Apa single hop columbus

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

BAS33

Active Member
Joined
Oct 20, 2015
Messages
30
Reaction score
5
Ai galera o pessoal do forum não curte muito utilizar lúpulos com alto índice de AA no final da fervura ou mesmo dry hopping, fiz minha APA single hop com o Columbus, está maturando ainda, mas o o sabor e aroma estão maravilhosos, vou postando até o resultado final, segue receita:




Apacolumbus

American Pale Ale (10 A)



Type: 100% Grão
Batch Size: 9,65 l
Boil Size: 13,58 l
Boil Time: 60 min
End of Boil Vol: 11,69 l
Final Bottling Vol: 9,65 l
Fermentation: Ale, Two Stage


Brewer: sergio bassit
Asst Brewer:
Equipment: BIAB


Taste Notes:



Ingredientes


2,05 kg Pilsner (2 Row) Ger (2,0 SRM) Grão 1 82,0 %
0,40 kg Caraamber (30,0 SRM) Grão 2 16,0 %
0,05 kg Caraaroma (130,0 SRM) Grão 3 2,0 %
10,00 g Columbus/Tomahawk/Zeus (CTZ) [15,50 %] - Fervura 60,0 min Lúpulo 4 42,1 IBUs
15,00 g Columbus/Tomahawk/Zeus (CTZ) [15,50 %] - Fervura 0,0 min Lúpulo 5 0,0 IBUs
1,0 pkg SafAle English Ale (DCL/Fermentis #S-04) [23,66 ml] Levedura 6 -
12,00 g Columbus/Tomahawk/Zeus (CTZ) [15,50 %] - Dry Hop 4,0 Dias Lúpulo 7 0,0 IBUs


Gravity, Alcohol Content and Color

Est Original Gravity: 1,054 SG
Est Final Gravity: 1,012 SG
Estimated Alcohol by Vol: 5,5 %
Bitterness: 42,1 IBUs
Est Color: 11,1 SRM

Measured Original Gravity: 1,053 SG
Measured Final Gravity: 1,007 SG
Actual Alcohol by Vol: 6,0 %

Notes
SG 1053 FG 1.006 (FERMENTO S4 FERMENTIS) ATENUOU ALÉM DO PREVISTO FICANDO COM UMA ABV 5,9


Abraço para todos, o que acham?:
 
Ai galera o pessoal do forum não curte muito utilizar lúpulos com alto índice de AA no final da fervura ou mesmo dry hopping, fiz minha APA single hop com o Columbus, está maturando ainda, mas o o sabor e aroma estão maravilhosos, vou postando até o resultado final, segue receita:




Apacolumbus

American Pale Ale (10 A)



Type: 100% Grão
Batch Size: 9,65 l
Boil Size: 13,58 l
Boil Time: 60 min
End of Boil Vol: 11,69 l
Final Bottling Vol: 9,65 l
Fermentation: Ale, Two Stage


Brewer: sergio bassit
Asst Brewer:
Equipment: BIAB


Taste Notes:



Ingredientes


2,05 kg Pilsner (2 Row) Ger (2,0 SRM) Grão 1 82,0 %
0,40 kg Caraamber (30,0 SRM) Grão 2 16,0 %
0,05 kg Caraaroma (130,0 SRM) Grão 3 2,0 %
10,00 g Columbus/Tomahawk/Zeus (CTZ) [15,50 %] - Fervura 60,0 min Lúpulo 4 42,1 IBUs
15,00 g Columbus/Tomahawk/Zeus (CTZ) [15,50 %] - Fervura 0,0 min Lúpulo 5 0,0 IBUs
1,0 pkg SafAle English Ale (DCL/Fermentis #S-04) [23,66 ml] Levedura 6 -
12,00 g Columbus/Tomahawk/Zeus (CTZ) [15,50 %] - Dry Hop 4,0 Dias Lúpulo 7 0,0 IBUs


Gravity, Alcohol Content and Color

Est Original Gravity: 1,054 SG
Est Final Gravity: 1,012 SG
Estimated Alcohol by Vol: 5,5 %
Bitterness: 42,1 IBUs
Est Color: 11,1 SRM

Measured Original Gravity: 1,053 SG
Measured Final Gravity: 1,007 SG
Actual Alcohol by Vol: 6,0 %

Notes
SG 1053 FG 1.006 (FERMENTO S4 FERMENTIS) ATENUOU ALÉM DO PREVISTO FICANDO COM UMA ABV 5,9


Abraço para todos, o que acham?:

Peraí..... de onde veio essa informação?

