Baixo rendimento single vessel como melhorar?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

FernandoAugusto

Well-Known Member
Joined
May 9, 2015
Messages
339
Reaction score
77
Pessoal tenho uma single vessel de 30lt que não consigo aumentar a eficiência de jeito nenhum. Não tá passando dos 55%. Já fiz de tudo, melhorei a lavagem, moei mais fino. Mudei proporções de água primária e de lavagem. E sua eficiência não tá passando dos 55%. Uma breja que era para ficar com OG de 1050 tá ficando com 1040 no maximo.
O que poderia ser? Talvez pensei que a bomba chuger talvez perdeu um pouco da potência e com isso recircula menos água no cesto com malte. Será que pode ser isso?
Ou tem haver com as paradas da bomba na mosturação. Ela tá programada a parar a cada 5 min por 3 min. Será que se eu deixar ela bombeando direto na mosturação melhora a eficiência?

Valeu galera
 
Pessoal tenho uma single vessel de 30lt que não consigo aumentar a eficiência de jeito nenhum. Não tá passando dos 55%. Já fiz de tudo, melhorei a lavagem, moei mais fino. Mudei proporções de água primária e de lavagem. E sua eficiência não tá passando dos 55%. Uma breja que era para ficar com OG de 1050 tá ficando com 1040 no maximo.
O que poderia ser? Talvez pensei que a bomba chuger talvez perdeu um pouco da potência e com isso recircula menos água no cesto com malte. Será que pode ser isso?
Ou tem haver com as paradas da bomba na mosturação. Ela tá programada a parar a cada 5 min por 3 min. Será que se eu deixar ela bombeando direto na mosturação melhora a eficiência?

Valeu galera

tu ta fazendo mostura de quantos minutos?
 
Ela tá programada a parar a cada 5 min por 3 min. Será que se eu deixar ela bombeando direto na mosturação melhora a eficiência?

Valeu galera

Porque isso?

A minha fica ligada durante 90 minutos sem parar. Esquenta bastante, mas não vejo como problema.
 
Porque isso?

A minha fica ligada durante 90 minutos sem parar. Esquenta bastante, mas não vejo como problema.


Fui orientado pelo fabricante a deixar assim, para não forçar a bomba. Na próxima vou mudar a programação para ficar bombeando direto. Será que vai aumentar a eficiência?
 
Se você faz lavagem já deixa de ser single vessel não? Afinal onde vc vai esquentar a água enquanto ainda tem a mostura rolando? Ou você faz a lavagem com água fria?

Essa eficiência é a final ou a pré fervura?
 
Se você faz lavagem já deixa de ser single vessel não? Afinal onde vc vai esquentar a água enquanto ainda tem a mostura rolando? Ou você faz a lavagem com água fria?

Essa eficiência é a final ou a pré fervura?

Esquento a água em outra panela no fogão para lavagem. Essa eficiência é a final.
 
Oi Fernando.

Eu também tenho o mesmo "problema". Faço cerveja BIAB há mais de 2 anos e minha eficiência final é de 55%, as vezes um pouco melhor, as vezes um pouco pior.

Não sei se pode ser alguma coisa relacionada ao ph da água. Nunca fiz um teste, mas tenho a impressão que a água aqui de casa é muito alcalina e, mesmo na mosturação, o ph fica um pouco acima do ideal.
 
Oi Fernando.

Eu também tenho o mesmo "problema". Faço cerveja BIAB há mais de 2 anos e minha eficiência final é de 55%, as vezes um pouco melhor, as vezes um pouco pior.

Não sei se pode ser alguma coisa relacionada ao ph da água. Nunca fiz um teste, mas tenho a impressão que a água aqui de casa é muito alcalina e, mesmo na mosturação, o ph fica um pouco acima do ideal.

Então, o pH da minha água é 5,2 . porém é uma água muito mole, muito leve. Água mole leva tb a menores eficiência?
 
Bem, você tem que ver então aonde você tá perdendo eficiência.

Quantos litros ficam pra trás com o trub? Qual a sua eficiência de conversão? Será que não tá criando algum channeling na lavagem?

O pH da água não quer dizer muita coisa em termos de conversão, o pH do mosto é que sim
 
Então com o trub não fica nem 1lt. Problema com o malte não deve ser né, pois uso sempre o malte base pilsen da agrária. Pode ser sim que esteja criando um canal na lavagem. Pois deu uma mexida nos grãos dentro do cesto durante a lavagem. Não irei fazer isso na próxima brassagem pra ver se melhora. Bom medi OG depois da mostura e deu a 75 graus 1025. Ou seja daria 1048 a 20 graus. A estimativa da OG antes fervura era para dar 1044 . Com isso realmente acho que meu problema tá na lavagem né.
 
Bom medi OG depois da mostura e deu a 75 graus 1025. Ou seja daria 1048 a 20 graus. A estimativa da OG antes fervura era para dar 1044 . Com isso realmente acho que meu problema tá na lavagem né.

Depois da mostura é antes da lavagem? Quantos l/kg? Homogeneizou o mosto misturando? Ou extraiu esse primeiro mosto sem diluir pra fazer essa medição?
 
Depois da mostura é antes da lavagem? Quantos l/kg? Homogeneizou o mosto misturando? Ou extraiu esse primeiro mosto sem diluir pra fazer essa medição?

