Atenuação antes do esperado

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Murillo

Member
Joined
Jul 26, 2017
Messages
7
Reaction score
1
Fala pessoal, tô começando agora e tenho uma dúvida: minha ceva está no balde fermentando a cinco dias e já atingiu a fg dá receita, porém ainda não acabou a fermentação. Devo esperar encerrar a fermentação ou posso baixar a temperatura dá geladeira e começar a maturação? Tenho medo de que fique com um teor muito alto.
 
Cara, deixa fermentar até terminar. Não pode interromper fermentação. Se ficar muito alto ou muito baixo, na próxima leva, tu ajusta a temperatura de mosturação, essas temperaturas que vão definir açúcares fermentáveis e não fermentáveis. E depois da fermentação primária, eleva um pouco a temperatura e faz a secundária. Depois disso, ai sim baixa a temperatura pra clarificação/maturação a frio.
Tem um tópico falando sobre isso que vale muito a pena a leitura.

http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403851
 
Cara, deixa fermentar até terminar. Não pode interromper fermentação. Se ficar muito alto ou muito baixo, na próxima leva, tu ajusta a temperatura de mosturação, essas temperaturas que vão definir açúcares fermentáveis e não fermentáveis. E depois da fermentação primária, eleva um pouco a temperatura e faz a secundária. Depois disso, ai sim baixa a temperatura pra clarificação/maturação a frio.
Tem um tópico falando sobre isso que vale muito a pena a leitura.

http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403851

Concordo
 
@Murillo,

sugiro ler o tópico fixo sobre fermentação. Atingir a FG em 5 dias é até normal, mas cuidado, a FG da tua cerveja não é a da receita (calculada) e sim a atenuação máxima que tuas leveduras vão conseguir no teu mosto. Por exemplo o mesmo grist de maltes e leveduras pode ter diferentes FG dependendo da temperatura de sacarificação. Se for por volta de 62ºC a FG será baixa, se for próxima de 70ºC, a FG será alta.

Maturação é o envelhecimento da cerveja pronta. Não confunda com fermentação secundária. De novo, recomento o tópico fixo de fermentação.

Se tu interromper a fermentação antes da atenuação total, terás açúcares fermentáveis disponíveis na cerveja, e somado ao priming para carbonatar, pode resultar em "garrafas explosivas".

Fermentação é como um jogo de futebol, "só acaba quando termina". Se deu um alto teor de álcool, acerta na próxima.
 
Pessoal aproveitando o tópico! Fiz uma red ale e depois de 10 dias fermentando ficou com uma og de 1021. Medi por 3 dias seguidos e não baixou mais! Esperava uma og de no máximo 1016. Coloquei pra maturar a 2 graus! Minha dúvida é o q pode ter acontecido e além do teor alcoólico mais baixo o q pode acontecer com a cerveja?

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk
 
Pessoal aproveitando o tópico! Fiz uma red ale e depois de 10 dias fermentando ficou com uma og de 1021. Medi por 3 dias seguidos e não baixou mais! Esperava uma og de no máximo 1016. Coloquei pra maturar a 2 graus! Minha dúvida é o q pode ter acontecido e além do teor alcoólico mais baixo o q pode acontecer com a cerveja?

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk

O ideal é Abrir um novo tópico.

Pode ser stuck fermentation, pode ser simplesmente sacarificação em alta temperatura.

Eu agitaria o balde para re-suspender a levedura e deixaria em uma temperatura de fermentação.

Terás mas corpo, uma sensação de doce maior, e menos álcool.
 
Obrigado! E desculpa aí! Sou novo neste esquema de fóruns. Mas vou tomar mais cuidado com as regras! Mas obrigado pela informação[emoji106]

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk
 
To com uma duvida parecida... minha cerveja está fermentando ha 5 dias... no quarto dia parou de borbulhar o airlock e eu medi a densidade, hoje medi de novo e parece q não mudou (eu uso refratômetro, a leitura dele com alcool presente é muito imprecisa, não fica muito clara a divisão entre as cores azul e branca, fica tipo um degradê)...

É possível que acabou de fermentar com 4 dias mesmo? posso passar para a fermentação secundária ja??
 
Back
Top