Barril de chopp só saiu espuma, qual erro?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

halley

Well-Known Member
Joined
Jan 13, 2016
Messages
50
Reaction score
1
Bom dia amigos,
eu fiz uma Kolsch de 40l e coloquei em um barril de 50l tudo certinho e forcei a carbonatação porém acredito que tenha carbonatado demais por falta de experiência e etc.

Eu coloquei cerca de 2kg durante seis dias por uns 10 minutos, esse seria o erro? Qual seria a forma correta de forçar a carbonatação?

Obrigado a todos e vamos para o próximo barril. :tank:
 
Bom dia amigos,
eu fiz uma Kolsch de 40l e coloquei em um barril de 50l tudo certinho e forcei a carbonatação porém acredito que tenha carbonatado demais por falta de experiência e etc.

Eu coloquei cerca de 2kg durante seis dias por uns 10 minutos, esse seria o erro? Qual seria a forma correta de forçar a carbonatação?

Obrigado a todos e vamos para o próximo barril. :tank:
Simples, tua cerveja está super carbonatada.

Nível de carbonatação da cerveja não é o que você coloca, e sim a pressão que o barril estabiliza.

Lei de Henry: "A solubilidade de um gás dissolvido em um líquido é diretamente proporcional à pressão parcial do gás acima do líquido.".

Ou seja, não interessa quantas vezes tu colocou gás, nem quantos dias, nem a pressão em cada vez.......... o que interessa é, depois de pelo menos 1 dia com o barril parado, qual a pressão estabilizada dele, depois que o líquido absorveu todo o CO2 que podia.

A pressão que você quer tem que estar de acordo com o nível de carbonatação desejado. Pressão é algo que depende de temperatura, então, utilizando a tabela postada no tópico http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=402614, se eu quiser uma carbonatação de 2,5 volumes (uma carbonatação relativamente normal), e meu barril estiver em uma câmara fria a 3 graus de temperatura de 3 graus, a tabela diz que a pressão do barril tem que estabilizar mais ou menos em 11 PSI, ou 0,77 KG/cm3.

É isso.

Abraço,
 
Simples, tua cerveja está super carbonatada.

Nível de carbonatação da cerveja não é o que você coloca, e sim a pressão que o barril estabiliza.

Lei de Henry: "A solubilidade de um gás dissolvido em um líquido é diretamente proporcional à pressão parcial do gás acima do líquido.".

Ou seja, não interessa quantas vezes tu colocou gás, nem quantos dias, nem a pressão em cada vez.......... o que interessa é, depois de pelo menos 1 dia com o barril parado, qual a pressão estabilizada dele, depois que o líquido absorveu todo o CO2 que podia.

A pressão que você quer tem que estar de acordo com o nível de carbonatação desejado. Pressão é algo que depende de temperatura, então, utilizando a tabela postada no tópico http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=402614, se eu quiser uma carbonatação de 2,5 volumes (uma carbonatação relativamente normal), e meu barril estiver em uma câmara fria a 3 graus de temperatura de 3 graus, a tabela diz que a pressão do barril tem que estabilizar mais ou menos em 11 PSI, ou 0,77 KG/cm3.

É isso.

Abraço,



Exatamente o que aconteceu entao, eu coloquei 2kg/cm3 e estabilizou nisso a 3 graus, foi muito. Na proxima vou estabilizar em 0,77.

@Guenther
O que vc faz geralmente? coloca 2kg no primeiro dia e ve quanto ele estabiliza?? qual seria a quantidade ideal para uma Ale no primeiro dia pra tentar estabilizar perto de 0,77???

obrigado!!!
abraços
 
Exatamente o que aconteceu entao, eu coloquei 2kg/cm3 e estabilizou nisso a 3 graus, foi muito. Na proxima vou estabilizar em 0,77.

@Guenther
O que vc faz geralmente? coloca 2kg no primeiro dia e ve quanto ele estabiliza?? qual seria a quantidade ideal para uma Ale no primeiro dia pra tentar estabilizar perto de 0,77???

obrigado!!!
abraços
Cara, eu não sigo uma regra... nem UM método. Eu faço o que sinto que tenho que fazer conforme a situação.... se o barril está completamente cheio... uso pressões maiores, se está pela metade, uso pressões menores e nem sacudo, e assim vai.

