BIAB - Dúvidas acerca de recirculação.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

marciowinter

Member
Joined
Sep 14, 2015
Messages
19
Reaction score
3
Boa tarde,

Vou fazer minha primeira brassagem neste final de semana e eu tenho algumas dúvidas em relação ao BIAB.

Considerando que o próprio voal é um filtro, é necessária a recirculação do mosto para gerar a tão famosa "cama de grãos"?
 
A recirculação é feita para clarificar a cerveja, se você não fizer provavelmente vai acabar com uma cerveja mais turva. Tem gente que gosta, tem gente que não liga e tem gente que não gosta, vai do freguês! rs

Enfim, eu uso grain bag e recirculo. Depois da mostura eu levanto o saco de grãos e mantenho acima do mosto usando uma cesta de fritura tamanho família, desse jeito o grain bag fica quieto e não corro o risco da sujeira que fica retida nos grãos cair na panela novamente. Tem gente que usa escorredor de macarrão, enfim, tem que ser algo que fique parado sobre a panela e que não deixe os grãos encostarem no mosto! rs

Muito se fala sobre o uso de grain bag, eu resolvi testar de teimoso mesmo e gostei. Diferente do que muita gente diz, eu não perdi eficiência e a cerveja não está ficando turva.

Pontos que eu achei ultra positivos:
1- Basta uma panela (a água de lavagem eu esquento em panelas de cozinha mesmo)
2- Não perco mosto para os grãos. Quando eu fazia sem o grain bag sempre reparei que os grãos estavam encharcados ao tirar da panela, devia perder mais de 1 litro facilmente. Usando o grain bag dá pra deixar lá escorrendo até a última gota! rs

Divirta-se! rs
 
A recirculação é feita para clarificar a cerveja, se você não fizer provavelmente vai acabar com uma cerveja mais turva. Tem gente que gosta, tem gente que não liga e tem gente que não gosta, vai do freguês! rs

Enfim, eu uso grain bag e recirculo. Depois da mostura eu levanto o saco de grãos e mantenho acima do mosto usando uma cesta de fritura tamanho família, desse jeito o grain bag fica quieto e não corro o risco da sujeira que fica retida nos grãos cair na panela novamente. Tem gente que usa escorredor de macarrão, enfim, tem que ser algo que fique parado sobre a panela e que não deixe os grãos encostarem no mosto! rs

Muito se fala sobre o uso de grain bag, eu resolvi testar de teimoso mesmo e gostei. Diferente do que muita gente diz, eu não perdi eficiência e a cerveja não está ficando turva.

Pontos que eu achei ultra positivos:
1- Basta uma panela (a água de lavagem eu esquento em panelas de cozinha mesmo)
2- Não perco mosto para os grãos. Quando eu fazia sem o grain bag sempre reparei que os grãos estavam encharcados ao tirar da panela, devia perder mais de 1 litro facilmente. Usando o grain bag dá pra deixar lá escorrendo até a última gota! rs

Divirta-se! rs

Pois é! Minha idéia é fazer uma Weizen, coisa simples, apenas dois tipos de grãos e sem muita frescura, mais pra aprender mesmo. Acredito que se ficar um pouco turvo não vou ter muitos problemas.
 
Pois é! Minha idéia é fazer uma Weizen, coisa simples, apenas dois tipos de grãos e sem muita frescura, mais pra aprender mesmo. Acredito que se ficar um pouco turvo não vou ter muitos problemas.
Weizen com grain bag é tudo de bom, não tem bazuca pro trigo entupir! rs

Eu fiz a Weizen do Sinnatrah usando grain bag e ficou translúcida, até achei estranho... tá fora do estilo, mas ficou muito boa!

Flw!
 
Sendo o "chato", se é BIAB, não se recircula.

Sacarifica-se, retira o bag, escorre se quiser e segue o baile.

Se você recircula, tu só trocou a bazuca ou o fundo falso pelo bag.

Se você recircula e depois tira o bag com a panela cheia de mosto, tu vais acabar sujando o mosto com tudo o que ficou retido nos grãos. então para resolver isto acaba-se voltando ao esquema de 2 ou 3 panelas, o que tecnicamente não é BIAB.

Particularmente não me prendo muito a turbidez ou não da cerveja.
 
Sendo o "chato", se é BIAB, não se recircula.

Sacarifica-se, retira o bag, escorre se quiser e segue o baile.

Se você recircula, tu só trocou a bazuca ou o fundo falso pelo bag.

Se você recircula e depois tira o bag com a panela cheia de mosto, tu vais acabar sujando o mosto com tudo o que ficou retido nos grãos. então para resolver isto acaba-se voltando ao esquema de 2 ou 3 panelas, o que tecnicamente não é BIAB.

Particularmente não me prendo muito a turbidez ou não da cerveja.

