Barril não carbonata [AJUDA]

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

BrunoBueno

New Member
Joined
Jul 11, 2016
Messages
4
Reaction score
1
Pessoal, estou com um barril na geladeira a 8ºC, e com pressão de 1,2kgf/cm². E não tenho sinal de carbonatação. O barril está bastante cheio, não sinto o líquido quando sacudo ele. Subi a pressão para 1,7kgf/cm² e depois de um dia não senti diferença na carbonatação. Alguém já passou por isso ou sabe o que pode causar?

A cerveja é para meu casamento que é no sábado, estou meio desesperado,

Obrigado,
 
Pessoal, estou com um barril na geladeira a 8ºC, e com pressão de 1,2kgf/cm². E não tenho sinal de carbonatação. O barril está bastante cheio, não sinto o líquido quando sacudo ele. Subi a pressão para 1,7kgf/cm² e depois de um dia não senti diferença na carbonatação. Alguém já passou por isso ou sabe o que pode causar?

A cerveja é para meu casamento que é no sábado, estou meio desesperado,

Obrigado,
Não entendi bem, você mede a pressão depois de um tempo e ela está menor do que a que deseja estabilizada, é isso? Só consigo medir a pressão quando utilizo postmix, no Keg o gás não retorna. Ou você está tirando a cerveja pra tomar e sente que ela não está carbonatada?
De qualquer forma, quanto menor o headspace mais tempo demora pra carbonatar.
Eu até já postei aqui perguntando se conheciam uma equação que pudéssemos aplicar pra calcular o tempo que se deixa a pressão ligada. Enquanto não tenho essa equação eu, por tentativa e erro, descobri como carbonatar de um dia pro outro, não com precisão para a carbonatação certa para cada tipo de cerveja mas que resolve meu problema em situações emergenciais: Um barril de 50 litros, por exemplo, se eu deixo a uma pressão de 3,8Kgf/cm2 (isso mesmo!) por aproximadamente 24 horas fica satisfatória a carbonatação. Pra outros tamanhos de Keg (30 ou 20 litros) eu mantenho a pressão e aplico uma regra de 3 para determinar o tempo. Considerando que o barril está com quase nenhuma carbonatação.
Já fiz isso várias vezes e não perdi nenhuma festa mas, no seu caso, eu deixaria na pressão que se quer estabilizar até o dia da festa, certifique-se de que as válvulas estejam abertas, já me distraí abrindo a válvula principal e deixando fechada a válvula que sai a mangueira de ar.
 
Então, estou provando mesmo. Segui aquela tabela de carbonatação. Mas percebi que estava demorando muito. Hoje tirei da geladeira e sacudi bastante. Vou deixar em 3kgf/cm² até amanhã pra ver se carbonata mais. Se sim, mantenho assim mais um pouco, daí estabilizo na pressão que eu quero para essa temperatura, de acordo com o volume de CO2 que eu quero.
Mas, pelo o que vc falou, talvez seja por que estava muito cheio o barril, eu sacudia e nem ouvia o líquido dentro. Agora que tirei algumas provas, já consigo ouvir.
Espero que agora vá.
Pior que conferi tudo, válvula aberta, vazamentos e tudo.

Obrigado pela ajuda Cleber!
Amanhã posto como está!
 
Então, estou provando mesmo. Segui aquela tabela de carbonatação. Mas percebi que estava demorando muito. Hoje tirei da geladeira e sacudi bastante. Vou deixar em 3kgf/cm² até amanhã pra ver se carbonata mais. Se sim, mantenho assim mais um pouco, daí estabilizo na pressão que eu quero para essa temperatura, de acordo com o volume de CO2 que eu quero.
Mas, pelo o que vc falou, talvez seja por que estava muito cheio o barril, eu sacudia e nem ouvia o líquido dentro. Agora que tirei algumas provas, já consigo ouvir.
Espero que agora vá.
Pior que conferi tudo, válvula aberta, vazamentos e tudo.

Obrigado pela ajuda Cleber!
Amanhã posto como está!
Se sacudir com uma pressão maior pode supercarbonatar, tenha cuidado.
 
Opa, valeu pela dica! Vou cuidar então.

