Aprimoramento do FWH

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

waguinho

Active Member
Joined
Feb 16, 2017
Messages
30
Reaction score
8
Pessoal, fiz duas brassagens utilizando o First Wort Hopping. Na primeira, coloquei o lúpulo logo que comecei a lavar o mosto. Assim que os primeiros mls caíram na panela de fervura, acrescentei os pallets. O problema foi uma espuma muito maior do que estava acostumado., chegou a transbordar.
Na segunda tentativa utilizei o FWH com hopbag e não tive o problema da espuma. NO entanto, senti que o amargor ficou abaixo do que eu esperava. devo aumentar a quantidade de lúpulo se for no hopbag? Alguém aqui já tentou essa técnica com sucesso. Grande abraço.
 
Nunca uso hop bag. Não gosto e acho que se perde muito do sabor e aroma usando ele, principalmente se ele for pequeno. Os pellets se expandem muito quando hidratados.

Passo o mosto para a panela e início o fogo para ferver. Neste momento largo os lúpulos (na panela já cheia). No final um bom Whirlpool ajuda muito.
 
Pessoal, fiz duas brassagens utilizando o First Wort Hopping. Na primeira, coloquei o lúpulo logo que comecei a lavar o mosto. Assim que os primeiros mls caíram na panela de fervura, acrescentei os pallets. O problema foi uma espuma muito maior do que estava acostumado., chegou a transbordar.
Na segunda tentativa utilizei o FWH com hopbag e não tive o problema da espuma. NO entanto, senti que o amargor ficou abaixo do que eu esperava. devo aumentar a quantidade de lúpulo se for no hopbag? Alguém aqui já tentou essa técnica com sucesso. Grande abraço.
waguinho, tua técnica inicial tá correta. Pra evitar a espuma é só usar algumas gotas de Fermcap S, tem pra vender em lojas de insumos pra cerveja.

Tem gente que usa Luftal sem sabor tb, mesmo efeito.
 
Waguinho estou fazendo FWH em todas as levas de um tempo pra cá e realmente sobe uma espuma, me ensinaram lá no grupo do Whats daqui pra usar um borrifador com água. Resolveu o problema, quando começar a subir a espuma é só borrifar em cima dela.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
e pra fazer fhw em fervura de 1 hora e meia?
Não há regra pessoal.

FWH basicamente é............ em vez de esperar o mosto começar a ferver pra fazer a primeira adição, vc faz antes.... assim que tiver mosto na panela de fervura durante a filtragem.
 
Não há regra pessoal.

FWH basicamente é............ em vez de esperar o mosto começar a ferver pra fazer a primeira adição, vc faz antes.... assim que tiver mosto na panela de fervura durante a filtragem.

digo, como seria o calculo
 
digo, como seria o calculo
Eu não faço cálculo algum, de qual está falando? O BeerSmith permite que vc especifique que está usando FWH.

FWH gera um amargor diferente, menos harsh, por vezes parecendo menor, mas de fato, não é... inclusive o IBU aumenta um pouco, o que pra mim não interessa já que a percepção, que é o que realmente importa pra mim, é menor.

Ou seja, em resumo, quando pego uma receita que eventualmente já fiz e vou repetir só que agora com FWH... não mudo nada na receita nem em cálculos, só mudo a maneira que adiciono o primeiro lúpulo..... em vez de ficar do lado da panela esperando levantar a fervura para adicionar, eu adiciono assim que os primeiros litros de mosto vindos da filtragem já cobriram o fundo da panela.

Não tem mistério algum.

Abraço,
 
digo, como seria o calculo

Acho que a única diferença importante é que se você ferve por 1h30 mas adiciona os lúpulos depois de 30 min e ferve eles por 1h.... daí vai precisar recalcular a quantidade de lúpulo para ficar o mesmo IBU.

Mas isso você consegue calcular no BeerSmith mesmo
 
Eu não faço cálculo algum, de qual está falando? O BeerSmith permite que vc especifique que está usando FWH.

FWH gera um amargor diferente, menos harsh, por vezes parecendo menor, mas de fato, não é... inclusive o IBU aumenta um pouco, o que pra mim não interessa já que a percepção, que é o que realmente importa pra mim, é menor.

Ou seja, em resumo, quando pego uma receita que eventualmente já fiz e vou repetir só que agora com FWH... não mudo nada na receita nem em cálculos, só mudo a maneira que adiciono o primeiro lúpulo..... em vez de ficar do lado da panela esperando levantar a fervura para adicionar, eu adiciono assim que os primeiros litros de mosto vindos da filtragem já cobriram o fundo da panela.

Não tem mistério algum.

Abraço,

A ideia é exatamente essa, mesmo amargor com uma percepção mais suave. Farei novamente neste sábado para ver se acerto o processo na panela.
 
Back
Top