Jean, concordo com tudo que falou! rs

Eu sempre me policio para escrever "grain bag" e não "BIAB". O primeiro é apenas um acessório, o segundo é um processo diferente que utiliza o tal acessório.

Se você recircula e depois tira o bag com a panela cheia de mosto, tu vais acabar sujando o mosto com tudo o que ficou retido nos grãos. então para resolver isto acaba-se voltando ao esquema de 2 ou 3 panelas, o que tecnicamente não é BIAB.

Para resolver essa questão eu comprei o tal cesto de fritura tamanho família, mas um escorredor de macarrão grande também resolve. A ideia é recircular com os grãos em suspensão e quietos no cesto justamente para depois não revolver a cama de grãos e jogar toda a sujeira de volta no mosto!
Tem funcionado legal!

Flw!
 
Eu faço BIAB ja tem 1 ano, nunca recirculei nada. O maximo que eu faço é uma lavagem do saco de grãos.
Terminada a mostura, eu tiro o saco, apoio num escorredor de macarrão e jogo agua quente (80 graus) por cima, pra tentar extrair mais um pouco de açucar. Enquanto vou lavando, ja vou aquecendo a panela embaixo pra fervura.
Até agora, minha eficiência tem ficado em torno de 70 a 73% e minha cerveja não fica turva. Fiz uma blonde ontem que foi pro fermentador praticamente cristalina.
:mug:
 
Eu recirculo as minhas levas. Minha primeira cerveja ficou extremamente turva sem recircular então comecei a realizar o processo e tenho levas bastante cristalinas. Infelizmente não consegui chegar nesse resultado de filtragem que o BIAB oferece. rs
 
Eu acho que recircular um pouco não faz mal nenhum! rs... Ainda não tentei sem e venho conseguindo cervejas bem cristalinas!

Mas tem outros pontos no processo inteiro que podemos clarificar, na geladeira é baixando bem a temperatura é um jeito que reparo que funciona muito bem e também tem gente que usa gelatina!

Eu acho que grain bag vale muito a pena pra levas de até 20 litros, mas existem uns "poréns"... hoje fiz uma Bock sozinho, sem ajuda da minha esposa, o duro é que foram 6.5kg de malte, quando estão molhados não tenho nem ideia de quanto pesa, pra levantar aquele saco cheio de grãos molhados com um braço só e colocar o cesto de fritura embaixo não foi nada legal! rs fiz a maior meleca no fogão! kkk

Flw!
 
Geralmente, a "regra" é 1 litro de água por kg de grão, que absorve. Então seus 6,5kg de malte, viram algo em torno de 13kg. É um pouco pesado e dependendo da altura do balcão, o ombro sofre pra levantar.
Quanto a clarificar, eu uso a geladeira pra isso, deixo a 3 graus por uma semana e a cerveja fica bem limpa. Depois na garrafa ela fica cristalina e o sedimento acumula um pouquinho no fundo, mas nada que vá atrapalhar.
:mug:
 
Isso é um mito bem recorrente: mosto cristalino = cerveja cristalina.

Recircular no BIAB com o intuito de obter cerveja mais clara é perda de tempo.

Obviamente que você precisa realizar o lautering (separar os grãos do líquido), mas um bag feito de voil já resolve essa questão perfeitamente.

Os principais fatores para se obter uma cerveja limpa são:

- tipo de levedura utilizada (algumas cepas são notáveis pela baixa floculação mesmo); e
- técnicas de clarificação pós fermentação, como o uso de agentes (gelatina, por exemplo), filtração ou cold crash (baixar para temperaturas próximas a 0°C rapidamente).

Outro fator bastante comentado ultimamente é biotransformação por adição de lúpulo, por exemplo, durante a fermentação.

Agora, isso quer dizer que recircular no BIAB não serve pra nada? Não é bem assim. Quem faz BIAB sabe que por moermos bem fino (e também quando usamos adjuntos) é comum a formação de dough balls (aquelas pelotas de malte moído). Por isso é importante mexer o mosto a cada 15-20 minutos pra obter uma conversão bacana (eficiência).

Recircular nesse caso poupa esse esforço manual e garante uma boa eficiência.
 
Cara, eu faço com BIAB e não faço recirculação. Para mim tem dois caminhos para clarificar.

1: Whirlfloc
2: A poderosa Gelatina.

Postei uma foto.
Sem Whirlfloc e sem recirculação.
Só gelatina.
É um Kolsh
 

Attachments

  • IMG_20170421_232655.jpg
    IMG_20170421_232655.jpg
    138.3 KB · Views: 169
Também faço BIAB é não recirculo.
Esta Pale Ale ficou a -1.5°C por 3~4 dias.
Sem whirlfloc nem gelatina.
91566833609de152e0a2d3d54494bc97.jpg


Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 

Latest posts

Back
Top