Já sacudi, então vou deixar em 2,3kgf/cm². Seguindo a regra de 3, agora vou esperar até amanhã e ver se teve melhora.7

Obrigado de novo!
 
Você deixa o CO2 conectado o tempo todo e aberto? Ou injeta a pressão e despluga?
Quando quero carbonatar de um dia para o outro deixo ligado direto. Como eu disse é uma coisa empírica, fui tentando até chegar na pressão e tempo ideal pra conseguir o resultado desejado.
 
Pessoal, estou com um barril na geladeira a 8ºC, e com pressão de 1,2kgf/cm². E não tenho sinal de carbonatação. O barril está bastante cheio, não sinto o líquido quando sacudo ele. Subi a pressão para 1,7kgf/cm² e depois de um dia não senti diferença na carbonatação. Alguém já passou por isso ou sabe o que pode causar?

A cerveja é para meu casamento que é no sábado, estou meio desesperado,

Obrigado,

Tem como adiar o casamento: heheheeh

se a cerveja está até o talo, o tempo para o CO2 se incorporar ao líquido é maior.. mete 2,5Kg por umas 12 horas e depois baixo pra 1,5Kg. poderás ter problema de espuma para servir.
 
Tenho um keg de 30L que deixo sempre com 28-29L de cerveja, coloco a zero grau e meto 2kg e rolo/sacudo o barril umas 100 vezes. Estabilizo em 2kg, desplugo e deixo gelando para servir no dia seguinte. De manhã experimento e se não tá como quero, estabilizo novamente 2kg e deixo até a noite para servir. Faço isto quando vou carbonatar de um dia para outro.

Tenho também carbonatado durante 1 semana, estabilizo em 1kg, sacudo um pouco para incorporar e deixo conectado e 1kg a zero grau durante 5/6 dias direto, depois só servir. Para o postfix faço igual das duas formas, tenho posts de 19L e de 10L.
 
Quando quero carbonatar de um dia para o outro deixo ligado direto. Como eu disse é uma coisa empírica, fui tentando até chegar na pressão e tempo ideal pra conseguir o resultado desejado.

Não era bem isso que eu queria saber... você está com um problema agora certo? Me referi ao problema atual. Não entendi se você, nessa situação específica, deixou conectado direto ou colocou a pressão e tirou.

Deixando direto, pode demorar uns 10-14 dias para estabilizar a pressão usando uma tabela de temperatura x pressão = vol. co2 dissovido. Conectado direto headspace não é problema porque o cilindro vira o seu headspace.

Para carbonatar mais rápido, faça como falaram, coloque uma pressão mais alta e vá provando, quando achar que falta pouco para chegar no ponto, baixe a pressão para a que a tabela indica e espere atingir o equilíbrio. Cuidado para não supercarbonatar a cerveja com esse método.
 
Não era bem isso que eu queria saber... você está com um problema agora certo? Me referi ao problema atual. Não entendi se você, nessa situação específica, deixou conectado direto ou colocou a pressão e tirou.

Deixando direto, pode demorar uns 10-14 dias para estabilizar a pressão usando uma tabela de temperatura x pressão = vol. co2 dissovido. Conectado direto headspace não é problema porque o cilindro vira o seu headspace.

Para carbonatar mais rápido, faça como falaram, coloque uma pressão mais alta e vá provando, quando achar que falta pouco para chegar no ponto, baixe a pressão para a que a tabela indica e espere atingir o equilíbrio. Cuidado para não supercarbonatar a cerveja com esse método.
Não estou com problema não, André. Quem estava com problema era a pessoa que abriu este tópico, o @BrunoBueno.
 
eu sempre deixo head space , nunca encha o barril até o talo !!!! outro detalhe apenas na 1º injeção de c02 de acordo com o estilo, faça 03 sequencias de 15 balançadas apo´s isso deixe descançar por uns 15 minutos retorne a injetar o c02 deixe na freezer aqui faço a 0ºc pela manhã dou uma carga à noite outra carga e assim vai em até 5 dias a cerveja fica perfeitamente carbonatada
 
Obrigado Pessoal,

Deu certo, esvaziei um pouco o barril e aumentei a pressão e carbonatou. Ficou show a cerveja!

Obrigado!
 

Latest posts

Back
Top