APA com Receita de American IPA, é possível?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

marceloforpresident

Well-Known Member
Joined
Oct 20, 2016
Messages
88
Reaction score
58
Boa tarde, Galera

Planejo fazer a primeira brassagem de uma APA, com a técnica BIAB com Sparge (quero obter o máximo de açúcar possível), mas fiquei com uma (UMA?) dúvida:

-> Posso fazer uma APA com a receita de American IPA?

Informei os ingredientes no Beersmith e alterei as quantidade para conseguir a Densidade, IBU e Cor desejada (também não sei se o que eu "desejei" é o "certo").

Segue informações:

MALTES
Pilsner - 2,13 kg
Munich - 230 gr
Caramunich - 150 gr
Carared - 70 gr

LUPULOS
Chinook - 9,20 gr INICIO FERVURA
Cascade - 6,90 gr 30 MIN depois
Cascade - 6,90 gr Faltando 5 min
Chinook - 4,60 gr Faltando 5 min

FERMENTO
Fermentis US-05 - 1 pacote
-> Beersmith calculou que precisa de somente 6,1g, hidratados em 115ml, mas pretendo usar o pacote inteiro

DRY HOP
Cascade - 10 gr
Chinook - 10 gr

Medições PREVISTAS
OG: 1.054
IBU: 45
SRM: 8
ABV: 5,6

Qualquer dica/ajuda será muito bem vinda!

Desde já, agradeço
 
Boa tarde, Galera

Planejo fazer a primeira brassagem de uma APA, com a técnica BIAB com Sparge (quero obter o máximo de açúcar possível), mas fiquei com uma (UMA?) dúvida:

-> Posso fazer uma APA com a receita de American IPA?

Informei os ingredientes no Beersmith e alterei as quantidade para conseguir a Densidade, IBU e Cor desejada (também não sei se o que eu "desejei" é o "certo").

Segue informações:

MALTES
Pilsner - 2,13 kg
Munich - 230 gr
Caramunich - 150 gr
Carared - 70 gr

LUPULOS
Chinook - 9,20 gr INICIO FERVURA
Cascade - 6,90 gr 30 MIN depois
Cascade - 6,90 gr Faltando 5 min
Chinook - 4,60 gr Faltando 5 min

FERMENTO
Fermentis US-05 - 1 pacote
-> Beersmith calculou que precisa de somente 6,1g, hidratados em 115ml, mas pretendo usar o pacote inteiro

DRY HOP
Cascade - 10 gr
Chinook - 10 gr

Medições PREVISTAS
OG: 1.054
IBU: 45
SRM: 8
ABV: 5,6

Qualquer dica/ajuda será muito bem vinda!

Desde já, agradeço



Cara, um mestre cervejeiro (Marcelo Benitto) me disse uma coisa que nunca vou me esquecer.
No mundo do Home Brew "Tudo pode, só depende do seu objetivo"
Voce não vai estragar a receita, então tente... invente... faça...
O Software serve exatamente pra te dar uma ideia mais clara do que vc pode esperar desta leva, mas estar fora do estilo não quer dizer que não possa!

As dicas que te dou... pra extrair o maximo de açucar BIAB não ajuda muito então faça uma moagem bem fininha que o saco segura.
Tente fazer uma lavagem bem lenta pra extrair mais... eu jogo a bag numa outra panela com uns 5 litros d´agua e dou uma boa agitada na agua e só depois que a agua estiver bem suja eu retiro a bag e jogo fora, depois completo a agua de fervura com esta agua da lavagem pra aumentar a litragem.

Maltes CARA são bem pesados em cor e açucar mas não são tão fermentaveis, então faça uma mostura de baixa temperatura 66 65 pra ter uma cerveja mais seca (se seu objetivo for por açucar pra ter mais alcool) se não, suba a temperatura, mas acho que vc vai precisar de mais malte pra atingir eficiencia...
Coloque no perfil da eficiencia geral 50% (é o meu numero) que vc vai ver como isso baixa e é o mais aproxximado da realidade possivel, vc verá que vai pedir mais malte.



Manda bala e compartilhe o resultado.
 
Lucas,

Valeu pelas dicas, alterei a Eficiência de 70% para 50%.
Realmente pediu mais malte.

