficando massa hein? Bem melhor que o meu painel...

Fizesse de madeira?
 
Fiz com MDF. Uma marcenaria cortou uns pedaços pra mim, eu montei e plastifiquei com papel contact.

A marcenaria cortou um pedaço de 3xc (o tampo), um de 15x35 com um furo de 12x20 centralizado (a frente), um de 15x35 (o fundo) e dois de 15x32 (as lateraia). Me cobraram 40 pilas....

Pra fixar as coisas eu peguei um pedaço de fundo de gaveta.. tinha uns móveis na calçada e eu peguei... hehe

O contact eu paguei 5 pilas (preto e amarelo).

Estou fazendo as ligações.. Depois posto aqui..
 
Back
Top