Bazooka dupla?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

romer0

Active Member
Joined
Jun 14, 2013
Messages
42
Reaction score
6
Galera, alguém aí já tentou fazer um filtro de clarificação duplo?
Algo como uma bazooka dupla, (uma maior para segurar os grãos, outra menor, bem mais fechada, para segurar alguma coisa que possa passar na primeira.

Ou um fundo falso e bazooka.

Tenho a impressão que facilitaria um pouco o processo de clarificação, pois poderiamos aumentar a vazão do registro.

Qual a experiencia de voces??
 
O que eu fiz foi colocar uma malha semelhante a da bazuca em volta do fundo falso.

Funcionou da mesma forma que funcionava minha bazuca, porém ficou mais fácil de trabalhar com quantidades maiores.
 
Acho que não vai dar certo... A casca é que faz a filtragem,se o que passar pela casca ficar em um outro filtro, vai acabar entupindo...
 
Fazendo outra linha de pensamento, será que vale a pena ter 2 bazookas? Uma ao lado da outra, conectadas à mesma saída?
Vejo várias pessoas relatando entupimentos e pensei se talvez isso ajudaria.
 
Sobre ter uma bazooka mais grossa e outra mais fina, pode até funcionar, mas em tese.. não seria a melhor "prática", digamos assim.

Os filtros não podem ser muito finos, e no geral, não menos que 2mm. O ideal é que grande parte da filtragem seja feita realmente pela cama de grãos, e não pelo filtro.

Logo quando começamos a recircular, saem pequenas partículas de malte e casca, mas a medida que a recirculação é feita, esses pedaços pequenos trancam lá em cima da cama de grãos (onde devolvemos o mosto recirculado), e consequentemente, com o tempo, vão sobrando somente as cascas maiores no fundo, em contato com o filtro, formando uma cama de grãos bem feita, e gerando um mosto límpido.

Sobre ter duas bazookas, pode ser, pois na verdade a melhor coisa de um filtro é que ele tenha a maior área de passagem de líquido possível.

Pensem em um fundo falso, cheio de furos. Imaginem que tamanho ficaria a área de todos esses furos somados.... agora pensem numa bazooka, e pensem na soma de todos os furos dela somados também.... certamente é bem menos que o fundo falso.

O que acontece é que, quanto maior a área de passagem de líquido (mais furos), menor é a velocidade que o mosto tem que passar por cada furo, e quanto menor essa velocidade, mais homogênea é o fluxo descendente que ele faz quando estamos filtrando. Isso gera melhor extração dos açúcares, evita caminhos preferenciais, etc.

Abraço,
 
Obrigado, Guenther pela explicação.
Apesar disso, chegou hoje, depois de 33 dias, minha bazooka e aproveito pra dar um diagnóstico, embora ainda não tenha usado.
A bazooka que comprei foi essa: http://www.ebay.com/itm/131053590082?ssPageName=STRK:MEWNX:IT&_trksid=p3984.m1439.l2649
Sempre achei que ela seria bem flexível, mas ao contrário, estou surpreso com a resistência que ela possui à pressão.
Realmente acho muito difícil que fique entupida, pela estrutura e pela tela que deixa passar o "pó" e retém as cascas. E esse pó, como disse o Guenther será filtrado nas cascas.
Comprei 2 pra economizar no frete, mas pretendo apenas usar uma, pela confiança e qualidade que essa peça possui.
 
Back
Top