Agora ficou assim:

MALTES
Pilsner - 2,13 kg -> 3,45 kg
Munich - 230 gr -> 210 gr
Caramunich - 150 gr -> 130 gr
Carared - 70 gr -> 70 gr

LUPULOS
Chinook - 9,20 gr INICIO FERVURA -> 9,45 gr
Cascade - 6,90 gr 30 MIN depois -> 7,09 gr
Cascade - 6,90 gr Faltando 5 min -> 7,90 gr
Chinook - 4,60 gr Faltando 5 min -> 4,73 gr

FERMENTO
Fermentis US-05 - 1 pacote
-> Beersmith calculou que precisa de somente 6,1g, hidratados em 115ml, mas pretendo usar o pacote inteiro

DRY HOP
Cascade - 10 gr
Chinook - 10 gr

Medições PREVISTAS
OG: 1.054 -> Aumentei para 1.058
IBU: 45 -> Manteve o mesmo
SRM: 8 -> Manteve o mesmo
ABV: 5,6 -> 5,9

Obrigado pela dica!
Veremos no que vai dar.
 
Coloque no perfil da eficiencia geral 50% (é o meu numero) que vc vai ver como isso baixa e é o mais aproxximado da realidade possivel, vc verá que vai pedir mais malte.

Também quero fazer um teste com BIAB (uso atualmente 3 panelas) mas estava pensando em algo em torno de 60-65% de eficiência, pois vi gente dizendo que teve até uns 70% de eficiência com BIAB e achei que na casa dos 6x ficasse numa boa média.

Você ainda faz uma moagem bem fina e uma lavagem gambiarra e obtém apenas 50%? :(
 
Também quero fazer um teste com BIAB (uso atualmente 3 panelas) mas estava pensando em algo em torno de 60-65% de eficiência, pois vi gente dizendo que teve até uns 70% de eficiência com BIAB e achei que na casa dos 6x ficasse numa boa média.

Você ainda faz uma moagem bem fina e uma lavagem gambiarra e obtém apenas 50%? :(

Esta eficiencia de 70% que o pessoal chega é da mostura, a que alteramos no BeerSmith na tela de design é a eficiencia geral, que leva em conta também a quantidade de cerveja no final, atenuação etc...

Se eu pegar o malte bem moído e fazer uma lavagem decente, chego numa eficiencia de mostura de 70% tranquilo, mas o equipamento todo, por ser pequeno e de aluminio, perde muita agua e isto joga a eficiencia geral lá pra baixo.
Quando se faz 20 litros ou mais, a tendencia é melhorar a eficiencia geral.

Acredito que este fato se deve ao tempo que demora por exemplo pra atingir as rampas, pra chegar no mashout, pra chegar na fervura etc... como tudo demora mais, voce acaba perdendo muita agua para evaporação.

Veja nas screenshots abaixo que minha mostura medida foi de 74,8%, mas a geral cai 56%
 

Attachments

  • Eficiencia da mostura.PNG
    Eficiencia da mostura.PNG
    138.7 KB · Views: 62
Esta eficiencia de 70% que o pessoal chega é da mostura, a que alteramos no BeerSmith na tela de design é a eficiencia geral, que leva em conta também a quantidade de cerveja no final, atenuação etc...

Se eu pegar o malte bem moído e fazer uma lavagem decente, chego numa eficiencia de mostura de 70% tranquilo, mas o equipamento todo, por ser pequeno e de aluminio, perde muita agua e isto joga a eficiencia geral lá pra baixo.
Quando se faz 20 litros ou mais, a tendencia é melhorar a eficiencia geral.

Acredito que este fato se deve ao tempo que demora por exemplo pra atingir as rampas, pra chegar no mashout, pra chegar na fervura etc... como tudo demora mais, voce acaba perdendo muita agua para evaporação.

Veja nas screenshots abaixo que minha mostura medida foi de 74,8%, mas a geral cai 56%

Entendi. Então em teoria esta é uma característica da soma dos dois fatores (BIAB com volume menor). A eficiência de 70℅ que li por aí é BIAB em volumes maiores mesmo.

É, no meu caso só testando, vou fazer uma receita bem simples pra dar uma noção da eficiência, na primeira vou esperar uns 15% abaixo da eficiência atual, espero que não fuja muito.

