Baixa eficiência

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Valtert, achei a informação do rótulo da água que vou comprar e fiz o teste aqui. Segundo a calculadora, o pH da mostura vai ficar 5.65. Será que teria problema um pH assim? Acho que é por causa do pH da água que é 7.7. Vou tentar conseguir uma com o pH mais baixo pra ver se consigo ficar dentro da faixa de 5.1 e 5.5.

Muito obrigado novamente!
Abraços!
 
Valtert, achei a informação do rótulo da água que vou comprar e fiz o teste aqui. Segundo a calculadora, o pH da mostura vai ficar 5.65. Será que teria problema um pH assim? Acho que é por causa do pH da água que é 7.7. Vou tentar conseguir uma com o pH mais baixo pra ver se consigo ficar dentro da faixa de 5.1 e 5.5.

Muito obrigado novamente!
Abraços!


Fiz uma rápida pesquisa e percebi que é mesmo difícil encontrar água mineral com pH abaixo de 7 no RS.
No site da Associação de Distribuidores do Estado tem as marcas listadas e onde é possível verificar a informação, só uma é abaixo de 7 (Versant 6,66)

http://adamrs.wordpress.com/2011/06/10/fontes-de-agua-mineral-do-rgs/

Aqui no RJ acha-se abaixo de 6 com certa facilidade.

Para ajudar, segue um excelente post do Daniel Bode sobre o assunto:
http://henrikboden.blogspot.com.br/2011/01/ph-tudo-que-voce-precisa-saber-sobre.html

Abs e boa sorte na solução!
 
Fiz uma rápida pesquisa e percebi que é mesmo difícil encontrar água mineral com pH abaixo de 7 no RS.
No site da Associação de Distribuidores do Estado tem as marcas listadas e onde é possível verificar a informação, só uma é abaixo de 7 (Versant 6,66)

http://adamrs.wordpress.com/2011/06/10/fontes-de-agua-mineral-do-rgs/

Aqui no RJ acha-se abaixo de 6 com certa facilidade.

Para ajudar, segue um excelente post do Daniel Bode sobre o assunto:
http://henrikboden.blogspot.com.br/2011/01/ph-tudo-que-voce-precisa-saber-sobre.html

Abs e boa sorte na solução!

Acho que essa questão do pH deve ser uma característica da água gaúcha então. Essa Versant eu nunca ouvi falar, acho que vou acabar optando pela Água da Pedra mesmo pois foi que eu achei para vender no super mercado.

Com a calculadora do Brewer's Friend e as informações oficiais da água, cheguei a uma mosturação com pH 5.59. Acho que assim está dentro da faixa.

Agora é caprichar na moagem (vou moer 3 vezes por via das dúvidas) e ver o resultado.

Muito obrigado!
Abraços!
 
No geral, se usar água com pH até 7, estourando uns 7,5, os grãos fazem o pH da mosturação baixar o suficiente pra ficar na faixa de 5.2 a 5.6, o que está ótimo.

Abraço,
 
No geral, se usar água com pH até 7, estourando uns 7,5, os grãos fazem o pH da mosturação baixar o suficiente pra ficar na faixa de 5.2 a 5.6, o que está ótimo.

Abraço,

Pois é, Guenther! A água que eu utilizei tinha pH 7,2 e o pH da mosturação, segundo a calculadora do Brewer's Friend ficou 5,6.

Abraços!
 
Hoje fiz uma brassagem utilizando água mineral e moendo decentemente o malte. Acho que finalmente aprendi a ajustar o moinho Guzzo. Antes eu girava os dois parafusos do lado da alça e apertava aquela espécie de arruela na frente mas não resolvia. Agora entendi que o que tem que girar é aquele parafuso, consegui ajustar pra uma moagem bem fina, ai fui ajustando.

Segue uma foto da moagem:

yHD3Xlg.png


Vocês acham que está ok?

Quando a cerveja, fiz uma receita de uma Imperial IPA de 6 litros pra testar a questão da água e da moagem e fiz sem lavagem mesmo, utilizando praticamente toda água na mosturação. A receita tinha OG 1.079 com 65% de eficiência e atingi 1.072. Como fiz sem lavagem e minha panela não comportou os 12 litros de água previstos para a mosturação, acabei tendo que utilizar 10 litros e depois 2 litros no mash out.

Pelo cálculo do Brewer's Friend, minha eficiência foi de 62%, o que tá bem aceitável tendo em vista esses fatos que expliquei acima.

Fico aliviado em ter resolvido o problema, isso já estava me desmotivando a fazer cerveja, já que sempre ficava muito abaixo do planejado. Agora vou comprar uma panela nova com fundo falso e abandonar essa panela de 15 litros da Alquimia da Cerveja e a mash bag. Também vou investir mês que vem em um frigobar para controlar a temperatura de fermentação e poder produzir cervejas legais.

