Ar frio substituindo a água no chiller de placas funcionaria?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

cleber

Well-Known Member
Joined
Jul 24, 2014
Messages
573
Reaction score
149
Estou pensando em canalizar o ar frio de um aparelho de ar condicionado jogando diretamente no chiller de placas para substituir a água para a refrigeração do mosto. Acham que funcionaria?
 
Basicamente o ar é menos denso que a agua... Com o calor especifico proximo a 0,238 enquanto a agua tem valor aproximado de 1,000...assim para ocorrer a mesma troca de calor precisara de um volume diferente de cada fluido... que se pode concluir disso é que para retirar a mesma quantia de calor precisara de muito mais ar certo...encontrei em uma apostila de mecanica que para retirar 1 cal, é preciso 4,2 gramas de de ar ao mesmo tempo em que é preciso 1 grama de agua para se retirar a mesma quantia de calor... ou seja... vai ser muito menos eficiente, precisara de um volume imenso e havera um gasto extra em eletricidade... a nao ser que seja um fanatico por Porsches e VWs AirCooleds (eu!!! kk) o arrefecimendo a ar quando pensamos em velocidade de arrefecimento e eficiencia é bobagem
 
Basicamente o ar é menos denso que a agua... Com o calor especifico proximo a 0,238 enquanto a agua tem valor aproximado de 1,000...assim para ocorrer a mesma troca de calor precisara de um volume diferente de cada fluido... que se pode concluir disso é que para retirar a mesma quantia de calor precisara de muito mais ar certo...encontrei em uma apostila de mecanica que para retirar 1 cal, é preciso 4,2 gramas de de ar ao mesmo tempo em que é preciso 1 grama de agua para se retirar a mesma quantia de calor... ou seja... vai ser muito menos eficiente, precisara de um volume imenso e havera um gasto extra em eletricidade... a nao ser que seja um fanatico por Porsches e VWs AirCooleds (eu!!! kk) o arrefecimendo a ar quando pensamos em velocidade de arrefecimento e eficiencia é bobagem
Valeu pela explicação técnica, era o que eu esperava. Quanto ao dispêndio de energia eu já gasto energia gelando a água antecipadamente e o que desejo é não ter mais que fazer isso, em contrapartida vou economizar água não utilizando a água da rua. A temperatura da água da rua aqui vem quente tornando a eficiência do resfriamento muito ruim, por isso faço gelo antes pra poder resfriar a água.
Mas ainda fiquei no escuro pois não sei a massa de ar passante que eu vou conseguir, creio que vou ter que fazer o teste na prática, eu tenho um ar condicionado velho encostado mesmo.
 
o que melhora muito é usar a água do inicio do resfriamento direto da "rua",.. apos chegar a uns 40 graus tu utiliza essa agua gelada..ou melhor usa um pré-chiller (coloca o gelo nele apenas depois de usar a agua da rede e resfriar abaixo dos 50 graus que é normalmente rapido.


Para conseguir esse volume de ar para resfriar o mosto vai ser um esforço do seu equipamento punk... imagine assim... basicamente o ar tem 4 vezes menos potencial de arrefecimento que a agua devido ao seu calor especifico, logo ele tera que passar em quantidade 4 vezes a mais que a agua, alem do mesmo expandir muito no momento em que aquecer pois é um gas, complicando toda a dinamica do equipamento...ao meu ver vale a pena ler este tópico e repensar o processo de resfriamento com agua mesmo...http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=409476 neste topico da para dimensionar a passagem de água e area de contato do chiller... com ar a coisa é mais complexo, poi o ar quando aquecer dentro do chiller vai expandir muito, dificultando empurrar mais fluido pelo chiller

...experiencia sempre é legal,... porem é quase garantido que nãos sera satisfatório.. vale mais a pena experimentar bancos de fluxo com soluções de glicol resfriadas a temperaturas negativas e coisas assim...

ja vi no youtube um cara que fez um chiller com "motor" de geladeira (compressor) e gas, passando pelo chiller dentro do mosto(ou por fora da panela não lembro bem..) e tinha um sistema interessante...
 
Não é só a questão do calor específico, tem q questão da condutividade térmica. Ar é um péssimo condutor de calor (inclusive os melhores isolantes térmicos em geral possuem uma imensa quantidade de ar na composição, vide os aerogéis).

Se me permite a pergunta: qual seria o objetivo da substituição? Economia de água? Se for esse a sugestão acima (usar água da rua em uma primeira etapa, e gelada na seguinte) é ume excelente saída. E ainda dá para fazer um upgrade na segunda etapa: balde de gelo com circulação fechada, feita por bomba de aquário (é o sistema que uso). Funciona bem pacas, e o consumo de água é bem pequeno.
 

Conheço o tópico e também já utilizo um pré-chiller para resfriar a água da rua para então passar pelo chiller de placas.
O sistema com glicol é o ideal porém vai exigir o resfriamento prévio e também uma quantidade razoável para esfriar os 100L de cerveja que faço de vez em quando.
O que desejo é não ter que me preocupar dia(s) antes da brassagem em fazer gelo, quero chegar na hora e ter tudo disponível, como sou distraído é comum chegar no dia da brassagem e eu lembrar que não fiz gelo, ou então meu freezer não tá disponível antes pra isso.
Valeu!
 
Não é só a questão do calor específico, tem q questão da condutividade térmica. Ar é um péssimo condutor de calor (inclusive os melhores isolantes térmicos em geral possuem uma imensa quantidade de ar na composição, vide os aerogéis).

Se me permite a pergunta: qual seria o objetivo da substituição? Economia de água? Se for esse a sugestão acima (usar água da rua em uma primeira etapa, e gelada na seguinte) é ume excelente saída. E ainda dá para fazer um upgrade na segunda etapa: balde de gelo com circulação fechada, feita por bomba de aquário (é o sistema que uso). Funciona bem pacas, e o consumo de água é bem pequeno.
Se eu pudesse usar o resfriamento com o ar condicionado eu não precisaria ter que fazer gelo dia(s) antes da brassagem. Estou falando de brassagem de 100L de cerveja que faço eventualmente. Se funcionasse como estou propondo seria o paraíso pois posso num dia que der na cabeça, tendo os ingredientes, fazer a brassagem sem ter que ter feito gelo em dias anteriores.
Como falei eu uso um pré-chiller com banco de gelo para resfriar a água da rua antes de passar no chiller de placas pois a água em minha cidade vem quente, chega a mais de 36 graus, tem funcionado muito bem mas dependo da disponibilidade do meu freezer e também da minha atenção em dias anteriores (que não é lá essas coisas) para fazer gelo.
 
Back
Top