Obrigado.
 
Acredito que este fato se deve ao tempo que demora por exemplo pra atingir as rampas, pra chegar no mashout, pra chegar na fervura etc... como tudo demora mais, voce acaba perdendo muita agua para evaporação.

Posso estar falando besteira, e peço que me corrijam se estiver errado, mas a água não vai evaporar só depois de atingir os 100ºC e começar a ferver? Sendo assim, isso não deveria afetar a eficiência... ou não?
 
Posso estar falando besteira, e peço que me corrijam se estiver errado, mas a água não vai evaporar só depois de atingir os 100ºC e começar a ferver? Sendo assim, isso não deveria afetar a eficiência... ou não?
Não sei, avaliando empiricamente, como há vapor antes da fervura, é provável que haja evaporação antes. Cientificamente eu diria que não... Hehehe

Mas até onde sei evaporação não abaixa eficiência pois os açúcares ficam, bastando compensar esse volume de água na pré-fervura.

A eficiência pode ser menor por maior perda de mosto abaixo das torneiras... Não sei o que mais poderia causar essa diferença.
 
A agua evapora pelo simples fato dela estar em contato com a Atmosfera, claro que em processo de vaporização isso ocorre claramente e de forma acelerada, é só imaginar uma roupa no varal!

O fato da agua evaporar não diminui a eficiencia de mostura, muito pelo contrario, ela concentra os açucares ainda mais... mas na eficiencia da cozinha, que soma os volumes, a % baixa.
 
O fato da agua evaporar não diminui a eficiencia de mostura, muito pelo contrario, ela concentra os açucares ainda mais... mas na eficiencia da cozinha, que soma os volumes, a % baixa.

:off:

É que a brewhouse efficiency deve considerar apenas volume final do mosto e densidade. Considerando que a evaporação concentra o mosto (perde volume, ganha densidade), isso não deve mudar a eficiência final.

Vamos supor uma densidade pós-fervura de 1.054 e considerar que sua evaporação foi de 17 para 13 (4 litros). Se você tivesse perdido 2 litros a mais (6 no total, chegando a 11), sua densidade teria sido 1.064. Se você tivesse diluído isso com 2 litros de água, voltaria a ter os mesmos 1.054, e sua eficiência continuaria sendo a mesma*.

Ainda considerando a sua screenshot, para sua densidade final ter sido 1.054 partindo de uma pré-fervura de 1.042, você deve ter ficado com uns 13.22L** pós fervura e perdido isso em resfriamento, chiller, fundo da panela, etc para chegar aos 10L finais, e isso sim, diminui brewhouse eff.

* http://www.brewersfriend.com/brewhouse-efficiency/
** http://www.brewersfriend.com/dilution-and-boiloff-gravity-calculator/
 
:off:

É que a brewhouse efficiency deve considerar apenas volume final do mosto e densidade. Considerando que a evaporação concentra o mosto (perde volume, ganha densidade), isso não deve mudar a eficiência final.

Vamos supor uma densidade pós-fervura de 1.054 e considerar que sua evaporação foi de 17 para 13 (4 litros). Se você tivesse perdido 2 litros a mais (6 no total, chegando a 11), sua densidade teria sido 1.064. Se você tivesse diluído isso com 2 litros de água, voltaria a ter os mesmos 1.054, e sua eficiência continuaria sendo a mesma*.

Ainda considerando a sua screenshot, para sua densidade final ter sido 1.054 partindo de uma pré-fervura de 1.042, você deve ter ficado com uns 13.22L** pós fervura e perdido isso em resfriamento, chiller, fundo da panela, etc para chegar aos 10L finais, e isso sim, diminui brewhouse eff.

* http://www.brewersfriend.com/brewhouse-efficiency/
** http://www.brewersfriend.com/dilution-and-boiloff-gravity-calculator/

Foi exatamente isso então Renato!!!
Muito obrigado pela leitura :tank:
 
Faço cerveja usando BIAB para lotes de 10 litros e a eficiência total (brewhouse efficience) fica em 60% no cálculo do beersmith.

Se te servir como parâmetro vai fundo e boa brassagem.

Enviado de meu SM-N910C usando Tapatalk
 
Back
Top