Avaliação e Sugestões - Receita IPA

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Lperes27

Well-Known Member
Joined
Apr 4, 2018
Messages
190
Reaction score
115
Location
Belo Horizonte - Brazil
Pessoal, bom dia!

Enfim tomei coragem para tentar uma IPA!! Segue abaixo a receita que bolei e estou pensando em executar:

Geral:
Quantidade final: 23L
Tempo de Brassgem: 60 min. à 66°
Tempo de Fervura: 60 min.
OG esperado: 1.057
FG esperado: 1.011
ABV: 5.98%

Fermentáveis:
3.5kg Pale Ale (53.4%)
2.8kg Pilsen (42.7%)
0.25kg Carapils (3.8%)

Lúpulos:
20g Chinook (40 min.)
15g Centennial (10 min.)
10g Centennial (Whirlpool)
40g Equinox (Dry Hop - 3 dias)
40g Mosaic (Dry Hop - 3 dias)

Fermento:
M44 Mangrove Jack

Brassagem com 20L iniciais, 10L na lavagem + 7L no final da fervura

O que acham?

Lúpulo demais?? Certeza que vai ficar a cerva mais cara que já fiz kkkk

Qualquer sugestão é bem vinda!

Valeu!!
 
Cara, IPA tee que meter lúpulo mesmo. Tô com insumos pra fazer uma aqui. DH de 5g/l de Citra.

Quanto tá dando o IBU aí? É legal deixar o BU/GU em uns 0,84+/-.

Vai na fé.
 
Cara, IPA tee que meter lúpulo mesmo. Tô com insumos pra fazer uma aqui. DH de 5g/l de Citra.

Quanto tá dando o IBU aí? É legal deixar o BU/GU em uns 0,84+/-.

Vai na fé.


Cara, ta dando 40 de IBU sem levar em consideração o Dry Hop..

Não entendi bem se o BrewersFriend simplesmente não leva em consideração ou se de fato Dry Hop não adiciona nenhum amargor (acredito que adicione um pouco ao menos)

Irei quebrar a adição do Chinook em 10g nos 60 min. e 10g nos 40 min.

Vou fazer hoje! Informo o resultado!
 
Só para acompanhamento, ontem brassei esta receita, mudando a adição do Chinook para 15g aos 60" e 10g aos 40". Com essa mudança o IBU foi para 46.73 sem levar em consideração o DH (devo considerar quanto?)

Para minha surpresa a OG ficou em 1.063! Espero que isto não influencie tanto no dulçor final. Que o US-05 faça seu milagre e transforme essa rapadura em álcool!

No mais, irei postando o andamento.
 
Dry Hopping não adiciona amargor!

Sandropriebe, de fato não adiciona IBU pois não ocorre a isomerização e errei ao achar que teria alguma influencia.

Infelizmente agora não tenho mais como adicionar amargor.

De qualquer forma, acredito que o DH ajude a 'esconder' um pouco o dulçor mais pronunciado. Recentemente um amigo brassou uma APA que ficou bem doce! Então ele dividiu em duas levas de 20L sendo que uma ele colocou 30g de Cascade em DH.

Ficou claro a diferença entre os dois lotes, sendo que o com DH estava balanceado e o sem, apesar da maturação, continuou com um dulçor forte.
 
Cara, muito interessante mesmo! Creio agora mais ainda que o DH influencia sim!

Estou lendo os artigos...
Eu fiz uma smash pilsen com summer
Como eu vi que estava muito barato esse summer, resolvi testar, comprei acho que meio quilo dele para guardar.
Não lembro agora de cabeça, mas acho que foram:
7kg de pilsen com mosturação de uma hora e meia
Começando com 17 litros a 67ºC e terminando em 63ºC
27 litros para a lavagem
+- 34 litros indo para fervura por 90 minutos
Infelizmente não lembro a densidade no final da fervura, porem era algo como 1.055
Usei 2 pac US-05 hidratado para +- 30 litros
Fermentação primária e secundária a 18ºC por 14 dias, depois fui subindo um grau por dia até atingir 23ºC, foi quando eu fiz um DH
DH com 150g de Summer, 5,5% AA e cohumulona 24% e óleos totais de 2%, fiz 150 sem pensar no volume por litro, um dos sacos era de 150g e eu resolvi usar logo ele todo
Depois de 3 dias no DH, eu fiz um cold crash para 1ºC e no dia seguinte ao cold eu joguei a 2 pc de gelatina a 60ºC que ficou por 2 dias
Engarrafei com 7g de açúcar
7 ou 8 dias depois abri a primeira cerveja, estava límpida e com um porradão de amargor que sumia na hora.
Eu não lembro de tudo certinho, volume alcoólico e acho que nem medi :D
Mas o lance é, eu fiz uma receita sem lupulo na parte quente e consegui um amargor muito alto mesmo, não acredito que seja partículas suspensas pois ela estava cristalina, ela não ficou com muito sabor, ficou ate meio aguada, pois o amargor sumia muito rápido e ficava um vazio na boca, não sei se posso dizer que foi algum sabor ou amargor, mas de fato, todo mundo que bebeu achou a cerveja mais amarga que eu já fiz, porem era um amargor que ficava bem redondo na boca e sumia rápido.
Só ressaltando uma coisa interessante, essa percepção do amargor praticamente sumiu depois de 2 meses guardada (A cerveja começou a virar um chá de malte gelado com gás) e o aroma sumiu no primeiro mês.
1ª semana engarrafada para dar gás, 2ª semana com um amargor forte e rápido, 3ª semana com amargor médio e rápido, 4ª semana com leve sabor gramíneo e já com pouco aroma, da 5ª ate o final do segundo mês ficou somente um sabor do malte e um leve sabor gramíneo, o aroma era zero. A ultima garrafa eu bebi com 2 meses.
 
Back
Top