Aumento OG mel

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Cuesta

Active Member
Joined
Jul 28, 2015
Messages
36
Reaction score
4
Decidi fazer uma IPA com mel. Joguei 3 kg depois que já tinha atenuado totalmente. OG 1.046 FG 1.007
Medi a densidade antes e depois de jogar o mel com um refratômetro. Considerando a medida sem correção, subiu de 1.018 pra 1.035.
Minha dúvida é: será que posso considerar esses 17 pontos de aumento na OG e fazer o cálculo normal para ver o ABV? No caso, 1.046 + 17 = 1.063. É linear esse aumento?
Será que só daria pra saber a gravidade certa com um densimetro? Pq se jogo na calculadora de conversão do refratometro OG 1.063 e FG 1.035 não dá o mesmo ABV que estava antes de jogar o mel...
Senão, como posso fazer para descobrir o ABV depois que esse mel fermentar?

Valeu!
 
Decidi fazer uma IPA com mel. Joguei 3 kg depois que já tinha atenuado totalmente. OG 1.046 FG 1.007
Medi a densidade antes e depois de jogar o mel com um refratômetro. Considerando a medida sem correção, subiu de 1.018 pra 1.035.
Minha dúvida é: será que posso considerar esses 17 pontos de aumento na OG e fazer o cálculo normal para ver o ABV? No caso, 1.046 + 17 = 1.063. É linear esse aumento?
Será que só daria pra saber a gravidade certa com um densimetro? Pq se jogo na calculadora de conversão do refratometro OG 1.063 e FG 1.035 não dá o mesmo ABV que estava antes de jogar o mel...
Senão, como posso fazer para descobrir o ABV depois que esse mel fermentar?

Valeu!

Acredito que o refratômetro pode "mentir" a FG medida, mas a diferença de pontos entre as medições antes e depois do mel tende a ser correta.
Calcule o ABV antes do mel (OG e FG) e some com o ABV pós mel (OG e FG).
Deve funcionar.

Abraço!
 
Valeu, Felipe, mas nesse texto não tem nada sobre minha dúvida, embora seja um bom guia para utilização de mel.

Carlos, o maior problema é que não tenho densímetro só refratômetro, então acho que considerar a segunda OG (pós mel) não vai dar certo em razão da presença de alcool. Em uma situação normal, calculadoras fazem o cálculo do desvio da medição por causa do alcool - considerando 0% na OG. Se já tiver alcool no início, acho que a calculadora vai dar um valor errado.

Ainda estou na dúvida como posso fazer essa conta usando só um refratômetro. Minha única ideia seria considerar, como disse no inicio, a OG original somada dos pontos que o mel deu na hora da adição...

Abraços
 
Faz o seguinte, vai colocando na calculadora uma OG qualquer e a FG de 1035, ate conseguir um ABV como tinhas antes de adicionar o mel.. então tu vai saber qual seria a OG se tivesses colocado o mel antes de fermentar...

Com isso tu vai conseguir calcular, depois que acabar "novamente" a fermentação, a tua real FG e teu ABV.

Acho que ta certo, ne?
 
Valeu, Felipe, mas nesse texto não tem nada sobre minha dúvida, embora seja um bom guia para utilização de mel.

Carlos, o maior problema é que não tenho densímetro só refratômetro, então acho que considerar a segunda OG (pós mel) não vai dar certo em razão da presença de alcool. Em uma situação normal, calculadoras fazem o cálculo do desvio da medição por causa do alcool - considerando 0% na OG. Se já tiver alcool no início, acho que a calculadora vai dar um valor errado.

Ainda estou na dúvida como posso fazer essa conta usando só um refratômetro. Minha única ideia seria considerar, como disse no inicio, a OG original somada dos pontos que o mel deu na hora da adição...

Abraços

Pensando melhor, acredito que a tua lógica (1.046 + 17 = 1.063) deve funcionar sim. Ou seja, vc adicionou 17 pontos de gravidade de mel. Não importa se no início ou no final da primária. É... deve funcionar ;)
 
Peço desculpas por desenterrar o tópico, mas estou com essa mesma dúvida e achei melhor contribuir aqui do que criar um novo.

Eu coloquei o mel durante a fermentação primária, fiz o seguinte cálculo e peço aos mais experientes que ajudem a ver se a margem de erro nele é aceitável ou se é tudo besteira, já que precisão meeeesmo eu acho muito difícil conseguir.

Meu balde tinha 10 litros fermentando, o brix original era 16 e atenuou para 10, no momento que senti uma diminuição drástica da atenuação, inseri 1,67 litros de mel.