Isso msm extrair o mosto antes da lavagem fiz a medição. Usei uns 4lt/kg. Mas já usei 2,5lt/kg e a eficiência tb foi baixa. Dessa vez usei mais água com a intenção de o cesto ficar quase todo imerso no mosto, para manter melhor a temperatura de mosturação. Como a panela fica recirculando essa homogenização já acontece no processo de mosturação
 
Isso msm extrair o mosto antes da lavagem fiz a medição. Usei uns 4lt/kg. Mas já usei 2,5lt/kg e a eficiência tb foi baixa. Dessa vez usei mais água com a intenção de o cesto ficar quase todo imerso no mosto, para manter melhor a temperatura de mosturação. Como a panela fica recirculando essa homogenização já acontece no processo de mosturação

Então, se você usou 4l/kg e o mosto resultante foi 1.048, você obteve por volta de 72.7% de conversão seguindo essa tabela abaixo(100% de conversão significaria 1.066 nesse volume/peso):

http://www.braukaiser.com/wiki/inde...ng_Efficiency#Measuring_conversion_efficiency

Provavelmente seu problema está aí. se você tem 31l e manda 30l pro fermentador, com 55% no fermentador, sua eficiência no final da fervura seria 56.8%. Ou seja, se X é a eficiência de lavagem, 72.7%*X=56.8%. Logo X=78.13%.

O que isso quer dizer? SE sua eficiência de conversão fosse 100%, você terminaria com 78.13% de eficiência pré fervura.

Agora resta averiguar se seus números estão certinhos mesmo e testar melhor, só quem pode fazer isso é você, mas se tiver entendido o que eu quis dizer com as minhas contas(o link que passei explica bem melhor) você pode averiguar se é isso mesmo e procurar formas de melhorar sua mostura.

Talvez seu pH não esteja sendo ideal, se você sabe o perfil dela você pode usar uma tabela como a Bru'n Water, é o que eu faço, assumo que minha água é destilada(coloco 0 nos sais) porque ela é MUITO leve também, e uso a tabela pra alcançar uns 5.4 de pH. O ideal é saber os valores, e testar com um bom pHmetro(não aqueles baratos da China, nem aquelas tiras de pH) mas tenho conseguido conversão completa, geralmente consigo ajustar o pH só adicionando os sais mesmo(CaCl2 e CaSO4), quando necessário deixo pra adicionar na fervura ou na água de sparge, se for descer demais o pH.
 
Então, pelo que entendi o ideal é ter 100 de eficiência na mosturação, certo? Que no meu caso teria que ter dado 1066. Sendo assim eu conseguiria uma eficiência em torno de 78% se a eficiência da minha mosturação fosse 100%. Portanto tenho algum problema na mosturação. Poder ser o PH ou então a moagem dos grãos. Pois o problema não está na temperatura nem no tempo. Valeu as informações e vou estudar com tempo esse artigo que enviou.
 
Então, pelo que entendi o ideal é ter 100 de eficiência na mosturação, certo? Que no meu caso teria que ter dado 1066. Sendo assim eu conseguiria uma eficiência em torno de 78% se a eficiência da minha mosturação fosse 100%. Portanto tenho algum problema na mosturação. Poder ser o PH ou então a moagem dos grãos. Pois o problema não está na temperatura nem no tempo. Valeu as informações e vou estudar com tempo esse artigo que enviou.

Isso, eu chutaria ser o pH ou moagem mesmo, já é um lugar pra começar... Se não for, volta aqui e posta de novo!
 
Isso, eu chutaria ser o pH ou moagem mesmo, já é um lugar pra começar... Se não for, volta aqui e posta de novo!

Mas aqui, não seria praticamente impossível alcançar 100%de eficiência na mosturação? Uma vez que o processo de moagem nau é perfeito e sempre fica grãos sem serem quebrados. Portanto o ideal seria alcançar no mínimo 90%de eficiência na mosturação, certo?
 
Isso, eu chutaria ser o pH ou moagem mesmo, já é um lugar pra começar... Se não for, volta aqui e posta de novo!

Então André, to mais desconfiado que é o fluxo de água dentro do cesto. Pois o pH da água é entre 5,2 e 5,5. E a moagem é feita onde compro os malte aqui na casa olec (se fosse moagem todos que compram lá estariam reclamando do rendimento).
Sendo assim acho que a água está percorrendo canais de de menor resistência. Aí fica parte do malte sem ser completamente banhado pela água. Minha idéia e deixar o cesto levantado e fazer a umidificação do malte com água a 40 graus até começar a escorrer água uniformemente na parte de baixo do cesto. Para aí sim abaixar o cesto e fazer o bombeamento da água pelo malte do cesto e iniciar a mosturação.
Vamos ver se assim melhora o rendimento.

Valeu
 
Então André, to mais desconfiado que é o fluxo de água dentro do cesto. Pois o pH da água é entre 5,2 e 5,5. E a moagem é feita onde compro os malte aqui na casa olec (se fosse moagem todos que compram lá estariam reclamando do rendimento).
Sendo assim acho que a água está percorrendo canais de de menor resistência. Aí fica parte do malte sem ser completamente banhado pela água. Minha idéia e deixar o cesto levantado e fazer a umidificação do malte com água a 40 graus até começar a escorrer água uniformemente na parte de baixo do cesto. Para aí sim abaixar o cesto e fazer o bombeamento da água pelo malte do cesto e iniciar a mosturação.
Vamos ver se assim melhora o rendimento.

Valeu

O pH da água não importa muito pra mostura, o pH do mosto durante a mostura que é importante.
 
O pH da água não importa muito pra mostura, o pH do mosto durante a mostura que é importante.
Sim, mas como não usei maltes especiais é bem provável do PH do mosto estar na faixa boa. Vou fazer a análise da minha água, pois uso água mineral de nascente própria, para estimar o PH do mosto...
 
Back
Top