Avaliem estas fotos

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Sidneienf

Active Member
Joined
Apr 13, 2016
Messages
36
Reaction score
8
Boa tarde Pessoal...

Antes de tudo, sou novo na "arte" da cerveja artesanal...

Procurei nos tópicos do forum algo parecido, mas ainda não encontrei.

Dias atrás diz uma IPA... engarrafei dia 23/04.

Para engarrafar fiz a trasfega com sifão para outro balde para fazer o priming. Até me pareceu tudo normal...

Observando as garrafas elas ficaram com um resíduo, tipo grumos na parede das garrafas. De diferente de outras levas, adicionei gelatina. Gostaria de ver se alguém teve experiência parecida para compartilhar comigo?!!!

Pelo que li não parece ser contaminação...

Detalhes da adição da gelatina... a cerveja estava fermentando a 25ºC. Baixei para 0ºC (termostato colado na parede do fermentador). Deixei nesta temperatura 4 dias e adicionei a gelatina conforme o tópico do Guenther. Deixei por 72 horas a 0ºC, fiz a trasfega e priming e envasei.

Agora as garrafas estão carbonatando a 16ºC... estou com problemas em deixar as garrafas em temperatura mais alta, pois aqui na minha cidade (Palmas-PR) está fazendo temperatura entre 0ºC e 8ºC. Para deixar a 16ºC, coloquei as garrafas na geladeira (isso mesmo, coloquei as garrafas na geladeira -desligada- para aquecer. kkkk) e a cada 8 horas (em média) coloco um recipiente com água fervente dentro da geladeira para que o vapor eleve a temperatura do interior da geladeira.

Será que depois de carbonatar, quando eu baixar a temperatura, estes grumos irão para o fundo?

Bom... será que alguém pode me ajudar sobre estes grumos ?!!

Desde já agradeço
 

Attachments

  • 20160430_162742.jpg
    20160430_162742.jpg
    143.1 KB · Views: 257
  • 20160430_162902.jpg
    20160430_162902.jpg
    204.4 KB · Views: 215
  • 20160430_162910.jpg
    20160430_162910.jpg
    155.1 KB · Views: 209
Sidnei bom dia,

Cara não sei te dar uma resposta certa, mas diria que deve ser contaminação, pois já uso a gelatina a tempos, e nunca vi este efeito ai.

Guilherme
 
Sidnei bom dia,

Cara não sei te dar uma resposta certa, mas diria que deve ser contaminação, pois já uso a gelatina a tempos, e nunca vi este efeito ai.

Guilherme

Obrigado pela contribuição Guilherme.

O que andei lendo, a contaminação forma uma espécie de filme esbranquiçado na parte superior do líquido... mas não descarto esta hipótese!

Você já teve problemas de contaminação? Caso positivo, quais características tinha?

Obrigado.
 
parece que não decantou bem o fermento a gelatina não fez o efeito que deveria agregou a cerveja ao invez de decantar... foi feito primming e na transfega acabou indo alguma parte de fermento junto .....
tempo de maturação muito curto muita levedura em suspensão.... pode ser alguma dessas respostas acima.. tem que provar para saber se está mesmo
 
Cara, abre e toma uma.. vc ja vai saber se contaminou ou nao..

Heheheh... tô loco pra abrir... mas vou deixar mais uma semana para ver se está carbonatando...

Quando abrir deixo o retorno aqui...

Obrigado pela contribuição:mug:
 
parece que não decantou bem o fermento a gelatina não fez o efeito que deveria agregou a cerveja ao invez de decantar... foi feito primming e na transfega acabou indo alguma parte de fermento junto .....
tempo de maturação muito curto muita levedura em suspensão.... pode ser alguma dessas respostas acima.. tem que provar para saber se está mesmo

Boa noite...

Tenho que aprimorar minha técnica de trasfega... me enrolei todo na hora de transferir com o sifão e com certeza sugou um pouco de fermento.

Mas sobre a tese de levedura em suspensão?! A cerveja está carbonatando em temperatura de 16ºC. Pretendo deixar assim por 3 semanas e depois descer a 0ºC. Se for o caso de levedura em suspensão, quando eu baixar a temperatura será que a tendência não é decantar estes grumos?!

Quanto a abrir uma... vou esperar um pouco mais e fazer o teste. Daí posto o resultado.

Obrigado pela contribuição. :mug:
 
Pessoal...

Como prometido, venho trazer um retorno do resultado da minha leva de IPA, que postei aqui com as fotos com grumos grudados na lateral da garrafa.

A cerveja ficou sensacional...

minha conclusão é que como deixei carbonatando a 16ºC os resíduos ficaram em suspensão e acredito com a adição da gelatina e trasfega mal realizada os grumos de lupulo com gelatina grudaram na garrafa.

Segue fotos do suco dos deuses...

Obrigado a todos que opinaram.
 