Balancei bem o balde para misturar bem e depois de algumas horas fiz a medição novamente e percebi que o brix tinha subido para 20. Hoje está em 15.

Segue, então, o cálculo que fiz utilizando a calculadora do onebeer que já leva em consideração a influência do álcool na leitura do brix:

- De 16 para 10 brix, eu tenho 5,62% de álcool, ou seja, 0,562 litros de álcool nos 10 litros;
- Se o brix "original" subiu pra 20 e agora está em 15, pela calculadora do onebeer eu gerei mais 5,6% de álcool de 11,108 litros "fermentáveis", já excluído o álcool da primeira etapa;
- Aí, depois de tudo somado, eu teria 1,184 litros de álcool para um volume total de 11,67 litros, dando um ABV de 10,14% até agora.

Está certo isso?
 
O problema dessa conta é que não sei se a calculadora funciona da mesma forma considerando que a OG pós mel já tem álcool, o que pode influenciar na leitura.

Se fosse utilizar a forma que eu usei, seria um aumento de 10 brix com mel. Somando com o OG "original" de 16 = 26 Brix. Jogando na calculadora o OG 26 e o FG 15, teria FG corrigido de 11.34 e 9.75% ABV.

Amanhã vou repetir essa receita, mas ao invés de mel vou utilizar rapadura... E a dúvida permanece....:confused:
 
O problema dessa conta é que não sei se a calculadora funciona da mesma forma considerando que a OG pós mel já tem álcool, o que pode influenciar na leitura.

Se fosse utilizar a forma que eu usei, seria um aumento de 10 brix com mel. Somando com o OG "original" de 16 = 26 Brix. Jogando na calculadora o OG 26 e o FG 15, teria FG corrigido de 11.34 e 9.75% ABV.

Amanhã vou repetir essa receita, mas ao invés de mel vou utilizar rapadura... E a dúvida permanece....:confused:

Eu entendi, mas esse aumento de 10 brix também não está levando em consideração a apuração dos 20 brix com álcool?

Mas essa sua observação me deu uma ideia. Coloquei 20 como OG e FG e gerou uma densidade, já levando em consideração o álcool ali, equivalente a 19,3 brix. Substituindo 20 por 19,3 na minha fórmula, o ABV da segunda etapa ficou em 4,39% ao invés de 5,6%, o que dá uma quantidade de 0,488 litros de álcool.

O resultado final ficou em 1,05 litros de álcool para 11,67 de volume total, o que daria um ABV de 9%. Ou seja, deve ser algo entre 9 e 10%, hehe....
 
Quando vou fazer esse tipo de coisa, coloco o adjunto no grist de grãos, como se fosse entrar na fervura, por exemplo.

Eu pensei nisso, o problema é que aí a leva inteira seria com mel. Como estamos na fase das experimentações, eu quero ter opção com e sem mel para "aditivar". Até agora as versões com mel saíram pura ou com canela e as versões sem mel puras ou com pimenta ou com gengibre. E seguimos testando, hehe....

edit: Apenas como esclarecimento, tenho dois baldes para fermentação, então vai um com mel e outro sem. Se colocasse o mel na brassagem ou fervura teria os dois baldes com mel.
 
Eu pensei nisso, o problema é que aí a leva inteira seria com mel. Como estamos na fase das experimentações, eu quero ter opção com e sem mel para "aditivar". Até agora as versões com mel saíram pura ou com canela e as versões sem mel puras ou com pimenta ou com gengibre. E seguimos testando, hehe....

edit: Apenas como esclarecimento, tenho dois baldes para fermentação, então vai um com mel e outro sem. Se colocasse o mel na brassagem ou fervura teria os dois baldes com mel.

Eu faço muito isso também, separo a leva em dois fermentadores e adiciono algum ingrediente em um deles.

Nesse caso, eu faço regra de três.

Por exemplo, leva de 20 litros dividida em dois fermentradores, em um deles foi adicionado 1 kg de mel.

Jogo no programa 2 Kg de mel no grist total (20 litros), aí vai me dar a OG equivalente do segundo fermentador, com o mel.
 
Eu faço muito isso também, separo a leva em dois fermentadores e adiciono algum ingrediente em um deles.

Nesse caso, eu faço regra de três.

Por exemplo, leva de 20 litros dividida em dois fermentradores, em um deles foi adicionado 1 kg de mel.

Jogo no programa 2 Kg de mel no grist total (20 litros), aí vai me dar a OG equivalente do segundo fermentador, com o mel.

Entendi, legal. Qual programa você usa?
 

Latest posts

Back
Top