bebendo bem, escrevendo mal

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

leosewald

Well-Known Member
Joined
May 22, 2013
Messages
90
Reaction score
276
Não sou de fazer polêmica, mas como sigo o mantra "I am a craft brewer" (onde diz que "nós devemos expor aqueles que vem apenas explorar aquilo que construímos, sem agregar"), resolvi divulgar esse texto aqui pois afeta a nossa comunidade. O texto foi escrito por Fabian Ponzi, proprietário do site Bebendo bem.

Homebrewing forever! Se homebrewing fosse ruim, não terminava com "WIN" :ban:
 

Attachments

  • photo1.jpg
    photo1.jpg
    61.7 KB · Views: 410
Leo,
Sou da escola de que qualquer opinião é válida, ainda que a consideremos esdrúxula. Hoje em dia está tudo tão chato, todo mundo tem que concordar, e dizer o óbvio...que me divirto qdo leio provocações desse tipo.
Beira ao ofensivo opinar que HBs não entendem de cerveja (tvz alguns não entendam mesmo), mas se ele acredita no que escreveu, me diz mto sobre ele. Assumi o texto como sendo uma provocação para reflexão. Nem todos compreendem isso...
 
em primeiro lugar, textualmente falando, essa 'coluna' (desconfio que a revista é invertebrada) sai do nada para lugar algum.

como jornalista, me sinto na obrigação de também citar nelson rodrigues para dizer que esse 'texto' tem a profundidade de um pires, na qual uma formiga atravessaria com água na canela.

o cara junta um monte de clichês para justificar os próprios clichês. [Texto removido pela moderação]

o autor parece tão perdido nas ideias que não deve saber ao certo com o que concorda ou discorda. só por isso eu desconsideraria qualquer opinião e deixaria esse relato no lugar que ele merece: o panteão das bobagens esquecíveis.

porém, contudo, todavia, como ele faz parte e representa um clubinho hype de cervejas, o que sempre tem potencial para replicar e difundir as bobagens entre os incautos, é absolutamente necessário que as acervas e demais pessoas realmente comprometidas com o mundo homebrew respondam com força a essas inverdades, sob pena de deixar o ******** vencer.
 
Esse texto é um balde da água na cabeça de quem se esforça na causa de tentar educar pessoas desconhecedoras do mundo cerveja artesanal, bebedores de ambev.

Opinião válida? claro, tudo vale afinal, o que não significa nada sobre nada.

Melhor seria definir como uma matéria deseducativa. A maioria dos "argumentos" foram fundados sobre a mera opinião de um crítico...

Todos podem dar sua opinião, assim também podemos dar a resposta...

:tank:
 
O texto é ruim? Fato.
Exprime uma opinião? Sim, fato.

Um texto "normalzinho" deste tem todo o impacto que alguns tem dado?
Nãaããããoooooooooooo!

É possível ler nas entrelinhas que existe (e existiu) muito mais coisas por trás deste "textinho" que nossa van filosofia artesanal nunca poderá entender...

É muita chafurdação pra pouca lama!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
 
Esse caso me lembrou quando a AMBEV publico em seu site o seguinte texto...

"“Por tratar-se de produto elaborado a partir de produtos agrícolas, em tese, pode-se produzir cerveja de forma doméstica. A dificuldade para isso reside em conseguir equipamentos em pequena escala que permitam os controles de temperatura necessários ao processo, bem como equipamentos de filtração e manipulação do líquido em pequenos volumes que sejam estanques ao oxigênio (o oxigênio é o grande inimigo natural da cerveja, sendo responsável pela perda do frescor e deterioração do sabor do produto). Por essas razões, as tentativas de produção doméstica de cerveja até hoje proporcionaram um produto de qualidade muito inferior ao produzido pelas grandes indústrias”

Impressionante não é mesmo ? É muita cara de pau ... Publiquei o texto completo aqui
http://henrikboden.blogspot.com.br/2014/04/orgulho-em-ser-cervejeiro-caseiro.html
 
