Bazooka feita em casa.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Sitta

New Member
Joined
Mar 12, 2016
Messages
3
Reaction score
0
Boa noite pessoal, estou montando meu equipamento para fazer cerveja, eu nunca produzi e portanto não tenho experiência.

Eu acabei fazendo essa bazooka com um engate rápido para caixas de descarga, removi uma ponta e a mangueira de borracha de seu interior, deixando apenas a sua malha e a conexão.

O vídeo mostra que a malha é bem maleável, parece fácil de entupir com o peso dos grãos, porém minha opinião não vale muita coisa já que não tenho experiência.

Gostaria de saber se vocês já usaram bazooka com esse tipo de malha e se vocês recomendam ou não.

https://youtu.be/4uUIvi05zYs

Desde já, valeu pela ajuda!
 
sim. Não entope, mas o problema é que como é flexível acaba subindo e ficando no meio da cama de grãos quando tu mistura os grãos na água na hora da infusão e da subida para o mash out. Pela lógica, se ela subir, tua eficiência de extração será menor, pois o que estiver abaixo da bazooka não será sugado.

Se usar um saco de grãos ela provavelmente não subirá, pois o saco não permitirá que ela entre na cama de grãos. Fiz assim uma vez (bazooka + saco de grãos), antes de migrar para o fundo falso, e minha eficiência foi ótima. Fiz uma sem o saco e caiu bastante...
 
Boa noite pessoal, estou montando meu equipamento para fazer cerveja, eu nunca produzi e portanto não tenho experiência.

Eu acabei fazendo essa bazooka com um engate rápido para caixas de descarga, removi uma ponta e a mangueira de borracha de seu interior, deixando apenas a sua malha e a conexão.

O vídeo mostra que a malha é bem maleável, parece fácil de entupir com o peso dos grãos, porém minha opinião não vale muita coisa já que não tenho experiência.

Gostaria de saber se vocês já usaram bazooka com esse tipo de malha e se vocês recomendam ou não.

https://youtu.be/4uUIvi05zYs

Desde já, valeu pela ajuda!

Para evitar o entupimento com o peso dos grãos, já vi colocarem um arame por dentro no formato de uma mola.... não sei se é viável na sua bazooka.
 
@Sitta, eu já fiz duas bazucas, com bitoas diferentes, usando mangueiras com essas malhas trançadas de inox compradas em lojas que vendem componentes hidráulicos. Elas são vendidas por metro.

A com bitola menor (usada com um niple 3/8") custou perto de 100,00 o metro e a maior (com niple 1/2") perto de 160,00.
Ficaram com uns 12 e 28 cm, respectivamente, então o custo ficou bem aceitável pela qualidade final.

O visual é praticamente o mesmo dessas citadas por ti mas bem diferentes estruturalmente, a malha deve ser bem mais espessa.
Diferente dessas, a que comprei é bem rígida, firme. O uso deve ser mais industrial. Ela também tem esse tubo interno, que foi retirado, claro.

Pelo que notei, com essa estrutura não achatam, nem flutuam ou sobem, ficam onde foram instaladas.

A menor está sendo usada num cooler Invicta - grau alimentício - de 12L que estou usando para mosturar levas pequenas, de 5 a 7 litros.
A maior foi testada no sábado passado, num caldeirão de 30L.

Nenhuma delas cedeu com o peso do malte e filtraram muito bem, mesmo a usada sábado que filtrou uma weizenbock que teve aveia na mosturação.
Como levo em conta o risco de alguma contaminação ou algum malefício à saúde, pesquisei o produto no site do fabricante e aparentemente não há riscos em usá-las.
Segue dados do fabricante e fotos.
Boas cevas!

3dppnVO.png

HPzbaKX.jpg

 
Back
Top