Banco de Glicol com Ar Condicionado de Janela

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Sou mecânico de refrigeração, eu olhando tudo que já foi postado oque eu posso falar e
1- compresso de ar condicionado e geladeira são diferentes ,geladeira gás 134a que trabalha em temperatura abaixo de zero grau de ar condicionado acima de zero grau, logo de galadeira e mas eficiente e baixo consumo de energia .
2- condesadora ideal usar uma pronta ja com 1 ventilador para decipar o calor , evaporadora pode usar tubo de cobre igual um cliler de imersão oque vai fazer gelar e o sistema de expansão que seria o capilar antes da evaporadora .
3- sempre coloca um filtro para proteger o compressor .
Legal, por acaso tem um esquema mais detalhado? Estou querendo montar um para resfriar o mosto rapidamente e também usar nos meus Fermentadores.
 
Legal, por acaso tem um esquema mais detalhado? Estou querendo montar um para resfriar o mosto rapidamente e também usar nos meus Fermentadores.
Basicamente e um compressor condesadora evaporadora filtro e capilar , agora as dimensões vai depender do que vc quer refrigera .
 
Uma dúvida tem algum problema cerveja fica em contato com o cobre ou alumínio? Na fermentação ou maturação?

De fato fica sim. Aqui eu adotei tudo em inox. Fiquei com medo de usar aluminio e cobre (como inicialmente)
 
Pessoal,
Eu tenho um ar-condicionado Split de 12.000BTU's sem uso. É possível utilizar ele para resfriar o banco de frio?
Sim, mas neste caso, como o split o evaporador fica separado do condensador, vc irá precisar de um técnico de refrigeração para soldar uma serpentina de cobre pra usar de evaporador. O controle da condensadora também tem algumas mudanças dependendo do ar condicionado. agora 12000 você irá uma quantidade grande de energia.
 
Melhor opção é vc trocar ou vender esse split , pega uma geladeira que já vem pronta , mas caro queira montar um ideal motor de geladeira 1/4 Vai dar conta e bem mas econômico que um compressor de 12 BTUs.
 
*Motor 1/8 projeto pequeno 1/4 médio compra do gás 134A mas barato e fácil de usar
*Evaporadora tubo de cobre 1/4 tamanho vai depender do seu projeto 3 Metros acredito que da
*Condesador tubo de cobre 3/16 ou 1/4 pode usar 1 kilo como referência, faz eles enrolado tipo uma mola , colocar um ventilador de freezer para dissipar o calor do mesmo.
*Capilar 0,36 mm ele vem um pacote usar ele todo
*Filtro secador usar um de geladeira.
 
Pessoal, para ajudar no dimensionamento, eu tinha respondido em uma mensagem privada e vou colocar aqui para quem for fazer esse projeto:

Referência técnica mais aprofundada http://www.ufrgs.br/medterm/trabalhos/trabalhos-2012-1/BrunoVelozoBrunoVieiraMarkusBonzanini.pdf
Mas eu iria pelo cálculo básico que aprendemos no colegial:
Se temos 80 litros a 97° e queremos deixar ela a 20° usando um líquido inicialmente a 5°, precisaremos de 410 litros. A conta é feita assim: Volume*(variação da temperatura)_cerveja+Volume*(variação da temperatura)_Água=0
Uma opção para reduzir o volume seria reduzir a temperatura para -10°, neste caso vai precisar de 205 litros

E não estou considerando as perdas de temperatura para ambiente e outras. Nem que a geladeira continua funcionando, gerando mais frio ao longo do processo...
 
pessoal vou montar um sistema de banco de agua gelada, porém meu fermentador é simples.

Estou pensando em fazer uma serpentina interna (em contato com a cerveja) para circular o liquido.

Pergunta.. Uma serpentina feita de alumínio é realmente problemática? quais problemas poderia causar para a cerveja? Tóxico?

Obrigado
 
Olá, umas perguntas
Funcionária para resfriamento de fervura? Meu primeiro receio seria uma dilatação das serpentinas e do fluido nelas, poderia haver risco de rompimento dessa serpentina?
E se aí invés de colocar a serpentina do condensador na água, se fizesse uma serpentina direto enrolada no tanque? Ou seja, a serpentina com glicol ao redor do tanque voltaria para a unidade de resfriamento, sem passar por um tanque de água. Pergunto para resfriar volumes pequenos, 10L, 30L. Minha ideia é adaptar uma serpentina ao redor da panela de fervura para fazer o resfriamento do mosto
 
pessoal vou montar um sistema de banco de agua gelada, porém meu fermentador é simples.

