Aumentar a temperatura de fermentação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

jcmoraisl

Member
Joined
Sep 3, 2016
Messages
6
Reaction score
0
Bom dia,

Realizei a 3 dias minha primeira brassagem e estou com dúvidas quanto a temperatura para fermentação da minha Ale.

Seguinte, moro em uma região bastante quente (João Pessoa - PB) e vi como alternativa colocar meu balde fermentador dentro da geladeira, porém não tenho como realizar um controle fiel da temperatura. Para saber qual a temperatura que estava no interior da minha geladeira e assim ter uma noção de à quantos graus estaria ocorrendo a fermentação coloquei meu termômetro dentro de um copo com água ao lado do meu balde fermentador que me deu uma medição de 5ºC, achei muito baixa e tentei aumentar a temperatura colocando 'papelão' ao redor do meu balde, fiz uma nova medição (da mesma forma) e a temperatura subiu para 8ºC. Meu AirLock começou a borbulhar, mesmo que com ritmo lento, 5 horas após ter colocado meu balde na geladeira, e hoje (3 dias depois) continua borbulhando com o mesmo ritmo (lento), percebi também que se criou krausen.

Li que a temperatura ideal para fermentação da Ale seria de 14-20 graus, então minhas duvida são: Devo continuar minha fermentação com a mesma temperatura ou tiro meu balde da geladeira e deixo fermentar a uma temperatura ambiente de 26ºC? Com quanto tempo devo fazer um teste de densidade pra saber se já atingi o desejado ou se estou no caminho? Qual a temperatura devo utilizar para maturação?

O Fermento utilizado foi o US-05.
A OG inicial foi de 1040.
 
Cara, nessa temperatura não vai atenuar nunca isso aí.. (8 graus).. eu faria:
1. Ou compraria um controlador de temperatura e ligaria na geladeira.. faria uma rampa até chegar a uns 18 graus.. se você tiver uma geladeira só para a fermentação, faz sentido, caso contrário iria para outra alternativa
2. Faria um "casulo" de isopor e tentaria controlar a temperatura com garrafas de água congelada (eu iria nessa)

De qualquer forma, subir a temperatura tão drasticamente pode causar uma série de off-flavors na cerveja.. mas manter na 8 não é uma alternativa...

Espero que tenha ajudado
Abs


Sent from my iPhone using Tapatalk
 
Bom dia,

Realizei a 3 dias minha primeira brassagem e estou com dúvidas quanto a temperatura para fermentação da minha Ale.

Seguinte, moro em uma região bastante quente (João Pessoa - PB) e vi como alternativa colocar meu balde fermentador dentro da geladeira, porém não tenho como realizar um controle fiel da temperatura. Para saber qual a temperatura que estava no interior da minha geladeira e assim ter uma noção de à quantos graus estaria ocorrendo a fermentação coloquei meu termômetro dentro de um copo com água ao lado do meu balde fermentador que me deu uma medição de 5ºC, achei muito baixa e tentei aumentar a temperatura colocando 'papelão' ao redor do meu balde, fiz uma nova medição (da mesma forma) e a temperatura subiu para 8ºC. Meu AirLock começou a borbulhar, mesmo que com ritmo lento, 5 horas após ter colocado meu balde na geladeira, e hoje (3 dias depois) continua borbulhando com o mesmo ritmo (lento), percebi também que se criou krausen.

Li que a temperatura ideal para fermentação da Ale seria de 14-20 graus, então minhas duvida são: Devo continuar minha fermentação com a mesma temperatura ou tiro meu balde da geladeira e deixo fermentar a uma temperatura ambiente de 26ºC? Com quanto tempo devo fazer um teste de densidade pra saber se já atingi o desejado ou se estou no caminho? Qual a temperatura devo utilizar para maturação?

O Fermento utilizado foi o US-05.
A OG inicial foi de 1040.

Amigo, também sou iniciante, mas as chances são de que 1) a temperatura dentro do mosto, um processo exotérmico, esteja 4 ou 5 graus acima da temperatura do copo. A medição correta é colar e isolar o sensor ao lado do balde. E 2) que numa temperatura muito baixa, teu fermento não esteja trabalhando.

Se não tens o controle do termostato na geladeira, fica difícil atingir uma temperatura de 18 ou 19 graus. Muitos cervejeiros botam seus baldes fermentadores num isopor ao lado de uma ou duas pets 2l com água congelada. Isso geralmente é o suficiente para abaixar a temperatura ambiente e manter estável. Mas mantenha o sensor ao lado do balde, pois a temperatura da água NÃO é fiel à temperatura dentro do fermentador! Abs

uma observação: como teu fermento ainda não tá trabalhando devido à baixa temperatura, provavelmente não está rolando nenhum processo exotérmico. Mas fique atento quando começar a subir a temperatura.
 
Guilherme, bem citado isso do termometro grudado no fermentador.. tem uma diferença grande das temperaturas.. abs


Sent from my iPhone using Tapatalk
 
Será que ainda posso tentar fazer essa do isopor com garrafa pet?

Essa atividade no airlock não implica numa fermentação, mesmo que lenta?


Obrigado galera, na próxima brassagem vou adquirir um termostato pra controlar a temperatura da minha geladeira.
 
Opa, não havia lido essa parte da atividade do airlock. Se está borbulhando, então o fermento está trabalhando, ainda que num ritmo bem lento. Eu não tenho experiência o bastante pra te dizer o efeito que essa mudança de temperatura (pra uns 17~20 graus) pode causar na sua cerveja após 3 dias fermentando numa baixa temperatura. Talvez um dos cervejeiros mais experientes tenha um prognóstico. Mas eu passaria pro isopor imediatamente e procuraria estressar o fermento o mínimo possível começando pela temperatura mínima de fermentação de ales, e aí subiria um grau por dia até atingir uma temperatura ideal pra terminar a fermentação primária.
 
Passei meu balde fermentador para a caixa com as garrafas pets, consegui aumentar a temperatura para 18ºC e meu airlock aumentou exponencialmente sua atividade.

Outra coisa, tirei uma amostra para calcular a densidade e estava com 1035 (não mudou quase nada da minha OG), por descuido acabei esquecendo o liquido na minha proveta e quando percebi (1 dia após) vi que a mesma tinha criado krausen, fiquei curioso e decidi medir a densidade, que estava em 1015. Isso é um indício de que ainda posso ter esperança na minha fermentação?

Obrigado pela dica novamente.
 
pode sim. enquanto tiver atividade no airlock, e ate uns dias depois que parar, a densidade vai baixando


abraço
 
A densidade hoje 07.09 estava 1015, acho que tá dando certo, vou esperar mais alguns dias e então vou pôr na geladeira novamente para fazer a maturação.

Valeu pelas dicas, pessoal.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Back
Top