A impressão que tenho é que estou perdendo algo, talvez a melhor parte dessa história.
Li o texto e a conclusão que chego é que ele quer afirmar que não é racista, que não é homofóbico, que é de esquerda e que a maioria dos cervejeiros que ele conhece não entendem de cerveja...entre outras coisas desconexas.
Não sei de quem se trata, mas óbiviamente, pelas afirmações, me parece ser alguém que pouco conhece sobre cerveja e o "mundo cervejeiro", ou ao menos conhece poucos e ruins homebrewers.
Ninguém é tão livre no pensamento, quanto aquele que fala sobre o que não conhece.
Faço cervejas há pouco tempo e me iniciei neste hobby por querer uma cerveja de qualidade e saborosa.
Pela minha experiencia eu afirmo que, faz cerveja ruim quem quiser, pois estão à disposição de todos, conhecimento e matéria prima para fazer uma cerveja de muito boa qualidade.
Até hoje, desde minha primeira batelada, todas ficaram bem superior às Skols e Itaipavas da vida.
Tanto uma lager quanto uma ale pode ser produzida em casa com qualidade igual ou superior às melhores marcas no mercado.
Continuo achando que o texto é desconexo, misturando alhos com bugalhos e pior, sem conteúdo ou fundamentos, mas como mesmo ele fala, ele tem todo direito de expôr sua opinião, por mais ididota que seja!
Repetindo: Ninguém é tão livre no pensamento, quanto aquele que fala sobre o que não conhece!
 
Leo,
Sou da escola de que qualquer opinião é válida, ainda que a consideremos esdrúxula. Hoje em dia está tudo tão chato, todo mundo tem que concordar, e dizer o óbvio...que me divirto qdo leio provocações desse tipo.
Beira ao ofensivo opinar que HBs não entendem de cerveja (tvz alguns não entendam mesmo), mas se ele acredita no que escreveu, me diz mto sobre ele. Assumi o texto como sendo uma provocação para reflexão. Nem todos compreendem isso...

Ronaldo, o problema do artigo não é a crítica. Nesse sentido, apesar de ter sido duplamente ofendido pelo artigo, pois sou cervejeiro artesanal E homebrewer, poderia sair choramingando aos quatro ventos porque um cara me chamou de burro. Tens razão, cada um está intitulado a ter a sua opinião, é verdade. Mas isso não quer dizer que você pode sair por aí falando o que quiser. Tem um monte de coisa que eu não gosto no meio cervejeiro, mas isso não me dá o direito de por isso no jornal.

E é exatamente aí que mora o perigo deste artigo: o problema do leitor que está recém sendo apresentado ao meio cervejeiro e se depara com comentários do tipo "homebrewer não sabe nada" e "cervejas importadas são muito melhores do que nacionais". O leitor corre um sério risco de ser negativamente influenciado e, em um mercado em formação como o nosso, isso é muito ruim. Hoje nós precisamos agregar, não segregar, e o que esse artigo faz é justamente ir de contra a maré. Como foi publicado em uma revista importante, há o potencial risco de o artigo não apenas ter ido contra a maré sozinho, mas também ter levado consigo alguns leitores recém iniciados. :(
 
Ronaldo, o problema do artigo não é a crítica. Nesse sentido, apesar de ter sido duplamente ofendido pelo artigo, pois sou cervejeiro artesanal E homebrewer, poderia sair choramingando aos quatro ventos porque um cara me chamou de burro. Tens razão, cada um está intitulado a ter a sua opinião, é verdade. Mas isso não quer dizer que você pode sair por aí falando o que quiser. Tem um monte de coisa que eu não gosto no meio cervejeiro, mas isso não me dá o direito de por isso no jornal.

E é exatamente aí que mora o perigo deste artigo: o problema do leitor que está recém sendo apresentado ao meio cervejeiro e se depara com comentários do tipo "homebrewer não sabe nada" e "cervejas importadas são muito melhores do que nacionais". O leitor corre um sério risco de ser negativamente influenciado e, em um mercado em formação como o nosso, isso é muito ruim. Hoje nós precisamos agregar, não segregar, e o que esse artigo faz é justamente ir de contra a maré. Como foi publicado em uma revista importante, há o potencial risco de o artigo não apenas ter ido contra a maré sozinho, mas também ter levado consigo alguns leitores recém iniciados. :(

Isso que é o triste...