Estou pensando em fazer uma serpentina interna (em contato com a cerveja) para circular o liquido.

Pergunta.. Uma serpentina feita de alumínio é realmente problemática? quais problemas poderia causar para a cerveja? Tóxico?

Obrigado
Tema polêmico. Existem estudos mostrando a problemática do consumo de alumínio, ligando a dificuldade de fixar cálcio nos ossos e até ao alzheimer. Os dois fatores que mais contribuem para a transferência do alumínio do para o alimento são calor e acidez. Então, sim, teria problema.

Mas seria relevante? Não sei, depende de quanta cerveja você consome e da concentração desse alumínio nela, além, obviamente, de quanto alumínio você já está consumindo por outras fontes (principalmente a alimentação diária).
é pior uma serpentina de alumínio durante a fermentação do que a panela no cozimento?

Vai de cada um. O que posso te dizer é que eu uso uma serpentina de 5m (0,1m2 de superfície de contato) em 10l
 
Olá, umas perguntas
Funcionária para resfriamento de fervura? Meu primeiro receio seria uma dilatação das serpentinas e do fluido nelas, poderia haver risco de rompimento dessa serpentina?
E se aí invés de colocar a serpentina do condensador na água, se fizesse uma serpentina direto enrolada no tanque? Ou seja, a serpentina com glicol ao redor do tanque voltaria para a unidade de resfriamento, sem passar por um tanque de água. Pergunto para resfriar volumes pequenos, 10L, 30L. Minha ideia é adaptar uma serpentina ao redor da panela de fervura para fazer o resfriamento do mosto
Eu não sei o que aconteceria se você pusesse a serpentina do condensador na água fervente, acho que não seria uma boa experiência.

Com um banco de água gelada a conta é feita assim: Volume*(variação da temperatura)_cerveja+Volume*(variação da temperatura)_Água=0 então teríamos 30l*-77º+Xl*20º=0 ou seja, para resfriar 30 litros de 97º para 20º usando água/álcool inicialmente a 0º. Para isso vc precisaria de 115 litros a 0º... considerando uma transferência perfeita de calor....
 
Show de bola! parabéns por compartilhar a sua experiência.

Sobre o glicol, alguém tem uma indicação confiável de onde comprar este produto? Ele tem alguma propriedade corrosiva?
 
Tema polêmico. Existem estudos mostrando a problemática do consumo de alumínio, ligando a dificuldade de fixar cálcio nos ossos e até ao alzheimer. Os dois fatores que mais contribuem para a transferência do alumínio do para o alimento são calor e acidez. Então, sim, teria problema.

Mas seria relevante? Não sei, depende de quanta cerveja você consome e da concentração desse alumínio nela, além, obviamente, de quanto alumínio você já está consumindo por outras fontes (principalmente a alimentação diária).
é pior uma serpentina de alumínio durante a fermentação do que a panela no cozimento?

Vai de cada um. O que posso te dizer é que eu uso uma serpentina de 5m (0,1m2 de superfície de contato) em 10l
Tentando contribuir, mas sem sair muito do tópico... Você colocou que dois vetores para transmissão de alumínio para o alimento seriam calor e acidez. Em um fermentador, com esta aplicação, estaria trabalhando no máximo a 20 graus, e na maioria do tempo a temperaturas abaixo de 10 graus, então entendo que este vetor não se enquadraria na hipótese. Já acidez, a cerveja é ácida, mas olhando a escala de pH, ela é muito mais próxima de neutra do que do extremo de acidez. Pensando nisso tudo, eu não ficaria tão preocupado a ponto de não repetir o projeto, até porque, a ideia aqui foi montar um projeto eficiente e barato. Isso não quer dizer que a serpentina de alumínio vai ser usada para o resto da vida - da mesma forma que o fermentador de plástico, sabemos que não é o material mais inerte, mas mesmo assim usamos, pois no momento é o que o bolso suporta.
 
Show de bola! parabéns por compartilhar a sua experiência.

