BIAB para até 30 litros, falta terminar

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

juliamoron

Member
Joined
May 13, 2019
Messages
9
Reaction score
4
Location
Curitiba
E ai pessoal, resolvi postar meu equipamento, me ignorem atras de uma foto.
Mas é um BIAB com panela de 60 litros onde consigo fazer sem problemas 30 litros, mas já fiz 40.
Consigo fazer duas receitas de 20 em um dia só, contando em lavar as coisas para poder reutilizar.

Queria só uma dica do pessoal, eu ergo o saco com uma roldana no teto, fita catraca e fica preso na parede, mas queria deixar tudo isso preso na própria mesa, alguma dica?
A mesa fiz com caibros, falta só erguer uma estrutura, fixar uma ou duas roldanas e fixar a fita catraca na própria mesa, não posso deixar a roldana no teto e fixar a fita na própria mesa pois corre o risco de virar. Já na própria mesa é mais dificil pois uma força anula a outra.

Tenho mais dois baldes fermentadores de 30 litros e uma bombona de 60 litros.

Fotos ruins, não fui eu que tirei
 

Attachments

  • WhatsApp Image 2021-03-10 at 09.12.23.jpeg
    WhatsApp Image 2021-03-10 at 09.12.23.jpeg
    31.9 KB · Views: 102
  • WhatsApp Image 2021-03-10 at 09.09.35.jpeg
    WhatsApp Image 2021-03-10 at 09.09.35.jpeg
    30 KB · Views: 107
Penso em montar uma estrutura com guincho para içamento do cesto de minha single vessel... mas nunca tinha pensado em madeira.... penso não ser boa idéia...
Minha idéia é tipo do Wellington Assis mesmo.... mas com guincho manual.... mais simples, mas mantendo a segurança.
 
Acima de 30 litros eu recomendo fazer em duas panelas. Não vale investir em uma estrutura para suspender do cesto.

Eu tenho apenas duas panelas, uma de 45 L, onde realizo a mostura (hoje com um cesto inox), faço o máximo suportado para ela, que é adicionar 12kg~13kg de malte em 35~38 L de água, com recirculação constante. Assim que a mostura termina, faço a transferência para a panela de fervura, com a bomba da recirculação mesmo, em seguida realizo a lavagem dos grãos. Tudo com o mínimo de esforço, bagunça e sujeira.

Consigo fazer 3 levas em apenas um dia (cerca de 8 horas de trabalho), pois ao passar a primeira para a fervura, já posso começar a fazer a mostura da outra leva na panela de 45 L, poupando um tempo enorme, e assim segue o ciclo até o fim do processo.

O que você pode fazer assim que terminar a mostura é usar os baldes para passar o mosto, limpar a panela, e voltar o mosto para a mesma, afim de passar para a fervura. Desta forma você pode ganhar um pouco mais de eficiência com a lavagem dos grãos.
 
Então, para puxar a estrutura para cima penso em metal talvez, a madeira são caibros, grossos, aguentam o tranco. Porém para ir para cima não sei, a mesa sei que aguenta que já subi pulei, deixei a panela com água até a boca um tempão.
Só queria tirar da parede e teto as coisas para se quiser fazer em outro local em dias quentes ou umidos.
 
Back
Top