"o pessoal do forum não curte muito utilizar lúpulos com alto índice de AA no final da fervura ou mesmo dry hopping,"

Lúpulos mesmo que com alto AA são largamente usados também pra aroma, DH, tudo depende se ele realmente tem aroma bom.

Columbus, por sinal, é bastante utilizando pra tudo, amargor, aroma, dry-hopping.

Abraço,
 
Peraí..... de onde veio essa informação?

"o pessoal do forum não curte muito utilizar lúpulos com alto índice de AA no final da fervura ou mesmo dry hopping,"

Lúpulos mesmo que com alto AA são largamente usados também pra aroma, DH, tudo depende se ele realmente tem aroma bom.

Columbus, por sinal, é bastante utilizando pra tudo, amargor, aroma, dry-hopping.

Abraço,

Eu também já vi essa informação de usar para DH, lúpulos com menor índice de AA, mas particularmente discordo e muito, pois já usei muito Chinook para os meus DHs e os resultados são excelentes.
 
Guenther, essa informação com base nas receitas postadas. A maioria não utiliza para aroma ou dry hopping tais lúpulos citados.Me corrija se eu estiver equivocado, abraço.
 
Guenther, essa informação com base nas receitas postadas. A maioria não utiliza para aroma ou dry hopping tais lúpulos citados.Me corrija se eu estiver equivocado, abraço.
Bom, ok, mas isso é uma mera coincidência.... confesso que eu raramente olho as receitas que postam aqui, só olho algo quando alguma coisa me chama atenção.

Mas acredite... no meio cervejeiro em geral, especialmente nos EUA, lúpulos com alto AA são usados pra aroma tanto quanto os de baixo AA.

O conceito de "lupulo de amargor" e "lúpulo de aroma" é errôneo, e por isso já caiu há anos inclusive em literaturas.

Abraço,
 
Eu trato e ensino que "lúpulo de amargor" é o lúpulo usado para amargor, "lúpulo de aroma" é o lupulo usado pra aroma. Parece redundância mas é bem assim. A regra de ácido alfa é mais velha que guaraná com rolha. Um dos meus lúpulos favoritos para DH é o Topaz, que veio com 17% de ácido alfa na ultima safra!

Um abraço!
 
Eu trato e ensino que "lúpulo de amargor" é o lúpulo usado para amargor, "lúpulo de aroma" é o lupulo usado pra aroma. Parece redundância mas é bem assim. A regra de ácido alfa é mais velha que guaraná com rolha. Um dos meus lúpulos favoritos para DH é o Topaz, que veio com 17% de ácido alfa na ultima safra!

Um abraço!


Yeap!

Corrijam-me se estiver errado.

Por que se usa um lúpulo de alto AA para amargor ? Porque como vai ferver muito vai perder muito seus aromas e sabores em 60 min de fervura (óleos essenciais, etc), deixando só seus AA. Quanto mais alto o teor, menos se coloca deles. Menos restos no final da fervura.

Para sabor e aroma dai é gosto pessoal ou estilo desejado. Como já disse antes, sou fã do Amarillo, então muitas vezes vai só ele (60, 30, 15, 0 min).
 
Acabei de fazer uma APA com single Hop de Citra... depois ainda faço um dry hop.. acho esse lúpulo muito bom.. o meu preferido no momento..
 
Acabei de fazer uma APA com single Hop de Citra... depois ainda faço um dry hop.. acho esse lúpulo muito bom.. o meu preferido no momento..

Exato, o mesmo comigo, acabei de brassar minha 3º SH Citra...e a última safra saiu com 12.7% AA.
 
Acabei de fazer uma APA com single Hop de Citra... depois ainda faço um dry hop.. acho esse lúpulo muito bom.. o meu preferido no momento..

Também curto muito esse lúpulo. Semana passada abri minha APA que fiz com o DH de Citra, ficou sensacional!

Depois posta aí como ficou!
 
Galera a APA single hop columbus ficou assim 10 dias de carbonatação.
 

Attachments

  • 20161013_151917[1].jpg
    20161013_151917[1].jpg
    542.8 KB · Views: 166
  • 20161013_151940[1].jpg
    20161013_151940[1].jpg
    509.8 KB · Views: 108
E o sabor tão bom quanto a cor? Achou que tinha que mexer nas quantidades de lupulo?
 
Back
Top