O que falta é responsabilidade, ter conhecimento do poder da mídia. Falar que gosta mais de uma cerveja do que de outra é ótimo, mas totalmente diferente de falar que uma cerveja é melhor do que a outra. A escolha das palavras também foi muito irresponsável, mas não adianta falar isso pro autor. Falar com ele é como falar com uma parede.
 
Se ele queria atenção, conseguiu. (e acho que era exatamente esse o objetivo dele)

Eu honestamente não me importo nem um pouco com o que ele escreveu, até porque eu tenho um "pré-conceito" com os "connoisseur de cerveja" e não leio conteúdo oriundo deste meio (estou generalizando pela meia dúzia que conheço)... por isso, entendo perfeitamente, que ele tenha raiva da figura generalista que me descreve (homebrewer) da mesma maneira que tenho pela figura dele (beer snob).

ps: honestamente espero que a cerveja artesanal não siga o caminho do vinho (com essa turma de connoisseur) e se torne uma bebida restrita a "elite". Aprecio muito mais o ar descontraído, festivo e abrangente que a cerveja proporciona.
 
Se ele queria atenção, conseguiu. (e acho que era exatamente esse o objetivo dele)

Eu honestamente não me importo nem um pouco com o que ele escreveu, até porque eu tenho um "pré-conceito" com os "connoisseur de cerveja" e não leio conteúdo oriundo deste meio (estou generalizando pela meia dúzia que conheço)... por isso, entendo perfeitamente, que ele tenha raiva da figura generalista que me descreve (homebrewer) da mesma maneira que tenho pela figura dele (beer snob).

ps: honestamente espero que a cerveja artesanal não siga o caminho do vinho (com essa turma de connoisseur) e se torne uma bebida restrita a "elite". Aprecio muito mais o ar descontraído, festivo e abrangente que a cerveja proporciona.
Moutinho, eu te garanto, ele não queria esse tipo de mídia.

Aquela história "Fale mal, mais fale de mim!", só funciona pra subcelebridades ou ex-BBB. Pra qualquer outro tipo de Marketing, isso é horrível, e pra ele foi também.

Abraço,
 
Moutinho, eu te garanto, ele não queria esse tipo de mídia.

Aquela história "Fale mal, mais fale de mim!", só funciona pra subcelebridades ou ex-BBB. Pra qualquer outro tipo de Marketing, isso é horrível, e pra ele foi também.

Abraço,

Eu tambem considerei isso... e passei algumas horas pensando sobre se nossa vontade estava sendo manipulada por uma pessoa que queria adquirir atenção... mas daí eu reli o texto e ficou óbvio que não... não pode existir essa capacidade ali...
 
Moutinho, eu te garanto, ele não queria esse tipo de mídia.

Aquela história "Fale mal, mais fale de mim!", só funciona pra subcelebridades ou ex-BBB. Pra qualquer outro tipo de Marketing, isso é horrível, e pra ele foi também.

Abraço,

E de que outro modo ele se tornaria "tão" notório?
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Pra quem até pouco tempo não existia, acho que a "máxima" citada não é verdadeira.
Aliás, acho que ele te deve um "obrigado" por quem o tornou uma "celebridade BBB".
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
 
Eu ainda acho q falou abobrinha pra ganhar visualizacoes no blog

Tem que tomar cuidado com alguns "cervejeiros" por ai. Esses dias comprei a primeira edicao da revista da cerveja, com materia de capa sobre o dado bier. Inumeras e repetidas vezes dizendo que ehn inviavel ter microcervejaria comercial, que tem que ter escala de producao e outras bobagens que o proprio mercado ja desmentiu. Talvez seja medo jah q ele comecou a engarrafar mijo pra comoetir com a ambev, e nao quer o sucesso de outros
 
Back
Top