Muito obrigado a todos que ajudaram a solucionar o problema!
Abraços!
 
Fala Camarada!

tive o mesmo problema que vc, e o maior fator disso é a quantidade de agua usada.
percebi que vc usa para calcular sua quantidade de agua aquele fator de 2,5 l /kg.
em cervejas de og até 1045 funciona de boa , mas cervejas com ogs mais altas como a que vc fez esse fator te induz ao erro. te dando um exemplo, na minha penultima brassagem fiz uma belgian blond e a og esperada era 1067.

meu total de graos foi 13,3kg, usando o fator 2,5 precisaria de 33,25l de agua para a mostura e mais 49,88l para a lavagem totalizando 83l de agua para a brassagem.
mas no beersmith quando vc faz a receita ele calcula a quantidade total de agua que vc ira precisar, e no meu caso estava marcando 64,4l.
nessa vez não me atentei a isso e o resultado foi, com 3 h de fervura uma og de 1052.

uma dica que me deram e repasso é a seguinte:

Quando for fazer a lavagem, faça aos poucos e sempre medindo, quando chegar a uma og esperada para antes da fervura, PARE, não use a agua toda sem medir a densidade..

espero ter ajudado !
 
Fala Camarada!

tive o mesmo problema que vc, e o maior fator disso é a quantidade de agua usada.
percebi que vc usa para calcular sua quantidade de agua aquele fator de 2,5 l /kg.
em cervejas de og até 1045 funciona de boa , mas cervejas com ogs mais altas como a que vc fez esse fator te induz ao erro. te dando um exemplo, na minha penultima brassagem fiz uma belgian blond e a og esperada era 1067.

meu total de graos foi 13,3kg, usando o fator 2,5 precisaria de 33,25l de agua para a mostura e mais 49,88l para a lavagem totalizando 83l de agua para a brassagem.
mas no beersmith quando vc faz a receita ele calcula a quantidade total de agua que vc ira precisar, e no meu caso estava marcando 64,4l.
nessa vez não me atentei a isso e o resultado foi, com 3 h de fervura uma og de 1052.

uma dica que me deram e repasso é a seguinte:

Quando for fazer a lavagem, faça aos poucos e sempre medindo, quando chegar a uma og esperada para antes da fervura, PARE, não use a agua toda sem medir a densidade..

espero ter ajudado !

Já ouvi falar sobre parar a lavagem quando o mosto estiver saindo a 1015-1020. Seria isso?
 
não necessariamente isso, tipo, vc espera ter uma og de 1060, faz a lavagem até mais ou menos seu mosto estiver com 1055 ou 1053 que apos a fervura terá mais ou menos 1060 de densidade entendeu?
 
Vejo basicamente duas formas de ter controle sobre a pré-fervura e a lavagem. Em ambos os casos pra se obter um resultado decente é preciso ter um pouco de experiência com o equipamento, ou seja, conhecer as taxas de evaporação e perdas de volume, assim como ter o equipamento bem configurado no software.

Uma das formas é essa de ir controlando a densidade da lavagem até atingir o calculado pra pré-fervura, assim vc tem uma boa segurança de que irá atingir a OG estimada após a fervura, mas particularmente acho muito trabalhoso, ficar medindo a densidade o tempo todo durante a lavagem, ter que ficar homogeneizando o mosto, coletando, resfriando, calculando... ainda mais se for densímetro.

A outra forma é de controlar o volume. Assim como no caso da OG, vc já tem o número de litros calculado pelo software, ou seja, vc ja sabe quanto q vc precisa em litros pré-fervura. Acho assim muito mais fácil porque vc pode ir acompanhando com uma régua ou um medidor de nível, ou marcações na panela, sem precisar medir e calcular amostras o tempo todo. Essa forma vai te dar um resultado preciso de volume no final da fervura, mas pode te dar menos precisão do que o método anterior quanto à OG.

Na verdade, quando vc vai desenvolvendo sua técnica de fazer a cerveja, cria repetitibilidade, e vai conhecendo o equipamento, as margens de erro vão diminuindo e sua precisão, tanto em OG quanto volume finais vão melhorando.

A relação entre OG e a hora de parar a lavagem tem a ver basicamente com o pH da água. Quanto mais vc lava, mais o pH vai subindo e saindo daquela margem de 5.2-5.4. Se subir muito, corre o risco de extrair taninos dos grãos e deixar um gosto adstringente na cerveja. A medida de OG não é a correta pra determinar quando parar e sim o pH, porque isso pode variar muito de acordo com a composição dos grãos usados na receita ou o próprio perfil mineral da água. Essa medida de OG serve apenas como uma "regra geral", também já se ouviu falar numa proporção de litros de lavagem x litros de mosturação que não deveria ser ultrapassada, pra que o mesmo não acontecesse, eu não lembro qual seria... na verdade não me preocupo muito com isso... só cuido pra "não lavar demais". quanto é isso? é o valor q eu descobri lavando demais...

