Baixa atenuação fermento S04

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

FernandoAugusto

Well-Known Member
Joined
May 9, 2015
Messages
339
Reaction score
77
Galera tô fermentando uma breja que usei o fermento S04 para experimentar. Porém achei a atenuação muito baixa. Parou no 1018 e não abaixa mais. Fiz a fermentação primária a 18 graus e terminei a secundária em 22 graus.
Esse fermento é assim msm? Usei 2 saches para 30 lts.
 
Galera tô fermentando uma breja que usei o fermento S04 para experimentar. Porém achei a atenuação muito baixa. Parou no 1018 e não abaixa mais. Fiz a fermentação primária a 18 graus e terminei a secundária em 22 graus.
Esse fermento é assim msm? Usei 2 saches para 30 lts.

Qual a OG?
 
Galera tô fermentando uma breja que usei o fermento S04 para experimentar. Porém achei a atenuação muito baixa. Parou no 1018 e não abaixa mais. Fiz a fermentação primária a 18 graus e terminei a secundária em 22 graus.
Esse fermento é assim msm? Usei 2 saches para 30 lts.


Hidratou corretamente antes de jogar na cerveja (pergunta clássica essa...)

S04 não é um fermento de alta atenuação igual ao US-05, porém, quando bem tratado (hidratação, pitch rate correto, pouca variação de temperatura), geralmente ele faz o que tem que fazer e faz rápido.

Quase sempre, ele finaliza em 1012 ~ 1014, o que faz dele meu fermento favorito para a maioria dos estilos que eu gosto de fazer, pois o lag time é baixo e a previsibilidade do resultado final é alta.
 
Passei por uma situação similar, porém não sei se a explicação é a mesma. Já parou para se perguntar se ainda há fermentáveis ?!
Atenuação baixa nem sempre é culpa do fermento. Se não tem mais nada fermentavel na cerveja, não tem como haver atenuação. À propósito já tive atenuação de 1040 para 1010 em 35litros de cerveja com 2 pacotes do mesmo fermento usando temperaturas parecidas.
 
Então galera hidratei direitinho, mosturação a 66 graus, minha expectativa era para ter atenuado bem. Sempre que usei o US5 nas mesmas condições atenuou em 5 dias entre 1010 e 1015.
Por isso to achando que é problema no fermento. Aliás fiz no msm dia uma breja com o US5 e ela atenuou até 1010 e a que usei o S04 atenuou até 1018 ambas com 2 saches hidratados.
 
Pessoal,

Eu fiz uma Stout (10l) e adicionei rapadura. Minha OG deu 1.072. Fiz o Starter da levedura US 04 e adicionei ao mosto (acho que areei pouco. Apenas despejei o conteúdo da panela para o balde de uma altura de meio metro). Já se passou um dia e meio e até agora nada de fermentação. Foi a primeira vez q usei o US 04. Foi a primeira vez tb que fiz a Stout. Nas minhas outras brassagens tudo sempre funcionou bem com o US 05. Alguém em têm ideia do que possa ter acontecido? Uso outro pacote de US 04? Dou uma chacoalhada no balde para acordar as leveduras? Rsrs desde já agradeço!

Abraço,

Paulo Politano
 
Cara, o S-04 atenua menos mesmo... Fiz uma Oatmeal Stout e saiu de 1065 e caiu em 1018.
As vezes a sua temperatura de brassagem não ajudou muito. Talvez devesse ter brassado a 63, por ai...
 
Pessoal,

Eu fiz uma Stout (10l) e adicionei rapadura. Minha OG deu 1.072. Fiz o Starter da levedura US 04 e adicionei ao mosto (acho que areei pouco. Apenas despejei o conteúdo da panela para o balde de uma altura de meio metro). Já se passou um dia e meio e até agora nada de fermentação. Foi a primeira vez q usei o US 04. Foi a primeira vez tb que fiz a Stout. Nas minhas outras brassagens tudo sempre funcionou bem com o US 05. Alguém em têm ideia do que possa ter acontecido? Uso outro pacote de US 04? Dou uma chacoalhada no balde para acordar as leveduras? Rsrs desde já agradeço!

Abraço,

Paulo Politano
E lá se vamos nos...

Como você mediu para afirmar que não houve nada de fermentação?

Usou densimetro?

Sent from my Moto G using Tapatalk
 
Pois é Jefferson,

Essa é a minha dúvida. Eu estou "acostumado" , já no segundo dia, com o fermento já trabalhando em alta. De qualquer maneira eu acabei de abrir o balde vi que começou a borbulhar. Por sinal a cerveja promete. Eu fiquei na dúvida pela demora... Vou continuar a observar a evolução. Meu receio foi na aeração do mosto...

Abraço e obrigado!
 
Olá, aproveitando, tive problemas na minha última strong bitter. Vou colocar as anotações aqui.

Pitching a uns 22 graus, e a cerveja foi colocada dentro de uma geladeira desligada que ficou a 21 graus. Não tenho controle de temperatura do mosto. Logo acho que foi mais de 24 com o calor gerado pela fermentação que vigorosa.

Aug 6, 3: 30 PM - Unfermented wort OG: 1.058 (14.7° Brix)
Aug 7, 11:50 AM - Fermenting wort OG: 1.034 (10.5° Brix)
Aug 7, 10:30 AM - Fermenting wort OG: 1.022 (9° Brix)
Aug 8, 7:30 AM - Fermenting wort OG: 1.022 (9° Brix)
Aug 8, 9:40 PM - Fermenting wort OG: 1.022 (9° Brix)
Aug 9, 12:40 PM - Fermenting wort OG: 1.022 (9° Brix)
Aug 10, 9:40 AM - Fermenting wort OG: 1.022 (9° Brix)
End of Primary @ 21 °C - Atenuation: 62%
Aug 14, 10:20 AM - Fermenting wort OG: 1.021 (8.9° Brix); End of Secondary @ 21 °C; Geladeira Ligada no máximo: 5°C
Aug 26, 9:20 AM - gelatina 12g em 200 mL
Aug 28, 9:00 PM - priming com acucar invertido 85g, engarrafado um total de 14 L.

