APA que ficou clara

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

hughet

Member
Joined
Mar 27, 2014
Messages
17
Reaction score
1
Fiz uma APA, ficou lupulada como um APA deve ser, mas a cor ficou âmbar, praticamente nada ruiva. Qual seria o estilo mais correto para chamá-la agora? E por que será que ela não ficou mais ruiva? A receita pedia 200g de caramunich, eles vieram vencidos 2 meses (mas usei mesmo assim).

O que utilizei para fazer pouco mais de 20L:
4kg malte pilsen
1kg malte munich
500g malte carared
200g malte caramunich
40g chinook 11,3%
40g cascade 7,0%
levedura US-05

Está fermentando há 7 dias a 16ºC.
 
Mas tem um mínimo de cor? Ela tá um pouco mais escura que uma pilsen, ficou apenas um pouco mais alaranjada.
 
Quantos EBC ou SRM ficou a receita que tu fizeste no BeerSmith ou BeerTools?
 
Tu tem uma quantidade até grande de maltes que adicionam cor, como munich, caramunich e carared. Pelo que li ela ainda tá fermentando. Espera para ver a cor depois que terminar de fermentar. Acho difícil ter ficado tão clara assim mas se ficar dourada não tem problema. Existe uma variação permitida. Problema seria uma Stout âmbar ou uma Black IPA dourada, né? APA dourada não é problema. Relaxa.
 
Coloquei sua lista de grãos no Beersmith e ficou por volta de 16 EBC, ou 8 SRM

Por acaso ficou próximo da cor 8 na tabela abaixo?
SRM-Beer-Color-Chart.jpg


Eu diria que, para o estilo, está próximo do limite inferior para cor. Mas não significa que está errado.
 
No BeerTools: 63.5 IBU, 11.18 °SRM.
Nessa palheta de cor eu diria que está ali pelo 7 porque está turva, imagino que se clarificar deve diminuir a intensidade da cor.
 
Deve diminuir sim! Mas cor estando dentro do range do estilo não tem problema! Acho que na verdade você deve se preocupar muito mais com outros fatores do que a cor... Por exemplo o seu IBU ta fora do estilo e isso descaracteriza muito mais do que a cor
 
Back
Top