Avaliação receita APA 20L

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Sidnei

Well-Known Member
Joined
Mar 7, 2016
Messages
123
Reaction score
29
Vou brassar uma APA, então gostaria de opiniões se precisa de alguma mudança ou se a receita está ok e posso comprar os ingredientes.
Receita para 20L:
Mosturação: 66º e fechar a panela por 90min
Mash-out: 76º por 10min
Fervura: 90min
Fermentação: 18º

OBS: O malte Carapils eu já tenho guardado e queria usar um pouco só pra terminar, senão vai acabar ficando muito velho...

Então era isso, aguardo opiniões e desde já agradeço pela atenção de todos!
:tank:
 

Attachments

  • APA.jpg
    APA.jpg
    71.7 KB · Views: 155
Vou brassar uma APA, então gostaria de opiniões se precisa de alguma mudança ou se a receita está ok e posso comprar os ingredientes.
Receita para 20L:
Mosturação: 66º e fechar a panela por 90min
Mash-out: 76º por 10min
Fervura: 90min
Fermentação: 18º

OBS: O malte Carapils eu já tenho guardado e queria usar um pouco só pra terminar, senão vai acabar ficando muito velho...

Então era isso, aguardo opiniões e desde já agradeço pela atenção de todos!
:tank:

Eu colocaria uns 100gr/litro no DH
 
Teoricamente APA só usa lúpulo americano hehe Mas se tu tem esse hallertau aí sobrando, vai esse mesmo!

Também acho que teria que fazer um dry hopping. Na minha primeira APA coloquei 2 gr de citra por litro, ficou com um aroma muito bom, mas sutil... Na próxima vou colocar uns 3 ou 4 hehe
 
só nao gostei do magnum aí eu colocaria centennial .... chinok... columbus... qual quer um menos esse
 
só nao gostei do magnum aí eu colocaria centennial .... chinok... columbus... qual quer um menos esse

Vejo nos tópicos que o Columbus é um dos mais utilizados para amargor nas APA, porém montei a receita com Magnum por ter um perfil de amargor mais neutro.
Eu ainda não conheço o Columbus e nem outro desses citados pelo paulopinho, mas posso trocar pois ainda não fiz a compra..
Na opinião dos mais entendidos no assunto, qual lúpulo para amargor vai combinar mais com o Cascade?
Gostaria que a cerveja ficasse com um amargor suave e não aquele amargor rasgante que fica preso na garganta mesmo depois do gole..
 
Teoricamente APA só usa lúpulo americano hehe Mas se tu tem esse hallertau aí sobrando, vai esse mesmo!

Também acho que teria que fazer um dry hopping. Na minha primeira APA coloquei 2 gr de citra por litro, ficou com um aroma muito bom, mas sutil... Na próxima vou colocar uns 3 ou 4 hehe

Nunca fiz dry hopping, mas as adições no final da fervura já daria um aroma certo?
Se eu colocar ainda mais lúpulo no flame out ou whirlpool eliminaria a necessidade do dry hop?
 
Gostaria que a cerveja ficasse com um amargor suave e não aquele amargor rasgante que fica preso na garganta mesmo depois do gole..

Procura por FWH (first wort hopping).

"First Wort Hopping

A técnica conhecida como First Wort Hopping foi descoberta há pouco pelos cervejeiros caseiros, mas muito bem recebida quando descobriram seus benefícios. A adição de lúpulo ocorre quando fazemos a transferência da panela de filtragem (seja bazooka ou fundo falso), antes de iniciada a fervura. Dessa forma, os óleos essenciais do lúpulo são aquecidos, sendo oxidados e se tornando solúveis no mosto. Essa técnica confere um amargor mais homogêneo a cerveja, evitando uma adstringência que ocorre quando adicionamos altas quantidades de lúpulo na fervura.

É recomendado apenas o uso de lúpulos com baixo percentual de alfa ácidos nessa etapa e o total de lúpulos usados, para atingir o efeito desejado, deve ser pelo menos 30% do total da receita. Apesar de ficar mais tempo em contato com o mosto quente, o tempo não afeta o amargor total da receita."

Fonte: http://goronah.blog.br/2014/artesanato/be-a-ba-da-lupulagem-tecnicas-de-lupulagem
 
Procura por FWH (first wort hopping).

