Beersmith - Volume tina de mostura

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Monks

Well-Known Member
Joined
Oct 17, 2016
Messages
66
Reaction score
4
Tudo bem, pessoal? Estou começando a fazer cerveja, portanto, ainda tenho muitas dúvidas. Uma delas é com relação à configuração de equipamento no Beersmith, no espaço "Volume Tina de Mostura". Eu uso uma panela para a mostura e outra para a fervura. Fuçando no programa, parece que nesse campo eu preciso colocar o volume da panela de fervura, ou estou errado? Pergunto porque minha panela de mostura tem 38l e a de fervura tem 45l. Quando passo uma receita para um lote de 40 litros, o programa sempre me diz que o tamanho do meu equipamento não é suficiente para o lote. Desculpem a dúvida idiota, mas se eu não perguntar, não vou aprender. Abraço.
 
Monks, apanhei muito até entender o BS tambem... Volume da panela de mostura é o volume da panela com fundo falso. Inclusive nao esquece de informar o Tun Deadspace que é o volume que fica na panela abaixo do filtro. Deve dar na tua panela uns 3 lt.
Ele deve estar indicando que nao tem espaço pois o volume total de graos mais agua necessaria passa dos 40 lt (nao esquece que precisa de 1lt de agua por kg de malte, alem da agua do mosto que segue pra fervura...)


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Boa tarde amigo!
E se a tua panela de fervura tem volume de 45 litros, tu vais conseguir ferver uns 36 litros ou pouco mais ( mais do que isto, vai levantar fervura e extravasar - Boil-over: O mosto jorra para fora da panela ). Isso vai dar um rendimento final, engarrafado de 27litros a 28litros
. Nesse teu equipamento, aprox. 5 a 7 kg de malte para 20litros de água na mosturação e 20 litros na lavagem. É o limite.!!!
 
Valeu pela ajuda, gurizada. Pô, achei que comprando um kit pra fabricar 40 litros, eu teria os 40 litros reais... Santa ingenuidade, hehehe. Valeu!!
 
Tudo bem, pessoal? Estou começando a fazer cerveja, portanto, ainda tenho muitas dúvidas. Uma delas é com relação à configuração de equipamento no Beersmith, no espaço "Volume Tina de Mostura". Eu uso uma panela para a mostura e outra para a fervura. Fuçando no programa, parece que nesse campo eu preciso colocar o volume da panela de fervura, ou estou errado? Pergunto porque minha panela de mostura tem 38l e a de fervura tem 45l. Quando passo uma receita para um lote de 40 litros, o programa sempre me diz que o tamanho do meu equipamento não é suficiente para o lote. Desculpem a dúvida idiota, mas se eu não perguntar, não vou aprender. Abraço.

Tina de mostura é onde você faz o mosto, portanto é sua panela com o filtro bazooka ou fundo falso...
 
Tina de mostura é onde você faz o mosto, portanto é sua panela com o filtro bazooka ou fundo falso...

Pois sim, eu sei disso :D
Acontece que como não fechava o volume de água, eu achei que, de repente, o BS considerasse todo o processo feito somente com uma panela.
 
Valeu pela ajuda, gurizada. Pô, achei que comprando um kit pra fabricar 40 litros, eu teria os 40 litros reais... Santa ingenuidade, hehehe. Valeu!!



Cuida também com o volume do fermentador. Se por exemplo tu tem um fermentador de 30L, programe-se para receitas de uns 25L finais. Tem que deixar um espaço livre nele, senão vai dar uma meleca das boas [emoji3]


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Beleza!! Valeu a dica.
Meus fermentadores são de 22 litros, sendo 20 utilizáveis, segundo o fabricante (Cerveja da Casa, de Canoas/RS).
 
Beleza!! Valeu a dica.
Meus fermentadores são de 22 litros, sendo 20 utilizáveis, segundo o fabricante (Cerveja da Casa, de Canoas/RS).


Eu usava esses fermentadores de 22 litros e posso te dizer que se você levar 20 litros para a fermentação você terá vazamento pelo airlock..

Tive esse problema mais de uma vez, até que resolvi comprar uma bombona de 30 litros. Muito mais prático e não tenho esse problema, inclusive acabei de comprar outra bombona no mercado livre. Pense nisso, acho que vale o investimento.
 
Pessoal, aproveitando o assunto do post, tenho kit de 30 lt e estou querendo mudar para panela de fervura de 60 lt (volume final de de uns 45 a 50 lt). Para a fermentaçao, alguma outra sugestao que nao seja dividir o mosto em 2 baldes fermentadores, para poder colocar fermentando na geladeira (onde tenho lampada para controle de temperatura)?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Pessoal, aproveitando o assunto do post, tenho kit de 30 lt e estou querendo mudar para panela de fervura de 60 lt (volume final de de uns 45 a 50 lt). Para a fermentaçao, alguma outra sugestao que nao seja dividir o mosto em 2 baldes fermentadores, para poder colocar fermentando na geladeira (onde tenho lampada para controle de temperatura)?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Não dá para fermentar em baldes separados com controle preciso de temperatura. Os baldes nunca terão a mesma temperatura.
No fim você terá uma leva controlada e outra "semi controlada".

Vale mais a pena comprar uma bombona de 60 litros e usar os baldes pra outra coisa...
 
Ok, entendi, obrigado!
Vou procurar estas bombonas em porto alegre. Ja vi que a WE nao tinha nada maior que os baldes.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Back
Top