Minha forma de pensar é mais, digamos, orgânica.

Se o barril tá pela metade, provavelmente colocar 1,5 a 2kg, e deixar ele descansar, sem sacudir nem nada, já vai fazer ele estabilizar por volta de uns 0,8 no outro dia.

Se o barril tá cheio, pra fazer a mesma coisa eu teria que usar uns 10kg, o que é inviável obviamente, então eu sacudo.... se é um barril de 50 litros, fico sacudindo um tempo com 3, 4kg.... depois fecho, continuo sacudindo, e vejo que a pressão vai baixar de 0,8... se é um barril pequeno, eu fico sacudindo com uns 2kg que já é o suficiente pra carbonatar rápido.

Independentemente, no fim, eu sempre fecho o cilindro e fico sacudindo o barril e monitorando até a pressão parar de baixar. Normalmente, a pressão estabilizada sacudindo o barril é sempre um pouquinho maior do que ele vai estabilizar.

Ou seja.... tem bastante feeling envolvido nisso.

Abraço,
 
Só uma correçãozinha, pessoal, é Kgf/cm2 e não Kgf/cm3.
Comentando também sobre carbonatação eu faço como o Guenther, no primeiro dia coloco uma pressão alta, chacoalho e deixo estabilizar, acontece às vezes de passar do ponto e ao fazer o envase só sai espuma, daí o negócio é ir aliviando a pressão e monitorar até estabilizar na que deseja. Deixar já de cara a pressão que vc quer que estabilize demora muito até chegar no ponto.
 
Cara, eu não sigo uma regra... nem UM método. Eu faço o que sinto que tenho que fazer conforme a situação.... se o barril está completamente cheio... uso pressões maiores, se está pela metade, uso pressões menores e nem sacudo, e assim vai.

Minha forma de pensar é mais, digamos, orgânica.

Se o barril tá pela metade, provavelmente colocar 1,5 a 2kg, e deixar ele descansar, sem sacudir nem nada, já vai fazer ele estabilizar por volta de uns 0,8 no outro dia.

Se o barril tá cheio, pra fazer a mesma coisa eu teria que usar uns 10kg, o que é inviável obviamente, então eu sacudo.... se é um barril de 50 litros, fico sacudindo um tempo com 3, 4kg.... depois fecho, continuo sacudindo, e vejo que a pressão vai baixar de 0,8... se é um barril pequeno, eu fico sacudindo com uns 2kg que já é o suficiente pra carbonatar rápido.

Independentemente, no fim, eu sempre fecho o cilindro e fico sacudindo o barril e monitorando até a pressão parar de baixar. Normalmente, a pressão estabilizada sacudindo o barril é sempre um pouquinho maior do que ele vai estabilizar.

Ou seja.... tem bastante feeling envolvido nisso.

Abraço,

Ressuscitando a aula mestre. Uma pergunta, no caso descrito, se a estabilização ocorreu em 0,77 para servir sem espuma excessiva devo aplicar uma pressão de co2 ligeiramente superior a isso correto? No entanto, a torneira deverá estar com a manivela lateral quase totalmente para cima de modo que não haja a liberação do gás dentro da mangueira na subida do líquido, estou certo? Fico sempre em dúvida nisso, pois mesmo que não coloque nenhuma pressão de co2 no barril para expulsar o líquido, o movimento normal do líquido seria subir pela mangueira pois a pressão interna estaria maior do que a pressão no ponto da torneira, não sei se fui claro. Estou certo? Obrigado
 
Ressuscitando a aula mestre. Uma pergunta, no caso descrito, se a estabilização ocorreu em 0,77 para servir sem espuma excessiva devo aplicar uma pressão de co2 ligeiramente superior a isso correto? No entanto, a torneira deverá estar com a manivela lateral quase totalmente para cima de modo que não haja a liberação do gás dentro da mangueira na subida do líquido, estou certo? Fico sempre em dúvida nisso, pois mesmo que não coloque nenhuma pressão de co2 no barril para expulsar o líquido, o movimento normal do líquido seria subir pela mangueira pois a pressão interna estaria maior do que a pressão no ponto da torneira, não sei se fui claro. Estou certo? Obrigado
Regulagem da torneira só serve para o líquido sair devagar e não criar espuma ao se chocar violentamente com o copo. Não tem nada a ver com o que ocorre dentro da linha.

