Bag para lúpulo

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

sidneivl

Member
Joined
Dec 29, 2016
Messages
23
Reaction score
5
Fala pessoal,

Esse final de semana fiz minha segunda brassagem, alguns amigos vieram aqui em casa para ver o processo e um comentou comigo que viu um vídeo de uma pessoa usando uma bag para colocar o lúpulo.

Assisti o vídeo, mas não mostra o final da brassagem.

A dúvida é, vale a pena ter uma bag para colocar o lúpulo e assim na hora do resfriamento para passar para o fermentador não precisar fazer o Whirlpool e filtrar com uma peneira cônica e tirar mais mosto do que o normal?

Abs
 
O lúpulo muitas vezes é menor parte do trub, pode ser que o bag reduza o volume mas o whirlpool segue sendo essencial pois evita a passagem de grandes aglomerados proteicos ao fermentador.
 
Fala pessoal,
A dúvida é, vale a pena ter uma bag para colocar o lúpulo e assim na hora do resfriamento para passar para o fermentador não precisar fazer o Whirlpool e filtrar com uma peneira cônica e tirar mais mosto do que o normal?

Abs
O Hop Bag ajuda a ter menos particulas suspensas, mas isso não quer dizer que voce não precise fazer o Whirlpool - Mesmo cervejas pouco lupuladas exigem então não vai ser diferente.

Acredito que elas podem influenciar (negativamente) na extração dos oleos, uma vez que o lupulo não está "dançando" no mosto, mas está numa clausura.

De qualquer forma não vejo porque usar Hop Bag quando não se tem uma quantidade massiva de lupulo que vai entupir sua bazooka.
Principios; se estou fazendo alta lupulagem, aceito certa turbidez porque deve ser uma IPA, se não tem tanto lupulo assim, não preciso da bag, e se de qualquer forma tenho que fazer Whirpool - Só vejo como mais um item a lavar rs...
 
Back
Top