A cerveja ficou com MUITO diacetil! Tomável, mas com o off flavor bem acima de qualquer aceitável.

Comprei o TIC e vou fazer a mesma receita mas com controle de temperatura de fermentação.

Se eu começar a 18 na primária e fazer a secundaria a 21 vai ficar legal? Descanso de diacetil normalmente não é feito em Ale, mas tô cabreiro.


Enviado do meu iPad usando Tapatalk
 
Tive o mesmo problema com o S-04 na minha Brown Porter. A densidade inicial foi 1051 e a final de 1019. O fermento no fundo do fermentador ficou com cheiro um pouco forte. Fiz fermentação e maturação nas temperaturas corretas. Sanitização com iodofor e álcool 70. Fiz priming com 7g de açúcar por litro. Ficou com o gosto ótimo, porém quase choca. Alguém sabe se isso é comum com o S-04?
 
Ressuscitando o tópico.

Estou com problema de atenuação com o S-04 também. Primeira brassagem utilizando esse fermento, geralmente usava o US-05.
Minha FG está batendo 1028 (dia 16/04), quando deveria estar próximo de 1012.

- Brassagem dia 08/04 de 30L
- OG 1055
- 2 pacotes de Fermento devidamente hidratado e inoculado em uns 25°C.
- Mostro bem aerado
- Estou medindo com refratômetro, mas aplicando as devidas correções.

Nos primeiros 4 dias deixei em uma temperatura de aproximadamente 15°C . Talvez esteja aqui o problema, por ter permanecido uma temperatura baixa por muito tempo.
A levedura trabalhou muito nos primeiros 4 dias, a garrafa com sanitizante fica borbulhando bem desde do dia 08/04 a noite. A partir do 4 dia fui aumentando 1 grau por dia.

Ontem (15/04), na tentativa de retornar a fermentação, dei uma balançada no recipiente e deixei na temperatura de 22°C . Hoje ao medir tinha abaixado muito pouco.

Será que resolveria comprar mais um pacote de S-04 e adicionar no mosto?
 
Kame,

Qual foi sua temperatura de mosturação?

Acho que seu caso se trata de uma combinação de baixa temperatura de fermentação, levedura não tão atenuante (faixa dos 75%), com alta floculação e compactação e entendo que certo underpitching (eu teria usado 3 pacotes ou feito starter após a hidratação).

Se fosse minha cerveja (e considerando que a mostura foi em temperatura aceitável pra buscar atenuação na faixa de 1.012-1.014), usaria uma levedura neutra tipo us-05 pra terminar o serviço.

Abs
 
Kame,

Qual foi sua temperatura de mosturação?

Acho que seu caso se trata de uma combinação de baixa temperatura de fermentação, levedura não tão atenuante (faixa dos 75%), com alta floculação e compactação e entendo que certo underpitching (eu teria usado 3 pacotes ou feito starter após a hidratação).

Se fosse minha cerveja (e considerando que a mostura foi em temperatura aceitável pra buscar atenuação na faixa de 1.012-1.014), usaria uma levedura neutra tipo us-05 pra terminar o serviço.

Abs


Minha mosturação foi feita em 68°C, creio que nessa faixa ele deve gerar mais açucares menos fermentáveis, mas mesmo assim acho que a atenuação foi bem pequena.
Eu usei 2 pacotes de levedura seguindo a recomendação do beersmith, talvez usando 3 poderia ter sido melhor para o caso dessa levedura não estar tão saudável.

To pensando em colocar mais um pacote de levedura mesmo, se o açúcar restante for mais fermentável, ela acabaria com o serviço. Minha dúvida agora é quanto a aeração, visto que provavelmente o mosto não deve estar bem oxigenado.
 
Ressuscitando o tópico.

Estou com problema de atenuação com o S-04 também. Primeira brassagem utilizando esse fermento, geralmente usava o US-05.
Minha FG está batendo 1028 (dia 16/04), quando deveria estar próximo de 1012.

- Brassagem dia 08/04 de 30L
- OG 1055
- 2 pacotes de Fermento devidamente hidratado e inoculado em uns 25°C.
- Mostro bem aerado
- Estou medindo com refratômetro, mas aplicando as devidas correções.

Nos primeiros 4 dias deixei em uma temperatura de aproximadamente 15°C . Talvez esteja aqui o problema, por ter permanecido uma temperatura baixa por muito tempo.
A levedura trabalhou muito nos primeiros 4 dias, a garrafa com sanitizante fica borbulhando bem desde do dia 08/04 a noite. A partir do 4 dia fui aumentando 1 grau por dia.

Ontem (15/04), na tentativa de retornar a fermentação, dei uma balançada no recipiente e deixei na temperatura de 22°C . Hoje ao medir tinha abaixado muito pouco.

Será que resolveria comprar mais um pacote de S-04 e adicionar no mosto?

É parece, que não vai dar para recuperar. Tentei jogar um pacote de US-05 e nada de abaixar. No dia seguinte, peguei uma pá cervejeira, sanitizei, coloquei uma gotinha de azeite e mexi tudo, e também não fez diferença. Meti 50g de cascade para dar um aroma e vou tomar essa desgraça assim mesmo. :D
 
Back
Top