"First Wort Hopping

A técnica conhecida como First Wort Hopping foi descoberta há pouco pelos cervejeiros caseiros, mas muito bem recebida quando descobriram seus benefícios. A adição de lúpulo ocorre quando fazemos a transferência da panela de filtragem (seja bazooka ou fundo falso), antes de iniciada a fervura. Dessa forma, os óleos essenciais do lúpulo são aquecidos, sendo oxidados e se tornando solúveis no mosto. Essa técnica confere um amargor mais homogêneo a cerveja, evitando uma adstringência que ocorre quando adicionamos altas quantidades de lúpulo na fervura.

É recomendado apenas o uso de lúpulos com baixo percentual de alfa ácidos nessa etapa e o total de lúpulos usados, para atingir o efeito desejado, deve ser pelo menos 30% do total da receita. Apesar de ficar mais tempo em contato com o mosto quente, o tempo não afeta o amargor total da receita."

Fonte: http://goronah.blog.br/2014/artesanato/be-a-ba-da-lupulagem-tecnicas-de-lupulagem
Já havia lido a respeito do FWH, mas no momento prefiro ficar no método clássico de adição aos 60min pois ainda tenho acertos para fazer no processo de brassagem e não me sinto seguro agora para experiências.
Na minha questão do amargor, me refiro a qual tipo de lúpulo deixa o amargo mais suave e redondo, já tomei cervejas que fica um amargo residual e era isso eu queria evitar..
Quando eu acertar todos os detalhes do processo, daí sim vou partir para outras experiências como o FWH. :mug:
 
Nunca fiz dry hopping, mas as adições no final da fervura já daria um aroma certo?
Se eu colocar ainda mais lúpulo no flame out ou whirlpool eliminaria a necessidade do dry hop?

Cara, não sou um expert e muito longe disso hehehe Mas acredito que nada é como um dry hopping! :rockin:
 
Eu colocaria bem mais lúpulos entre 15' e 0' e pelo menos uns 80 ~ 100 gramas, pra dar o sabor de lúpulo. Pelo menos uns 3 g/L no dry hopping. Quanto ao magnum, pra amargor aos 60' ou FWH, não vejo problema
 
Nunca fiz dry hopping, mas as adições no final da fervura já daria um aroma certo?
Se eu colocar ainda mais lúpulo no flame out ou whirlpool eliminaria a necessidade do dry hop?

Faz o teste amigo...
Uma receita faz sem DH e outra com e tire suas conclusoes...

A diferenca é gigantesca
 
Faz o teste amigo...
Uma receita faz sem DH e outra com e tire suas conclusoes...

A diferenca é gigantesca

Certamente que irei fazer, mas não sei quanto tempo vai demorar para eu fazer outra brassagem para efeito de comparação...
Mas com estas adições da receita no final da fervura já daria um aroma de lúpulo certo?

Quero um aroma de lúpulo sutil, mas presente.

Hoje mesmo estive lendo outro tópico a respeito da receita APA do Lamas, e nesta, usa-se apenas 20gr de Columbus para amargor e apenas 10gr de Cascade ao fim da fervura.
Então, se a minha receita for fraca de lúpulo, nem imagino esta do Lamas como deve ficar..
 
Eu colocaria bem mais lúpulos entre 15' e 0' e pelo menos uns 80 ~ 100 gramas, pra dar o sabor de lúpulo. Pelo menos uns 3 g/L no dry hopping. Quanto ao magnum, pra amargor aos 60' ou FWH, não vejo problema

Eu posso usar outro no lugar do Magnum, já estou vendo por qual substituir..

Hoje mesmo estive lendo outro tópico a respeito da receita APA do Lamas, e nesta, usa-se apenas 20gr de Columbus para amargor e apenas 10gr de Cascade ao fim da fervura.
Então, se a minha receita for fraca de lúpulo, nem imagino esta do Lamas como deve ficar..
 
Eu posso usar outro no lugar do Magnum, já estou vendo por qual substituir..

