Belgian Blonde com Safbrew Abbaye - Dúvidas

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

xykomarcal

Well-Known Member
Joined
Nov 4, 2015
Messages
140
Reaction score
60
Caros amigos, fiz um lote de 30l de uma Belgian Blonde, onde estava programado (Beersmith) uma OG-1,069 e FG-1,016 com ABV=7%. Contudo a brassagem foi muito eficiente e como resultado obtivemos uma OG=1,072. Após resfriamento, o mosto foi inoculado à temperatura ambiente (estava quente +- 28oC) com Safbrew Abbaye e colocado na geladeira, onde ficou por 5dias a 18oC. O Airlock começou furioso e parou de borbulhar no quarto dia. Desde o início, sentimos tb um cheiro de banana muito forte. A partir do 5o dia subi a temperatura 1o por dia e pretendo chegar até 24o antes de fazer o cold crash para engarrafar. Contudo ao começar a medir a atenuação obtive uma gravidade de 1,009 o que daria um ABV de 8,5%. O sabor é bastante alcoólico.
Pergunto:
Vale a pena esperar e maturar mais para melhorar o sabor o é melhor envasar e deixar maturar na garrafa?
A maturação tende a melhorar os off-flavors como diacetil, etc. Mas tb melhora o sabor alcoólico?
 
Melhora sim, mas dependendo da intensidade pode levar bastante tempo pra ficar agradável. Eu maturaria na garrafa e abriria uma garrafa de vez em quando pra acompanhar.
 
Caros amigos, fiz um lote de 30l de uma Belgian Blonde, onde estava programado (Beersmith) uma OG-1,069 e FG-1,016 com ABV=7%. Contudo a brassagem foi muito eficiente e como resultado obtivemos uma OG=1,072. Após resfriamento, o mosto foi inoculado à temperatura ambiente (estava quente +- 28oC) com Safbrew Abbaye e colocado na geladeira, onde ficou por 5dias a 18oC. O Airlock começou furioso e parou de borbulhar no quarto dia. Desde o início, sentimos tb um cheiro de banana muito forte. A partir do 5o dia subi a temperatura 1o por dia e pretendo chegar até 24o antes de fazer o cold crash para engarrafar. Contudo ao começar a medir a atenuação obtive uma gravidade de 1,009 o que daria um ABV de 8,5%. O sabor é bastante alcoólico.
Pergunto:
Vale a pena esperar e maturar mais para melhorar o sabor o é melhor envasar e deixar maturar na garrafa?
A maturação tende a melhorar os off-flavors como diacetil, etc. Mas tb melhora o sabor alcoólico?
Cara, espere. Avalie o sabor e aroma da cerveja só depois de engarrafada e carbonatada.

Por isso que no tópico fixo da área de iniciantes eu recomendo isso, ou seja, não fique se preocupando com gosto/aroma ruim durante o processo.... não adianta em nada, e muitas vezes faz cervejeiros tomarem ações pra corrigir um problema que........ não existe. :)

O gosto e aroma da cerveja pode mudar DRASTICAMENTE em poucos dias e depois do período de engarrafamento, envase, carbonatação, clarificação.

Resumindo, não faça nada. Envase, carbonate, e tenha paciência. :)

Abraço,
 
Quem sabe, sabe.
Duas semanas engarrafada e um sabor fantástico. Acredito que com mais um tempinho, ficará melhor ainda. Só não sei de ela durará tanto. Talvez eu até "esconda" uma meia dúzia de garrafas para ir provando com o tempo, só para observar e aprender. Se eu pudesse colocar um defeito, além de bastante alcoólica (maior que o programado), ficou com bastante corpo, mas isso talvez tenha acontecido pela alta temperatura de brassagem. Porém, é uma Belgian, Manneken Pis deve deve usado meu fermentador.
Vivendo e aprendendo...... Valeu caros amigos!!
 
Só uma pergunta: você falou que ela teve uma fg de 1009 e que a cerveja ficou muito encorpada? Isso é possível?
Penso eu que o corpo tenha a ver com a densidade e textura da cerveja. Alguém pode ajudar?

Abraços,

Fábio
 
Caro Fabio,

Não sei se estou certo, mas para mim, a FG tem a ver com a atenuação de açúcares fermentáveis e isso é refletido no teor alcoólico da cerveja.

Já encorpado para mim, é uma avaliação puramente sensorial que temos ao beber. Ou seja, uma cerveja encorpada seria aquela que te dá a sensação de preenchimento, mais licorosa, aveludada. Enfim, parece mais densa, provavelmente com uma carga maior de açúcares não fermentados e proteínas residuais. Não sei nem se tem jeito de medir isso.

Nesta receita em particular existe além do corpo uma certa doçura sutil no final, mas isso acredito que tenha sido pelos tipos de maltes escolhidos e por desequilíbrio no planejamento entre a OG e amargor (que foi programado para o mínimo do estilo).
Ainda vou repetir esta cerveja, mas com uma temperatura de brassagem menor (para ficar mais seca e menos encorpada) e mais lupulada para equilibrar a doçura.

Por outro lado, já estou programando uma Sweet Stout com essa condução de brassagem/amargor para ficar mais doce, afinal a patroa também tem vez, afinal ela que ajuda a limpar a brincadeira no final.

Abrçs
 

Attachments

  • blondemais1.jpg
    blondemais1.jpg
    47 KB · Views: 96
Opa!

Então, para mim fg baixa a cerveja será mais seca, fg alta, mais encorpada. Além é claro de outros aspectos.

Nas cervejas que fiz e ficaram com fg de 1009, 1012 achei as secas. Fg 1018, 1020, um dulcor maior e mais encorpadas, licorosa.
Pessoal mais experiente pode opinar melhor.

Abraços

Fabio
 
FG indica açúcares residuais.. sejam eles fermentáveis ou não. Ambos aumentam o corpo.

No entanto, praticamente só os açúcares fermentáveis é que aumentam o dulçor, as dextrinas praticamente não são doces.

Ou seja, FG algo quase sempre vai indicar uma cerveja encorpada... não necessariamente doce.

Abraço,
 
Para aumentar o corpo, aumente a temperatura da mosturação na fase de conversão. Quanto mais próximo a 70 graus, mais encorpada ela vai ficar!
 
Back
Top