Avaliem estas fotos

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Sidneienf

Active Member
Joined
Apr 13, 2016
Messages
36
Reaction score
8
Boa tarde Pessoal...

Antes de tudo, sou novo na "arte" da cerveja artesanal...

Procurei nos tópicos do forum algo parecido, mas ainda não encontrei.

Dias atrás diz uma IPA... engarrafei dia 23/04.

Para engarrafar fiz a trasfega com sifão para outro balde para fazer o priming. Até me pareceu tudo normal...

Observando as garrafas elas ficaram com um resíduo, tipo grumos na parede das garrafas. De diferente de outras levas, adicionei gelatina. Gostaria de ver se alguém teve experiência parecida para compartilhar comigo?!!!

Pelo que li não parece ser contaminação...

Detalhes da adição da gelatina... a cerveja estava fermentando a 25ºC. Baixei para 0ºC (termostato colado na parede do fermentador). Deixei nesta temperatura 4 dias e adicionei a gelatina conforme o tópico do Guenther. Deixei por 72 horas a 0ºC, fiz a trasfega e priming e envasei.

Agora as garrafas estão carbonatando a 16ºC... estou com problemas em deixar as garrafas em temperatura mais alta, pois aqui na minha cidade (Palmas-PR) está fazendo temperatura entre 0ºC e 8ºC. Para deixar a 16ºC, coloquei as garrafas na geladeira (isso mesmo, coloquei as garrafas na geladeira -desligada- para aquecer. kkkk) e a cada 8 horas (em média) coloco um recipiente com água fervente dentro da geladeira para que o vapor eleve a temperatura do interior da geladeira.

Será que depois de carbonatar, quando eu baixar a temperatura, estes grumos irão para o fundo?

Bom... será que alguém pode me ajudar sobre estes grumos ?!!

Desde já agradeço
 

Attachments

  • 20160430_162742.jpg
    20160430_162742.jpg
    143.1 KB · Views: 257
  • 20160430_162902.jpg
    20160430_162902.jpg