Sobre o glicol, alguém tem uma indicação confiável de onde comprar este produto? Ele tem alguma propriedade corrosiva?
Depois do caso Baker, eu fico com o pé atrás de usar Glicol, tenho usado esse álcool normal (46º) que funciona perfeitamente e, no máximo, vai dar uma ressaca rssss
 
Tentando contribuir, mas sem sair muito do tópico... Você colocou que dois vetores para transmissão de alumínio para o alimento seriam calor e acidez. Em um fermentador, com esta aplicação, estaria trabalhando no máximo a 20 graus, e na maioria do tempo a temperaturas abaixo de 10 graus, então entendo que este vetor não se enquadraria na hipótese. Já acidez, a cerveja é ácida, mas olhando a escala de pH, ela é muito mais próxima de neutra do que do extremo de acidez. Pensando nisso tudo, eu não ficaria tão preocupado a ponto de não repetir o projeto, até porque, a ideia aqui foi montar um projeto eficiente e barato. Isso não quer dizer que a serpentina de alumínio vai ser usada para o resto da vida - da mesma forma que o fermentador de plástico, sabemos que não é o material mais inerte, mas mesmo assim usamos, pois no momento é o que o bolso suporta.
Como eu disse, eu uso uma serpentina de alumínio. Quando falei da temperatura estava querendo mostrar que no cozimento em panela de alumínio há exposição tanto a temperatura quanto acidez, em uma superfície muito maior. Concordo com você, quando puder, se achar necessário, troque por inox, mas não acho que inviabiliza o uso.
 
Eu não sei o que aconteceria se você pusesse a serpentina do condensador na água fervente, acho que não seria uma boa experiência.

Com um banco de água gelada a conta é feita assim: Volume*(variação da temperatura)_cerveja+Volume*(variação da temperatura)_Água=0 então teríamos 30l*-77º+Xl*20º=0 ou seja, para resfriar 30 litros de 97º para 20º usando água/álcool inicialmente a 0º. Para isso vc precisaria de 115 litros a 0º... considerando uma transferência perfeita de calor....

Obrigado pela resposta
Fiquei refazendo e refazendo esse calculo, acho que estou lendo algo errado,
30l*-77º+Xl*20º=0
pra mim esse calculo deu 115,5... to deixando passar alguma coisa... mas ta, o meu calculo é para 5L, vou arredondar e considerar o atrito nulo (hehehe), e por proporção daria uns 5L para resfriar 10L de 77 para 20...
a minha ideia seria bolar alguma serpentina ou uma camisa pela qual passasse o liquido do banco ou do proprio condensador e ficasse por fora do fermentador, para não ter a necessidade de entrar em contato com o mosto, menos trabalho pra limpar, menos perigo de alguma intoxicaçãom se desse pra fazer sem um banco frio seria mais maravilhoso ainda, mas tenho meu receio da dilatação/retração dos materiais...
 
Obrigado pela resposta
Fiquei refazendo e refazendo esse calculo, acho que estou lendo algo errado,
30l*-77º+Xl*20º=0
pra mim esse calculo deu 115,5... to deixando passar alguma coisa... mas ta, o meu calculo é para 5L, vou arredondar e considerar o atrito nulo (hehehe), e por proporção daria uns 5L para resfriar 10L de 77 para 20...
a minha ideia seria bolar alguma serpentina ou uma camisa pela qual passasse o liquido do banco ou do proprio condensador e ficasse por fora do fermentador, para não ter a necessidade de entrar em contato com o mosto, menos trabalho pra limpar, menos perigo de alguma intoxicaçãom se desse pra fazer sem um banco frio seria mais maravilhoso ainda, mas tenho meu receio da dilatação/retração dos materiais...
Opa,

Os 115l para reduzir 30l de 97 para 20 bateu. Se forem só 10l de cerveja De 97 para 20, então vc está correto, precisará de 38,5l a 0° para fazer essa variação.

Quanto a serpentina estar por fora, não há nenhum problema, desde que ela esteja bem isolada, o que garante a total transferência de frio.
 
Projeto fantástico, parabéns!

Aproveitando o tópico, gostaria da opinião e sugestões de vocês para um projeto. Tenho uma geladeira da qual desmontei o congelador para aumentar sua eficiência térmica e usá-la como kegerator. Mas me veio uma ideia de remontar o congelador e usá-lo como um "banco de glicol" de baixo custo, mantendo ainda a funcionalidade do meu kegerator.

A ideia consiste num reservatório de plástico com água e álcool dentro do congelador e uma caixa térmica fora da geladeira com o fermentador, água, álcool e uma bombinha hidráulica.

A bomba puxaria o líquido quente da caixa térmica de volta para a parte de baixo do "banco" no congelador, e este, conforme fosse enchendo, transbordaria pelo cano de cor preta e o líquido gelado voltaria para o fundo do fermentador.

