Aroma estranho apos refermentação.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Marcelo_N

Well-Known Member
Joined
Jun 10, 2013
Messages
145
Reaction score
23
Pessoal achei estranho em algumas cervejas, muito tempo depois da refermentação na garrafa, ao abrir a garrafa e servir o primeiro copo um leve aroma de enxofre (muito leve). Depois de uns minutos desaparece e nos próximos copos servidos tbm.

Pode ser algo gerado na refermentação?

Seria indicativo de algo errado no processo?
 
Pessoal achei estranho em algumas cervejas, muito tempo depois da refermentação na garrafa, ao abrir a garrafa e servir o primeiro copo um leve aroma de enxofre (muito leve). Depois de uns minutos desaparece e nos próximos copos servidos tbm.

Pode ser algo gerado na refermentação?

Seria indicativo de algo errado no processo?
Como está guardando as garrafas?

Enxofre normalmente é causado pelo sofrimento das leveduras.

Abraço,
 
Guenther as garrafas estão armazenadas em local com temperatura constante, algo em torno de 22-24°C. No mesmo local onde guardo todas as produções.

Também relacionei com o stress da levedura, por isso pensei q fosse relacionado à refermentação pois na fermentação tudo ocorreu de forma controlada.

Quanto a fermentação da cerveja foi tudo tranquilo, fermento hidratado (15min+/-) e temperatura constante e controlada 17°C durante 15 dias.

Durante a refermentação eu não controlo a temperatura, deixo nessa etapa em temperaturas ambiente.

Observei isso somente em algumas long necks. Já em garrrafas maiores de 600mL não aconteceu em nenhuma.


Abraço!
 
Eu tive um problema semelhante, mas não caracterizo como enxofre (não sei como seria o cheiro de enxofre).

Ainda estou iniciando, minha segunda leva sofreu de um mal semelhante. Após engarrafar elas ficaram simplesmente impossíveis de tomar, aroma e sabor muito fortes, alguns disseram que parece com azeitona. Achei que eu tinha esse problema, por estar iniciando tinha algum erro ainda. Porém, tomei a cerveja de um amigo que já faz a bem mais tempo e tem uma cerveja boa mas normalmente ele deixa em barril, tomei então uma que ele engarrafou e tinha o mesmo aroma e sabor ruim porém em concentração bem menor. Ele disse que quando engarrafa acontece isso, mas não pode ser uma regra, deve ter algum jeito de corrigir isso.

Será que é a temperatura de refermentação? por exemplo nesse verão passa fácil dos 30 graus.
 
Eu tive um problema semelhante, mas não caracterizo como enxofre (não sei como seria o cheiro de enxofre).

Ainda estou iniciando, minha segunda leva sofreu de um mal semelhante. Após engarrafar elas ficaram simplesmente impossíveis de tomar, aroma e sabor muito fortes, alguns disseram que parece com azeitona. Achei que eu tinha esse problema, por estar iniciando tinha algum erro ainda. Porém, tomei a cerveja de um amigo que já faz a bem mais tempo e tem uma cerveja boa mas normalmente ele deixa em barril, tomei então uma que ele engarrafou e tinha o mesmo aroma e sabor ruim porém em concentração bem menor. Ele disse que quando engarrafa acontece isso, mas não pode ser uma regra, deve ter algum jeito de corrigir isso.

Será que é a temperatura de refermentação? por exemplo nesse verão passa fácil dos 30 graus.

Podem ser várias coisas, é impossível apontar uma causa específica a partir de um problema sensorial que vc não consegue descrever, nem conseguiríamos entender provavelmente. Mas é fato que vc deveria rever seu modo de produção, se tá resultando em cervejas imbebíveis. Fermentar em temperatura ambiente, ainda mais no verão, com certeza é inviável. A grande maioria dos problemas na cerveja vem da fermentação.

