Aproveitamento do CO2 na fermentação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

rafaeldb

Well-Known Member
Joined
Feb 6, 2014
Messages
99
Reaction score
4
Pessoal, pensando me surgiu a dúvida.
É sabido que algumas indústrias conseguem bloquear a saída de Co2 durante a fermentação para aproveitar esse mesmo Co2 para carbonatar. É sabido também que na fermentação o fermento elimina certos compostos indesejáveis, inclusive no final ou após a fermentação no repouso do deacetyl. Compostos indesejáveis para a cerveja final. Pergunto, Em que momento poderia ser feito então esse bloqueio da válvula e aproveitamento do Co2??

Outra pergunta, agora pessoal.
Esse fim de semana quando passei o sanitizando (peracetico) pelo meu chiller de placas o mesmo sanitizante quando entrou era translucido e saiu em uma cor azulada, o que pode ser? Lembrando que é a primeira vez que utilizo meu chiller.

Valeu pessoal.
 
Caro Rafael, respondo apenas à segunda pergunta, pois não sei a resposta para a primeira: o chiller não deve ser sanificado com o ácido peracético, pois este reage com os metais daquele. Eu uso água fervente no chiller de placas. Abraço!
 
Uso o Vanish Branco (sem perfume) que tem peracético na composição química, e depois de um tempo misturado a água, a solução adquire uma tonalidade levemente azulada. Uso para limpeza do meu fermentador, de alguns utensílios e mangueiras.
 
Limpar o trocador de placas é bem complicado. Eu costumo lavar com água quente e fria em abundância logo após o uso. Também boto para ferver (sai bastante sujeira assim) e, com alguma frequência coloco de molho em soda cáustica. E mesmo assim sempre fica a dúvida se realmente está limpo.
 
Realmente, o CO2 da fermentação possui diversos contaminantes.
Esse CO2 é descontaminado, com um processo chamado (se não me engano.. chamam assim nas cervejarias) de lavagem do gás, pra eliminar odores e contaminantes, aí sim ele pode ser utilizado normalmente.

Mas até hj só li um artigo sobre isso..
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/28420/000769971.pdf

Abraços!
 
Uso o Vanish Branco (sem perfume) que tem peracético na composição química, e depois de um tempo misturado a água, a solução adquire uma tonalidade levemente azulada. Uso para limpeza do meu fermentador, de alguns utensílios e mangueiras.
Vanish tem peracético? Dá mais detalhes sobre isso!
 
Vanish tem peracético? Dá mais detalhes sobre isso!

Também achei estranho... Eu uso o Vanish por causa do percarbonato de sódio, que é desincrustrante...

Até onde eu saiba não é sanitizante não...

Melhor ter cuidado com isso hein!

E tem que enxaguar MUITO bem... ele deixa bastante resíduo...
 
devido a reagentes químicos, não uso desinfetante em metais (panelas de alumínio e chiller de imersão em cobre). acho que o peracético, em especial, pode ocasionar oxidações.
 
Também achei estranho... Eu uso o Vanish por causa do percarbonato de sódio, que é desincrustrante...

Até onde eu saiba não é sanitizante não...

Melhor ter cuidado com isso hein!

E tem que enxaguar MUITO bem... ele deixa bastante resíduo...


Falha minha!
Me confundi com Peróxido de Hidrogênio...

Uso somente para limpeza mesmo (desincrustante) com enxágue ambundante e sanitizo com iodo diluído.
 
Back
Top