Dentro da linha só criam bolhas/espuma quando? Quando a pressão exercida sobre o líquido para a temperatura em que se encontra não é suficiente para manter o CO2 preso no líquido, logo, se está acontecendo, a pressão está muito baixa.

Um erro clássico é não levar em conta que, muitas vezes, mesmo com o barril gelado, a cerveja fica parada na tubulação que sai do barril e entra na chopeira.... e essa cerveja que está ali não está mais gelada, ela esquenta rapidamente.

Se esquenta, a pressão pra manter o CO2 preso também tem que aumentar. Ou seja, digamos que uma cerveja foi estabilizada a 5 graus de temperatura com 1 Bar de pressão....... essa mesma cerveja a 20 graus de temperatura, precisaria de mais ou menos 2 Bar de pressão pra não criar bolhas na linha.

Abraço,
 
To com o problema de ter muita espuma também. Minha válvula extratora parece que tem uma folga, quando pressiono a alavanca até o final parece que o co2 começa a entrar mais forte, isso é normal?
 
To com o problema de ter muita espuma também. Minha válvula extratora parece que tem uma folga, quando pressiono a alavanca até o final parece que o co2 começa a entrar mais forte, isso é normal?

Como até o final? A extratora tem uma trava, é só levar até na trava e soltar. A quantidade de gás que entra depende da pressão que está marcando no regulador de pressão. Mas toda vez que vc tira um pouco de cerveja (abre a torneira), entra mais gás para ocupar o espaço livre.
 
Pois é, to achando que a extratora está com algum problema, pois só consigo fazer o gás entrar no barril se pressionar com a mão (forçando) a válvula até o final, se deixar ela na trava e soltar o gás não entra e sai só espuma.
 
Vou reativar esse post, pois estou enfrentando o mesmo problema de só ter espuma para servir após a "carbonatação", digo entre aspas, porque não estou conseguindo efetivamente uma carbonatacao. Ainda sinto que falta aquela velha e boa picancia na língua e o que estou tendo e apenas espuma.
Fiz poucas vezes a carbonataçao, mas nesses poucas vezes em barril de 50 litros e consegui de um dia para o outro ter uma carbonatação satisfatória e servir nos eventos. Ainda bem pois estava contando com o chopp e deu certo... Utilizei vários vídeos e fiz o esquema de chacoalhar, nem me preocupei com temperatura nem nada, mas estabilizou e ficou bom.

Agora atualmente, mudei praticamente meu regulador do CO2 comprei um postmix e tentei carbonatar, tanto no barril de 50 quanto no postmix de 19 e nada, só consegui espuma.
Fiz inúmeras tentativas e de várias formas, acredito que isso contribuiu para ter ficado todo zuado e no fim NAO carbonatou mesmo assim.
Mas de novo sem importar com a temperatura fui no esquema de chacoalhar e tals, não deu. Cansei... Comprei bomba, pedra difusora, fiz meu próprio QuickCarb versão cervejeiro raiz e parecia tudo dando mto certo, tanto no barril quanto no postmix, mas no final só espuma de novo. Deixa na geladeira a 0°C, tenta de novo no outro dia, nada, mais 24h de espera a 0°C e tenta de novo cachoalhando e nada... Lembrando que estou falando da msm cerveja no mesmo barril e postmix.
Resultado final.... Não foi...

Agora decepcionado, mas buscando mais e mais info, além do 1 milhão de vídeos que já vi sobre carbonatação no Youtube por mais de uma vez... Mas todos meio que incompletos, ou eu que estou deixando escapar os "pulos do gato"... Mas enfim, eis que vejo esse post que acho q vai me ajudar muito. Pelo que já li e também pelo livro que postaram.

O link acima não funciona mais, mas achei nesse aqui:
https://fdocuments.in/document/dqm-full-final-beer-draught.html

Valeu pelo post, antigo mas útil.
E quem tiver outras experiências e/ou dicas, agradeço pela ajuda.

Se quiserem posso mandar fotos e vídeos do carbonatador que fiz, estilo QuickCarb.

Abraços cervejeirxs
 

Latest posts

Back
Top