Berliner Weisse, ou Sour Beers em geral...

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Cupe79

Well-Known Member
Joined
Jun 12, 2015
Messages
147
Reaction score
32
Bom, resolvi abrir um tópico para tentar sanar algumas dúvida com o pessoal mais experiente.
Estou querendo fazer uma Berliner Weisse e estou dando uma pesquisada nas opções de brassagens e não quero usar Brett.
Até uns dias atrás estava decido a usar Lactobacilos pra chegar no perfil que eu queria, porém vi que algumas pessoas usam Acido Lático pra baixar o PH da água. Pelo que vi, o próximo do estilo seria algo em torno de 3,6...
Pergunta:
É possível usar Ácido Latico, na fermentação por exemplo, pra deixar a cerveja acida? Alguém já usou? Recomendações de quantidade?

Abraços!
 
Bom, resolvi abrir um tópico para tentar sanar algumas dúvida com o pessoal mais experiente.
Estou querendo fazer uma Berliner Weisse e estou dando uma pesquisada nas opções de brassagens e não quero usar Brett.
Até uns dias atrás estava decido a usar Lactobacilos pra chegar no perfil que eu queria, porém vi que algumas pessoas usam Acido Lático pra baixar o PH da água. Pelo que vi, o próximo do estilo seria algo em torno de 3,6...
Pergunta:
É possível usar Ácido Latico, na fermentação por exemplo, pra deixar a cerveja acida? Alguém já usou? Recomendações de quantidade?

Abraços!

É possível usar antes e depois da fermentação... mas antes dela vc vai fazer a levedura sofrer desnecessariamente.

A acidez é talvez o ponto mais importante, mas não é o único de uma fermentação lática, então lembre-se que fazendo isso, vc não terá todos os aromas e sabores de uma sour fermentada com lactobacillus.

Como nunca usei, não sei dar diretrizes de quantidades, mas como a cerveja estaria pronta, vc pode ir colocando e testando até atingir o nível de acidez desejada.

Abraço
 
Então, @Tiago, eu estou pensando em usar Lacotbacilos de iogurte mesmo(minha prima faz em casa e tem uns 5 tipos) antes de inocular o fermento, apenas com uma fervura de 1hr e sem adição de lúpulo... Alguns dias depois ai sim, quando chegasse no PH de 3,6 +/- iria fazer outra fervura, colocar lupulo e dai sim o fermento...
O foda é que não sei a quantidade de lactobacilos colocar. Por isso pensei em fazer um teste acrescentando acido latico pronto, direto no mostro...
Vou acabar fazendo um BIAB pequeno pra fazer os testes mesmo...
 
Galera, sobre o assunto, tive umanaula super-bacana com o Junqueira da Morada sobre sours. Depois de fazer mais pesquisa sobre o assunto, recomendo o site "milk the funk" - tem muita info sobre os métodos sour mash e kettle mash que penso são os melhores para atingir a acidez pretendida, alem de explicar de forma bem pratica como fazer. O grupo deles no facebook é dos mais participados e aprende-se em cada mensagem nova.

Enviado do meu A0001 através de Tapatalk
 
Back
Top