American Wheat - receita e problemas estranhos

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Oct 3, 2016
Messages
9
Reaction score
3
Pessoal, fiz uma American Wheat conforme receita abaixo:

American Wheat Diabolika –

Batch Size 20,820 L Boil Size 23,659 L
Boil Time 1,000 hr Efficiency 70%
OG 1,045 sg FG 1,011 sg
ABV 4,5% IBU 27,4 (Tinseth)
Color 4,8 srm (Morey) Estimated calories (per 33 cl) 153
Fermentables

Total grain: 4,250 kg

Pilsner (2 Row) Ger Grain 2,500 kg Yes No 81% 2,0 srm
Wheat Malt, Ger Grain 1,500 kg Yes No 84% 2,0 srm
Munich Malt - 20L Grain 150,000 g Yes No 75% 20,0 srm
Melanoiden Malt Grain 100,000 g Yes No 81% 27,0 srm

Hops
Name Alpha Amount Use Time Form IBU
Citra 12,0% 15,0 g Boil 1,000 hr Pellet 22,8
Citra 12,0% 15,0 g Boil 5,000 min Pellet 4,6

Dry hooping
Citra 12,0% 40,000 g Boil 0,000 s Pellet 0,0

Yeast
Safale S-05 Ale Dry 11,00 mL Primary

Tive dois problemas:

1-Antes de colocar o fermento medi a OG e obtive 1,036. A prevista era 1,045. Revisei toda a receita (quantidade de água, quantidades de malte, processo) e não achei nenhum erro. O que pode ter acontecido? Talvez malte mal moído (ou de baixa qualidade não produzindo os açúcares fermentáveis desejados). Fiquei boiando...

2-No 4º dia de fermentação (que teve atividade normal), fui fazer o dry hooping e medi a FG: e aí aconteceu algo muito estranho!!! Coloquei a cerveja na proveta e pus o densímetro. Ele subiu lentamente até 1,046, ficou ali por uns dois segundos e começou a descer até 1,013!!! Nunca tinha me acontecido isso!!! Tive a impressão de que havia pequenas borbulhas na proveta.

Ela está no final da fermentação e deve ir para a geladeira no final de semana.

Alguém com mais experiência pode imaginar o que aconteceu? Desde já agradeço. Valeu.
:mug:
 
Fala camarada,

1 - O malte de trigo não tem casca e é duro, então pode moer bem fino (farinha mesmo) para expor bem o amido.

2 - É recomendado remover o gás do líquido para medir a densidade, pois ele pode fazer o densímetro subir um pouco. No seu caso subiu até demais hahahah, mas acredito ter sido isso mesmo.
 
Garcia, beleza.

Ontem tirei ela da fermentação e coloquei na maturação. FG 1.006. Vai ficar ralinha mesmo. Aroma ótimo do dry hopping de Citra.

Quanto ao gás, nunca tinha me acontecido (faço cerveja há dois anos). Por isso estranhei. Baita amadorismo... hehehe

Valeu. Abs.
 
Vai ficar da hora, a Wheat que fiz também deu 1.006 de FG.. Fica bem refrescante, nesse calor da pra beber muitas heheh.

Abraço
 
Vai ficar da hora, a Wheat que fiz também deu 1.006 de FG.. Fica bem refrescante, nesse calor da pra beber muitas heheh.

Abraço

Garcia, semana passada abri a primeira garrafa e ficou do jeito que disseste: bom aroma, bem referescante. Senti um pouco de falta de corpo mas ainda dá de 10 x 0 nas Skol da vida! Valeu as dicas. Na próxima vou cuidar melhor da moagem.

Abs. :mug:
 
Garcia, semana passada abri a primeira garrafa e ficou do jeito que disseste: bom aroma, bem referescante. Senti um pouco de falta de corpo mas ainda dá de 10 x 0 nas Skol da vida! Valeu as dicas. Na próxima vou cuidar melhor da moagem.

Abs. :mug:

Que bacana! Breja assim é a melhor pra se beber no verão... não sei como está aí em POA, mas BH ta um calor dos infernos hahahah..
 
Back
Top