Hoje mesmo estive lendo outro tópico a respeito da receita APA do Lamas, e nesta, usa-se apenas 20gr de Columbus para amargor e apenas 10gr de Cascade ao fim da fervura.
Então, se a minha receita for fraca de lúpulo, nem imagino esta do Lamas como deve ficar..

eu falei que não vejo problema no Magnum, não que tem que trocar. Lúpulo de 60' não influi muito no sabor, é mais amargor mesmo.
Eu gosto de APA e IPA com GOSTO de lúpulo. Pra isso, carrego de adições tardias, a partir dos 20' ou 15'.
Também, pra mim APA e AIPA sem bastante aroma não existe. Então, sempre faço dry hopping.
 
eu falei que não vejo problema no Magnum, não que tem que trocar. Lúpulo de 60' não influi muito no sabor, é mais amargor mesmo.
Eu gosto de APA e IPA com GOSTO de lúpulo. Pra isso, carrego de adições tardias, a partir dos 20' ou 15'.
Também, pra mim APA e AIPA sem bastante aroma não existe. Então, sempre faço dry hopping.

Sim, entendo o que vc disse, eu que me expressei mal.. Estou terminando de reformular a receita com as alterações para avaliação final e depois comprar os ingredientes..
 
Bom dia.
Pessoal, desculpa pela demora mas tive alguns contratempos..
Andei lendo novamente o BJCP, e na descrição do estilo APA diz que pode ter um leve sabor tostado mas sabor caramelo não poderia estar presente, então reformulei a receita e troquei o Malte Cara Ruby(caramelo) para o Malte Biscuit(tostado). Também troquei o lúpulo Magnum pelo Columbus.
Pretendo seguir como coloquei na receita e não vou fazer dry hop nesta leva, mas talvez vou colocar mais 50gr de cascade nas adições finais da fervura além do que está descrito na receita. Quero experimentar assim para ajustar as próximas conforme meu gosto e necessidade...

Agora vou levantar uma questão:
Montei a mesma receita no Beersmith e no Brewersfriend.com.
Olhem a diferença de IBU que deu!!! Em qual devo confiar??
 

Attachments

  • IBU.jpg
    IBU.jpg
    178 KB · Views: 53
Cara, no Brewer's Friend tem duas escalas de IBU não sei como é no beersmith. Tens que ver se não estás querendo comparar laranja com banana.

Primeiro olha a escala que cada um está usando e vê se é a mesma.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Cara, no Brewer's Friend tem duas escalas de IBU não sei como é no beersmith. Tens que ver se não estás querendo comparar laranja com banana.

Primeiro olha a escala que cada um está usando e vê se é a mesma.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Tanto no brewersfriend quanto no beersmith está configurado IBU Tinseth.
Não sei por que tanta diferença, visto que no brewersfriend o IBU fica fora do estilo.. Segue em anexo:
 

Attachments

  • ibu2.jpg
    ibu2.jpg
    139.4 KB · Views: 37
Huuuuummm, já olhou pra ver se não estás com alta ácidos diferentes nos dois programas?

O Brewers friend puxa um valor de A.A. quando tu escolhe o lúpulo, mas eu sempre mudo pro valor que está na embalagem que eu comprei pois pode ter diferenças entre safras e fornecedores.

Pode ser que tu estejas usando um valor no Brewers friend e outro no beersmith.

Se não for, aí não sei te dizer qual deles é mais confiável....


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Huuuuummm, já olhou pra ver se não estás com alta ácidos diferentes nos dois programas?

O Brewers friend puxa um valor de A.A. quando tu escolhe o lúpulo, mas eu sempre mudo pro valor que está na embalagem que eu comprei pois pode ter diferenças entre safras e fornecedores.

Pode ser que tu estejas usando um valor no Brewers friend e outro no beersmith.

Se não for, aí não sei te dizer qual deles é mais confiável....


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Sim, me atentei ao A.A. e coloquei os mesmos valores, pode conferir nas imagens anexadas anteriormente..
Deixei tudo igual nas receitas e queria entender o porque deu essa diferença e em qual posso confiar?
 
Os volumes pre-fervura são diferentes. O aproveitamento do lúpulo depende também na quantidade de mosto em que ele será diluído.
 
Os volumes pre-fervura são diferentes. O aproveitamento do lúpulo depende também na quantidade de mosto em que ele será diluído.

Vc tem razão!
Não sei como, mas o beersmith bagunçou todo o perfil do meu equipamento.
Refiz as configurações e agora mudou tudo, mas ainda está dando uma pequena diferença que acho que é por conta dos valores de perda para o trub e volume morto..
 
Enfim, reajustei as quantidades de lúpulo e gostaria de saber se agora a receita está ok ou se devo mudar os tempos de lupulagem?
 

Attachments

  • ibu3.jpg
    ibu3.jpg
    201.7 KB · Views: 46
Back
Top