Attachments

  • 20160506_173017.jpg
    20160506_173017.jpg
    195.1 KB · Views: 162
  • 20160506_173534.jpg
    20160506_173534.jpg
    218.9 KB · Views: 157
  • 20160506_173600.jpg
    20160506_173600.jpg
    165.8 KB · Views: 158
  • 20160506_173609.jpg
    20160506_173609.jpg
    170.9 KB · Views: 157
Cara, que bom!
A cor da cerveja esta muito bonita, espuma persistente...nem dá pra reparar o detalhe!
Agora que já sabe o que aconteceu, é só caprichar na próxima!
Abraço.
 
Ficou lindona sua cerveja, meu caro!Não


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Mais um tópico parecido com o que está ocorrendo comigo. Quero dizer que minha cerveja está muito boa e o aroma ótimo. Só que só fica boa após passar por temperatura super baixa , aí cai na taça uma cerveja límpida.. Algo cola na parede. Não sei o que é. Infelizmente não queria minha cerveja assim mas vou pesquisar o que é e aceito feedback para as cervejas deste forum serem as melhores possíveis.
 
Mais um tópico parecido com o que está ocorrendo comigo. Quero dizer que minha cerveja está muito boa e o aroma ótimo. Só que só fica boa após passar por temperatura super baixa , aí cai na taça uma cerveja límpida.. Algo cola na parede. Não sei o que é. Infelizmente não queria minha cerveja assim mas vou pesquisar o que é e aceito feedback para as cervejas deste forum serem as melhores possíveis.

Está tendo exatamente o mesmo problema descrito nas primeiras mensagens do tópico? Voltei pro início do tópico pra ver... nas últimas fotos das mensagens finais aparece a cerveja servido no copo. Ela está bastante turva pra quem clarificou gelatina. Quando é feito da forma correta, ela tende a ficar cristalina. Talvez vc não esteja esperando tempo suficiente? Quanto tempo está deixando?
 
Está tendo exatamente o mesmo problema descrito nas primeiras mensagens do tópico? Voltei pro início do tópico pra ver... nas últimas fotos das mensagens finais aparece a cerveja servido no copo. Ela está bastante turva pra quem clarificou gelatina. Quando é feito da forma correta, ela tende a ficar cristalina. Talvez vc não esteja esperando tempo suficiente? Quanto tempo está deixando?


Será que é a clarificação com gelatina que está arrumando isso?
Foram 3 dias a 0,5 graus Tiago. São 30 garrafas
 

Attachments

  • 20161126_223013.jpg
    20161126_223013.jpg
    88.1 KB · Views: 47
Será que é a clarificação com gelatina que está arrumando isso?
Foram 3 dias a 0,5 graus Tiago. São 30 garrafas

Pode ser, mas não deve ser problema na gelatina em si, deve ser algum problema de processo... geralmente 3 dias após a aplicação da gelatina bastam... talvez seja o caso de deixar um pouco mais. Cuidou pra não trazer sedimento durante a transferência?

Aqueles flocos estão grudados na parede da garrafa mesmo, ou em suspensão no líquido? Eles ficam na parede quando vc serve ou vão junto pro copo?
 
Eles estavam em suspensão. Após gelar eles desceram mas eram muitos e tive que ter cuidado redobrado no servir a cerveja. Quase 1 centímetro de substâncias ficaram na garrafa. É muita perda.




Pode ser, mas não deve ser problema na gelatina em si, deve ser algum problema de processo... geralmente 3 dias após a aplicação da gelatina bastam... talvez seja o caso de deixar um pouco mais. Cuidou pra não trazer sedimento durante a transferência?

Aqueles flocos estão grudados na parede da garrafa mesmo, ou em suspensão no líquido? Eles ficam na parede quando vc serve ou vão junto pro copo?
 
Eles estavam em suspensão. Após gelar eles desceram mas eram muitos e tive que ter cuidado redobrado no servir a cerveja. Quase 1 centímetro de substâncias ficaram na garrafa. É muita perda.

Bom, então eles não estavam grudados na parede como os outros casos que vc citou anteriormente...

O fato de ter sujeira em suspensão pode ser algumas coisas diferentes:
-Não ficou tempo o suficiente pra decantar tudo, após aplicação da gelatina;
-Vc pode ter levado pro envase sujeira do fundo do fermentador;
-Alguma instabilidade proteica ocorreu na sua cerveja e a gelatina não resolveu.

Das duas primeiras hipóteses (mais prováveis) a solução é mais simples. Na próxima cerveja deixe mais uns dias a frio, antes da transferência e faça a transferência com mais cuidado, evitando sugar até a última gota de cerveja do fermentador. A perda de um litro ou dois para o fermentador é inevitável caso vc queira deixar toda a sujeira nele.

A última pode ser contaminação bacteriana antes/após o envase. Pra verificar a hipótese da contaminação sugiro deixar duas garrafas fora da geladeira em temperatura ambiente e observar se esses sedimentos se desenvolvem, se a cerveja se tornará turva, ou qualquer outra alteração de aparência ou de sabor.
 
Back
Top