Para a água não retornar continuamente pela tubulação da bomba (marrom), pensei em uma válvula solenoide, que fosse acionada juntamente com a bomba para evitar o refluxo. O que acham?
 

Attachments

  • 20200915_214943.jpg
    20200915_214943.jpg
    45.7 KB · Views: 57
  • PROJETO.png
    PROJETO.png
    12.9 KB · Views: 58
Projeto fantástico, parabéns!

Aproveitando o tópico, gostaria da opinião e sugestões de vocês para um projeto. Tenho uma geladeira da qual desmontei o congelador para aumentar sua eficiência térmica e usá-la como kegerator. Mas me veio uma ideia de remontar o congelador e usá-lo como um "banco de glicol" de baixo custo, mantendo ainda a funcionalidade do meu kegerator.

A ideia consiste num reservatório de plástico com água e álcool dentro do congelador e uma caixa térmica fora da geladeira com o fermentador, água, álcool e uma bombinha hidráulica.

A bomba puxaria o líquido quente da caixa térmica de volta para a parte de baixo do "banco" no congelador, e este, conforme fosse enchendo, transbordaria pelo cano de cor preta e o líquido gelado voltaria para o fundo do fermentador.

Para a água não retornar continuamente pela tubulação da bomba (marrom), pensei em uma válvula solenoide, que fosse acionada juntamente com a bomba para evitar o refluxo. O que acham?

Amigo funciona sim, já fiz os testes Aki e agora estou migrando para a versão final já com os ajustes, a única diferença é que vou usar serpentina no fermentador. Fiz o controlador integrado para vc ter a função do kegerator e ou cold e a fermentação externa. Dá uma olhada no tópico sobre o controlador.

https://www.homebrewtalk.com.br/thr...baixo-custo-com-aplicativo-no-celular.415376/
Banco.jpeg


No app de controle vc poderá selecionar o sensor que irá monitorar o fermentador e a geladeira, podendo inclusive usar como sensor do formentador externo para controlar a bomba um iSpindel. Na tela principal do App vc terá os graficos tanto do interior da geladeira quanto do fermentador.

Tela2.jpeg
Tela1.jpeg


Taí, se tiver alguma ideia da um toque e aproveita que está em desenvolvimento.
Ahh todo o sistema já está integrado com o BrewFather, alimentando o grafico tbm do app.

Abraço e boas brejas!!
 
Fantástico! Comecei a acompanhar o seu tópico. Quantos graus conseguiu abaixar em seus testes? Fermentando quantos litros?
 
Fantástico! Comecei a acompanhar o seu tópico. Quantos graus conseguiu abaixar em seus testes? Fermentando quantos litros?

No primeiro teste que fiz, tubo na gambi, consegui baixar de 22ºC para 5ºC em 12 horas um total de 30 litros. Agora vou refazer os testes com uma isolação térmica mais adequada. Assim que testar posto os resultados.
 
Projeto fantástico, parabéns!

Aproveitando o tópico, gostaria da opinião e sugestões de vocês para um projeto. Tenho uma geladeira da qual desmontei o congelador para aumentar sua eficiência térmica e usá-la como kegerator. Mas me veio uma ideia de remontar o congelador e usá-lo como um "banco de glicol" de baixo custo, mantendo ainda a funcionalidade do meu kegerator.

A ideia consiste num reservatório de plástico com água e álcool dentro do congelador e uma caixa térmica fora da geladeira com o fermentador, água, álcool e uma bombinha hidráulica.

A bomba puxaria o líquido quente da caixa térmica de volta para a parte de baixo do "banco" no congelador, e este, conforme fosse enchendo, transbordaria pelo cano de cor preta e o líquido gelado voltaria para o fundo do fermentador.

Para a água não retornar continuamente pela tubulação da bomba (marrom), pensei em uma válvula solenoide, que fosse acionada juntamente com a bomba para evitar o refluxo. O que acham?

Olá amigo, você não precisa da válvula solenoide, é só colocar a entrada da tubulação marrom mais alta do que a preta dentro da caixa, assim o nível de água dentro dessa caixa vai ficar sempre abaixo da tubulação marrom e ela não vai ter risco de retorno.

Obs: tome cuidado com o diâmetro da tubulação preta, pois dependendo da vazão da sua bomba, pode ser que o transbordo não dê conta de mandar toda a água de volta para a caixa do fermentador.
 

Latest posts

Back
Top