Abraço
 
Podem ser várias coisas, é impossível apontar uma causa específica a partir de um problema sensorial que vc não consegue descrever, nem conseguiríamos entender provavelmente. Mas é fato que vc deveria rever seu modo de produção, se tá resultando em cervejas imbebíveis. Fermentar em temperatura ambiente, ainda mais no verão, com certeza é inviável. A grande maioria dos problemas na cerveja vem da fermentação.

Abraço



Olá Tiago. Bom, tentando esclarecer um pouco mais. A descrição lembra azeitona, eu também considerei parecido com azeitona, principalmente no aroma.
E outro ponto, não é na fermentação, a fermentação é toda controlada. O problema surge depois de envazar, quando refermentado na garrafa, aí não controlei mais a temperatura pois sempre li que não era uma necessidade.
 
Olá Tiago. Bom, tentando esclarecer um pouco mais. A descrição lembra azeitona, eu também considerei parecido com azeitona, principalmente no aroma.
E outro ponto, não é na fermentação, a fermentação é toda controlada. O problema surge depois de envazar, quando refermentado na garrafa, aí não controlei mais a temperatura pois sempre li que não era uma necessidade.

Eu não sei que tipo de off-flavor é azeitona... Em geral o maior problema de guardar a quente na garrafa é oxidação, pode ser isso. Se não for, provavelmente é problema na fermentação, mesmo que seja controlada. Como vc procedeu com ela? quantidade de fermento, temperaturas, etc...

Abraço
 
Eu não sei que tipo de off-flavor é azeitona... Em geral o maior problema de guardar a quente na garrafa é oxidação, pode ser isso. Se não for, provavelmente é problema na fermentação, mesmo que seja controlada. Como vc procedeu com ela? quantidade de fermento, temperaturas, etc...

Abraço


Durante a fermentação, nenhum sabor indesejado foi identificado. Quando engarrafei não tinha nenhum sabor e aroma ruim. Mesmo assim pode ser problema na fermentação? Pois acredito que a fermentação já encerrou toda, depois é só refermentação na garrafa.
 
Durante a fermentação, nenhum sabor indesejado foi identificado. Quando engarrafei não tinha nenhum sabor e aroma ruim. Mesmo assim pode ser problema na fermentação? Pois acredito que a fermentação já encerrou toda, depois é só refermentação na garrafa.

Pode ser, o fato de vc não perceber não significa que não estivesse lá, poderia estar mascarado por vários fatores, como presença forte de levedura, temperatura, falta de CO2, algum outro off-flavor, lúpulo forte...

Também não quer dizer que tenha sido necessariamente, pode ter sido oxidação no envase, contaminação, ou algum outro problema nessa etapa.
 
Pode ser contaminação em qualquer ponto do processo, não apenas no envase (algumas contaminações se desenvolvem lentamente).

Uma coisa que às vezes dá uma impressão de azeitona é a presença de ácido acético (vinagre), que é usado no líquido da conserva das azeitonas.
 
Pode ser contaminação em qualquer ponto do processo, não apenas no envase (algumas contaminações se desenvolvem lentamente).

Uma coisa que às vezes dá uma impressão de azeitona é a presença de ácido acético (vinagre), que é usado no líquido da conserva das azeitonas.

Isso faz mais sentido até, pode ser algo próximo de vinagre, vou abrir mais uma dessas porcarias pra ver se pode ser o ácido acético.

Procurei sobre o acético e pelo que vi ele deve ser somente através de contaminação, é isso?

Enfim, eu comprei um Iodo de farmácia e troquei o sanitizante pra ver se vou ter sucesso agora, porque antes utilizei metabissulfito de potássio que um picareta vendeu pra mim por aí...
 
Procurei sobre o acético e pelo que vi ele deve ser somente através de contaminação, é isso?

Enfim, eu comprei um Iodo de farmácia e troquei o sanitizante pra ver se vou ter sucesso agora, porque antes utilizei metabissulfito de potássio que um picareta vendeu pra mim por aí...

