Alguém já usou esse termostato?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

andrecosta

Member
Joined
May 4, 2017
Messages
17
Reaction score
0
Fala Galera,
estou buscando uma alternativa simples e barata para fazer um fermentador.

Estou pensando em montar um fermentador daqueles Son of Fermentation de isopor ou com um freezer velho e colocar as garrafas congeladas + cooler de computador.

Para o controle de temperatura penso em usar esse termostato baratinho aqui(link), alguém já usou? Vai funcionar bem? E depois se eu migrar para uma geladeira funcionando, vai dar certo com esse cara também?

Valeu!
 
Olá André,

O @carbobiach tinha esta mesma dúvida e em princípio ele funcionará bem para o controle da temperatura. Veja mais no tópico:
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=411833

Agora só não entendi o que você quis dizer com o uso das garrafas congeladas + cooler porque se você for usar desta forma não haveria a necessidade do controlador. Aí ele funcionaria apenas para monitorar/observar a temperatura dentro do isopor para você saber se precisa colocar mais garrafas congeladas ou tirá-las.

Se puder dar mais detalhes fica mais fácil para alguém ajudá-lo.
 
Olá André,

O @carbobiach tinha esta mesma dúvida e em princípio ele funcionará bem para o controle da temperatura. Veja mais no tópico:
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=411833

Agora só não entendi o que você quis dizer com o uso das garrafas congeladas + cooler porque se você for usar desta forma não haveria a necessidade do controlador. Aí ele funcionaria apenas para monitorar/observar a temperatura dentro do isopor para você saber se precisa colocar mais garrafas congeladas ou tirá-las.

Se puder dar mais detalhes fica mais fácil para alguém ajudá-lo.


Valeu o retorno Paiakan! Vou ver o tópico, tinha buscado mas nada encontrei .
Esse esquema das garrafas é o esquema do Son of fermentation chiller. Dá uma olhada nesse vídeo: [ame]https://www.youtube.com/watch?v=Mb226sT6qEc[/ame]

É um esquema do isopor mais avançado, onde ele só liga o ventilador quando a temperatura está alta, assim o quente passa (forçadamente) pelas garrafas, e resfria, e depois vai para o balde onde a cerveja está fermentando.
 
Saquei. Bom, aí vai do espírito DIY de cada um. EU se estivesse na sua situação procuraria um frigobar usado num OLX da vida pra não me incomodar. É capaz de o preço empatar.

Mas entendo se você gostar/preferir/quiser economizar grana para fazer este dispositivo.
 
Olá!

Por conceito, funciona. Na prática, não. Quando liguei o termostato, o relé queimou na primeira. Diz que suporta 10A, mas duvido muito.
Acabei por gastar mais e pegar um Ageon. Não me arrependo nenhum momento.
 
Fala @andrecosta

Já usei esse termostato, nas minhas primeiras fermentações. Nelas, eu colocava o balde fermentador em uma caixa térmica, com garrafas PET com água congeladas e uma lâmpada fluorescente. Nesse esquema, o termostato trabalhava no modo de aquecimento, ou seja, quando as PETs congeladas abaixavam demais a temperatura, o termostato ligava a lâmpada, que aos poucos elevava a temperatura até a faixa desejada.
Esse esquema funcionou satisfatoriamente e gostei das brejas produzidas (apenas ales). No entanto, abandonei esse esquema quando arranjei uma geladeira usada ...

Abraço!
 
Como o Bruno disse acima, o método mais eficaz é usar ele para controlar uma lâmpada. Fiz uma estufa para 4 baldes e controlava assim com a lâmpada e garrafas congeladas. Usei este esquema por 1 ano. Hoje uso a estufa somente para o priming. Como você é do Sul, no inverno nem precisa de garrafas congeladas HAHAHAHA
 
Valeu a resposta pessoal.

Acho que vou tentar um melhorzinho então, e tentar ocupar a geladeira da casa aqui mesmo, vai acabar sendo mais fácil. Ela está quase sempre meio vazia mesmo =)

Será que esse vai? Diz que serve pra geladeira.
 

Latest posts

Back
Top