Armazenagem dos ingredientes

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

BrunoLessa

Member
Joined
Feb 8, 2015
Messages
17
Reaction score
3
Pessoal, sou ainda iniciante e mesmo assim já tenho algumas sobras de maltes e ingredientes, que guardo num lugar arejado, mas dentro das próprias embalagens em que foram comprados (sacos de plástico, com pregador).

Estou querendo dar uma organizada nesse estoque, colocando-os em potes separados, com identificação em etiqueta que mostre o tipo de malte, o peso e, principalmente, data da compra pra evitar que fiquem muito velhos e sem uso.

Minhas dúvidas são:

- Tem algum problema em fazer isso?
- O ar que ficaria dentro do pote causaria algum dano ao malte?
- Precisa necessariamente ser naqueles potes herméticos que possuem uma borracha de vedação ou um pote de rosca já seria suficiente?
- Vidro ou plástico? Faz diferença?

Obrigado!
 
Bruno,

Eu uso potes de rosca mesmo, e identifico cada malte com fita crepe. ;)

Oxidação (AR) é sempre um problema, mas se os maltes não estiverem moídos e ficaram em local seco, arejado e longe da luz solar, acredito que não haverá problemas ter um headspace no vidro.

Eu uso vidro pelo valor estético e porque eu paguei 2 reais no mercado os potes de 2L, mas tem gente que guarda em garrada PET. Sinceramente, não vejo diferenças.

Abraços!!
 
Eu procuro justamente não tirar das embalagens originais, para que não entre ar em demasia. Uso o que preciso, fecho expulsando o máximo de ar possível, e lacro.

Se fosse usar potes, eu só me certificaria que estão totalmente secos por dentro, e se possível (obviamente que poucos podem fazer isso) até purgaria o oxigênio com CO².

Abraço,
 
Alexandre, muito obrigado. Esclareceu bastante.

Guenther, caso eu opte pelos potes, vou comprar de vários tamanhos e adequar cada quantidade ao tamanho ideal de pote, para que fique menos headspace em cada pote.
Ainda assim, você vê alguma diferença entre vidro e plástico? E a vedação teria que ser aquela com borracha?
 
Cara, não, não vejo muita diferença não.

Sobre a vedação, qualquer uma que REALMENTE vede.
 
Back
Top