Sim, é contaminação. O metabissulfito é um sanitizante eficiente, mas não é muito comum vê-lo em cervejarias. Como você usou? E o iodo, como pretende usar?
 
Sim, é contaminação. O metabissulfito é um sanitizante eficiente, mas não é muito comum vê-lo em cervejarias. Como você usou? E o iodo, como pretende usar?



o metabissulfito eu usei borrifando com a solução recomendada pelo vendedor, 1g por litro. Mas eu não possuía balança de precisão e acho que botava mais do que isso ainda.

Agora usei iodo 2% vendido em farmácia diluído 0,5ml em 0,5l, mais ou menos isso borrifando e deixando agir. Por enquanto está tudo certo e sem indícios de contaminações, está maturando agora.
 
Sim, é contaminação. O metabissulfito é um sanitizante eficiente, mas não é muito comum vê-lo em cervejarias. Como você usou? E o iodo, como pretende usar?
Novas e péssimas noticias. Acabei de experimentar minha cerveja q agora está maturando faz 3 dias em 1 grau. Comecei a perceber novamente aquele sabor, é possível que seja contaminação proveniente do freezer q estou utilizando, ele é meio duvidoso, "cria" muita agua dentro dele e acho q isto pode de alguma forma estar contaminando minha cerveja, apesar de tudo estar lacrado.

Tem alguma coisa q posso fazer pra salvar essa leva agora?

Obrigado pessoal, mas ta começando a desanimar isso aí. [emoji20]
 
@Fagner

Não desanime!

Antes da próxima brassagem, desligue e limpe bem o freezer.

Limpe bem os baldes! Faça uma sanitização pesada em tudo! tem um post que o @paulo cita a necessidade de deixar os baldes fermentadores com uma solução de água sanitária tampado de um dia pro outro, em um caso de suspeita de contaminação como esse. Depois enxague bem.
 
Reabrindo o tópico, isso também acontece comigo depois do envase. Sempre que uso 0 US05 ou 04. É aroma de algo do fermento, já levei pra várias pessoas analisarem e todas falaram que é o fermento.

Só acontece com os fermentos citados. Depois de uma tempo na geladeira diminui um pouco.
 
Reabrindo o tópico, isso também acontece comigo depois do envase. Sempre que uso 0 US05 ou 04. É aroma de algo do fermento, já levei pra várias pessoas analisarem e todas falaram que é o fermento.

Só acontece com os fermentos citados. Depois de uma tempo na geladeira diminui um pouco.

Se tá com gosto de fermento e depois de um tempo na geladeira passa, então é simples: é fermento! Melhore sua etapa de clarificação e cuide na hora da transferência, pra não levar fermento junto pro priming.

Abraço
 
Se tá com gosto de fermento e depois de um tempo na geladeira passa, então é simples: é fermento! Melhore sua etapa de clarificação e cuide na hora da transferência, pra não levar fermento junto pro priming.

Abraço

Antes de engarrafar não há problema algum ! Isso acontence pós refermentação. Já deixei em 0 graus por semanas, usei gelatina e nada. Sempre transfego e não pego fermento.

É notório que acontece algo na refermentacao.
 
Muito difícil ajudar qdo o relato é de aroma, sem poder sentir in loco.

Sugiro levares num encontro que tenha cervejeiros mais experientes, tais como os encontros feito pelas ACERVAS.

Falando em aroma, pode ser um monte de coisa...até contaminação.
 
É... concordo com o Ronaldo.

Se vc deu pra vários amigos provarem e perguntou algo como "tá sentindo aroma de fermento?" é claro que isso não resultará num julgamento adequado.

A refermentação em si não causa off-flavors. Nessa fase pode haver contaminação, oxidação, o próprio gás pode trazer à tona aromas que antes estavam escondidos, etc..
 
Back
Top