Avaliação de Receita - White IPA

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Rodfon

Well-Known Member
Joined
Oct 27, 2015
Messages
688
Reaction score
152
Prezados, estou pensando em brassar amanhã uma white IPA e pensei na seguinte receita.

Volume da leva: 8 Litros

---------------------------------------------------------------------------

Grãos:

Trigo - 0.5 Kg - 23,6%
Pale Ale - 1.5 Kg - 70,8%
Flocos de Trigo - 0.12 Kg - 5,7%

Lúpulos:

Centennial - 10g - FWH
Citra - 10g - 25 Min
Cascade - 09g - 15 Min

Levedura:

M27 - Mangrove Belgian Ale

---------------------------------------------------------------------------

Infusão simples a 66C por 75 Minutos e Mash-Out a 75C por 10 Minutos.

---------------------------------------------------------------------------

Fermentação começando em 17C até terminar a primária com rampa de 1 grau por dia até 25C.

---------------------------------------------------------------------------

Pensei em colocar semente de coentro no final da fervura. O que você acham?

Aguardo a ajuda de vocês.

Obrigado!
 
Ninguém pode me ajudar?

Atrasei a brassagem para amanhã!

Aguardo a contribuição de vocês! :mug::ban:
 
Bem, pessoal, fui tentar brassá-la ontem e ela ficou assim...toda empelotada...a primeira cagada full na brassagem a gente nunca esquece, né?!

Alguém poderia me ajudar no que pode ter ocorrido? :confused::(
 

Attachments

  • white_ipa_fail.jpg
    white_ipa_fail.jpg
    199.3 KB · Views: 357
Parece que você fez um mingau!

Qual foi a razão água/grão?

O que virou isso ai?
 
Acho que foi pouca água mesmo. Sem falar que os flocos de trigo são semelhantes aos flocos de aveia... ai já viu, mingau como o Scaranello falou.
 
Nessa quantidade é bom fazer uma parada rápida (10 minutos) na faixa dos 43-45 graus (beta-glucanase), para ajudar a solubilizar melhor esse mosto.
 
Nessa quantidade é bom fazer uma parada rápida (10 minutos) na faixa dos 43-45 graus (beta-glucanase), para ajudar a solubilizar melhor esse mosto.

Não fiz essa parada, mas logo senti necessidade disso aí! Ao longo da brassagem, percebi a dificuldade em mexer a colher cervejeira, a solubilidade do mosto ficou muito afetada! =(
 
vixxi faltou agua caramelizou ??? sinistro ficou

Sim, caramelizou! E olha que a razão água/malte foi por volta de três, pq já previa esse tipo de coisa...fiquei muito frustrado! É uma raiva no coração gigantesca! :mad: :(

Além disso, ao lavar a panela, percebi a caramelização do mosto...bem concentrado...torrado a parte que ficou no fundo da panela...]

Tanto que logo depois fiz uma restobeer e não tive problema NENHUM com isso!
 
Nessa quantidade é bom fazer uma parada rápida (10 minutos) na faixa dos 43-45 graus (beta-glucanase), para ajudar a solubilizar melhor esse mosto.

O pH pode influenciar a formação desta papa? Eu corrigi o pH e penso que ele pode influenciar a capacidade dos grãos de reter mais líquido...isto faz sentido?
 
Acho que pH não tem muita relação com esse problema que vc teve na mosturação.

Acredito também que uma parada para b-glucanase possa ajudar, mas a porcentagem de grão não maltado é pequena... Eu diria que a receita deve ser reformulada. Vc tem 75% de grãos sem casca, só 25% de malte pilsen pra contribuir com filtro, é bem pouco...

Uma mosturação mais diluída pode te ajudar também, se couber na panela por volta de 4l/kg está legal.

Abraço
 
Acho que pH não tem muita relação com esse problema que vc teve na mosturação.

Acredito também que uma parada para b-glucanase possa ajudar, mas a porcentagem de grão não maltado é pequena... Eu diria que a receita deve ser reformulada. Vc tem 75% de grãos sem casca, só 25% de malte pilsen pra contribuir com filtro, é bem pouco...

Uma mosturação mais diluída pode te ajudar também, se couber na panela por volta de 4l/kg está legal.

Abraço

Desculpa Tiago, o % estava indevido. Na verdade, nem 30% do meu grist não tinha casca...por isso estranhei demais...
 
Back
Top