Abraços
 
Fala Camarada!

tive o mesmo problema que vc, e o maior fator disso é a quantidade de agua usada.
percebi que vc usa para calcular sua quantidade de agua aquele fator de 2,5 l /kg.
em cervejas de og até 1045 funciona de boa , mas cervejas com ogs mais altas como a que vc fez esse fator te induz ao erro. te dando um exemplo, na minha penultima brassagem fiz uma belgian blond e a og esperada era 1067.

meu total de graos foi 13,3kg, usando o fator 2,5 precisaria de 33,25l de agua para a mostura e mais 49,88l para a lavagem totalizando 83l de agua para a brassagem.
mas no beersmith quando vc faz a receita ele calcula a quantidade total de agua que vc ira precisar, e no meu caso estava marcando 64,4l.
nessa vez não me atentei a isso e o resultado foi, com 3 h de fervura uma og de 1052.

uma dica que me deram e repasso é a seguinte:

Quando for fazer a lavagem, faça aos poucos e sempre medindo, quando chegar a uma og esperada para antes da fervura, PARE, não use a agua toda sem medir a densidade..

espero ter ajudado !

Opa! Interessante isso. Já tinha lido por cima sobre isso de parar de lavar assim que atingir a OG estimada pré-fervura. Mas por um lado, tem um lado ruim isso, pois pode ser que tenha diferenças de cor e amargor do que o que foi planejado, mantendo apenas o teor alcóolico.

Eu na última brassagem fiz sem lavagem, usando toda a água de uma vez (cerca de 5 litros por kg) e pretendo seguir fazendo assim pra levas de cerca de 7 litros. Aí quando quiser fazer levas maiores eu lavo, ou então até pra fazer duas cervejas diferentes da mesma mosturação.

Muito obrigado pelas dicas!
Abraços!
 
Sempre uso os valores citados no BS2, mas tenho ele calibrado certinho, quando faço a lavagem com toda a água e não consegui atingir a OG esperada é porque não tive a eficiência esperada da minha brasagem, se eu parar de lavar quando atingir a OG esperada irei levar para a fervura menos mosto e com a evaporação irei atingir a gravidade esperada porem com menos mosto ainda, consegui corrigir estes problemas trabalhando bem a moagem e brasagem então lavo com toda a água calculada e consigo a gravidade esperada, para receitas que repito sempre fico bem perto do esperado, mas convenhamos que repetir uma receita na panela não é algo que sempre da certo por diversos fatores. abraço
 
Eu praticamente sempre simplesmente cuido a quantidade de mosto acumulado na panela de fervura para atingir o volume pré-fervura que quero, conhecendo razoavelmente sua eficiência, a variação de OG é mínima. Fazendo isso, quanto uso de água pra lavar? Não sei... eu simplesmente abstraio isso, basta ter água suficiente, e parar de lavar/filtrar quando atingir o volume de mosto que se quer. Raramente eu vejo alguém seguir essas dicas de "use X litros na lavagem" e acertar. Já quem simplesmente cuida o volume de mosto gerado, acerta sempre.

Abraço,
 
Obrigado camarada ! segui essa dica de controlar o volume pré fervura e obtive um total de 81% de eficiencia na mostura.
att
 
t
Diogenes, eu normalmente aqueço a água até uns 75 graus (de acordo com a calculadora do Brewersfriend), adiciono o malte, mexo até homogenizar e se a temperatura estiver ok, tampo a panela e deixo quieta.

Vou tentar ajustar melhor o moinho também, vai que seja esse o problema. Por via das dúvidas, tô pensando em começar a comprar malte moído e estocar em galões de 5 litros de água vazios com bolsas de silica gel pra absorver a umidade.

A última receita que eu utilizei era a seguinte, pra 10 litros com eficiência estimada de 65%:

OG: 1.060
IBU: 65

2,5kg de Pilsen Weyermann
0,3kg de Chateau Crystal

6g Cascade (first wort hopping)
15g Columbus 30 min
15g Cascade 7 min
20g Cascade 0 min

2,5L de água por kg de malte para a mosturação (90 min a 67 graus + mash out)
10 litros de água a 75 graus para batch sparge

Acabei atingindo 1.033 de OG antes da fervura e cerca de 1.040-1.045 pós fervura, sendo que na fervura adicionei 200g de açúcar pra aumentar um pouco a OG.
Abraços!

Muito obrigado.
Abraços!

To tendo o mesmo problema depois que troquei de equipamento... Vc resolveu??
 
Back
Top