Belgian Pale Ale

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

ferorsan

Well-Known Member
Joined
May 19, 2015
Messages
200
Reaction score
68
Oi Galera tudo bem?
Gostaria de opniões nesta receita aqui:
Tô pensando na minha próxima brassagem, pensei em uma Belgian Pale Ale.
Segue a receita da danada:

4 kg Belgian - Pale Ale 38 3.4 80%
0.3 kg Belgian - Munich 38 6 6%
0.7 kg Belgian - Biscuit 35 23 14%

20 g Styrian Goldings Pellet 5.5 Boil 60 min 12.8
20 g Styrian Goldings Pellet 5.5 Boil 20 min 7.75

Agora a cepa que é dúvida... T58 já usei e gostei.
Mas tem o M27 da mangrove.. achei meio alto só as temperaturas.. 26 a 32 graus não é meio alto não?
http://loja.lamasbrewshop.com.br/fermento-belgian-ale-mangrove-jacks-m27.html

Alguem já utilizou o M27?
 
Oi Galera tudo bem?
Gostaria de opniões nesta receita aqui:
Tô pensando na minha próxima brassagem, pensei em uma Belgian Pale Ale.
Segue a receita da danada:

4 kg Belgian - Pale Ale 38 3.4 80%
0.3 kg Belgian - Munich 38 6 6%
0.7 kg Belgian - Biscuit 35 23 14%

20 g Styrian Goldings Pellet 5.5 Boil 60 min 12.8
20 g Styrian Goldings Pellet 5.5 Boil 20 min 7.75

Agora a cepa que é dúvida... T58 já usei e gostei.
Mas tem o M27 da mangrove.. achei meio alto só as temperaturas.. 26 a 32 graus não é meio alto não?
http://loja.lamasbrewshop.com.br/fermento-belgian-ale-mangrove-jacks-m27.html

Alguem já utilizou o M27?

Sou novo aqui no forum, estou na mesma dúvida que você, você acabou fazendo essa receita, e se sim, qual foi o fermento que você usou? Um abraço
 
Sou novo aqui no forum, estou na mesma dúvida que você, você acabou fazendo essa receita, e se sim, qual foi o fermento que você usou? Um abraço
Não sou quem abriu o post, mas já fiz uma Belgian Pale Ale de muito sucesso usando o T-58. Pode usar sem medo. Pode usar rampa única em 68 e fermentar a 18graus.

Enviado do meu Asus Zenphone2
 
Estou com uma BPA fermentando nesse momento, utilizei o M47 da mangrove.

A faixa de temperatura dele é de 18 a 25 graus.
 
Não sou quem abriu o post, mas já fiz uma Belgian Pale Ale de muito sucesso usando o T-58. Pode usar sem medo. Pode usar rampa única em 68 e fermentar a 18graus.

Enviado do meu Asus Zenphone2

Fiz o mesmo para uma BPA. Mas minha primária foi a 17° e secundária a 23. Abri ontem uma bem verde (10 dias de carbonatação), só para ver como estava e gostei.

M27 nunca usei.
 
Já usei o M27 em duas situação diferentes: fermentado segundo as orientações do fabricante (21 a 26ºC) e também usei numa fermentação à tamperaturas mais baixas (18 a 20ºC).
Na primeira não gostei da cerveja: esterificou demais! o frutado levou muito tempo para melhorar e ela ficou extremamente seca já que a atenuação foi de mais de 90%. Não recomendo essa temperatura.
A outra ficou bem melhor, mais suave e equilibrada, mas também levou muito tempo para maturar.
Nos dois casos a cerveja ficou boa com alguns meses de guarda, por isso não usei mais o M27. Não achei que vale a pena, a não ser que você esteja sem nenhuma pressa...inclusive essa levedura saiu de linha.
Nas minhas últimas levas usei leveduras líquidas da Artisan e fiquei muito satisfeito com o resultado. A cerveja estabilizou com poucas semanas e os resultados ficaram bem melhores
 
m27 é muito atenuativo pra uma pale ale belga ao meu ver. Já usei ele, gostei do perfil após um tempinho de maturação (conforme o amigo acima mencionou), mas se bobear ele fermenta até as paredes do fermentador. Usaria ele só para cervejas que quisesse que ficassem extremamente secas, a que fiz baixou até 1.002 ou 1.001...

acredito que ela não foi descontinuada não, deve ter sido só o nome que alterou (da mesma forma que o M79, que pelo que li, virou o liberty bell)
 
Já usei o M27 em duas situação diferentes: fermentado segundo as orientações do fabricante (21 a 26ºC) e também usei numa fermentação à tamperaturas mais baixas (18 a 20ºC).
Na primeira não gostei da cerveja: esterificou demais! o frutado levou muito tempo para melhorar e ela ficou extremamente seca já que a atenuação foi de mais de 90%. Não recomendo essa temperatura.
A outra ficou bem melhor, mais suave e equilibrada, mas também levou muito tempo para maturar.
Nos dois casos a cerveja ficou boa com alguns meses de guarda, por isso não usei mais o M27. Não achei que vale a pena, a não ser que você esteja sem nenhuma pressa...inclusive essa levedura saiu de linha.
Nas minhas últimas levas usei leveduras líquidas da Artisan e fiquei muito satisfeito com o resultado. A cerveja estabilizou com poucas semanas e os resultados ficaram bem melhores

Aonde você comprou o fermento da artisan?
 
Comprei direto com eles. Eles tem uma página no facebook, por lá você consegue entrar em contato.
Fiquei muito satisfeito com as leveduras...
 
No meu entender, EU não acho tb muito indicado o M27 para BPA, mas para Saison eu acho válido...e ele realmente demora atéééé chegar no ponto desejado!
 
Comprei direto com eles. Eles tem uma página no facebook, por lá você consegue entrar em contato.
Fiquei muito satisfeito com as leveduras...

Acho que eles são de Brasília. Pelo menos me falaram que tem como pegar direto aqui. Mas estava curioso mesmo era saber como vc comprou/ficou sabendo rs rs.

Nunca comprei ainda, mas um amigo me falou bem. Até hoje só usei fermentos secos, mas pretendo experimentar um líquido da artisan em breve.
 
Back
Top