Ajuda/sugestões para a minha 1ª cerveja!

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Ricardo Gouveia

Well-Known Member
Joined
Aug 23, 2019
Messages
64
Reaction score
8
Location
Portugal
Olá amigos! Pois é... reunido todo o material, vou fazer brevemente a minha 1ª cerveja. Depois de muito pesquisar decidi fazer uma receita de um site conhecido (não sei se posso dizer qual é) onde constam os seguintes ingredientes:

5kg Malte Pilsen
90gr Lúpulo Chinook
1 pastilha wirfloc
1 levedura US-05

É uma American IPA (20L) com um IBU 50, ABV 5,5%, OG 1052, FG 1008... acontece que já depois de ter comprado os ingredientes, notei que o IBU 50 poderá ser um pouco amargo para o meu gosto, pois não gosto de cervejas muito amargas... Será que posso alterar alguma coisa para fazer com que a cerveja não fique tão amarga?

Já agora... se calhar também pode ser uma opção comprar outro lúpulo ou levedura e aproveitar o malte para fazer outro tipo de cerveja...

Obrigado pelas dicas! Abraço!
 
Se não gosta de cerveja amarga... o primeiro passo é não fazer uma IPA.

Coloque menos lúpulo e faça uma APA.
 
Aí o ideal seria usar algum programa pra calcular.
Depende da % de alfa ácido do lúpulo, do tempo das adições. Descreva melhor a receita, na parte de lupulagem.
 
Fervura 60min: Adição de 30g lúpulo aos 30min...aos 5min wirfloc e 30gr lúpulo... e aos 0min mais 30gr lupulo.
 
Fervura 60min: Adição de 30g lúpulo aos 30min...aos 5min wirfloc e 30gr lúpulo... e aos 0min mais 30gr lupulo.

Baseado nessa adições.... boa parte do amargor deve vir da primeira adição.

Eu reduziria para 20g a primeira... e colocaria as 10g que sobram a 0 min
 
Eu jogaria todo o lúpulo no Whirlpool deixando pra fazer um resfriamento mais lento, sairia uma cerveja com amargor bem leve para um iniciante, com sabor e aroma do lúpulo.
Se não fosse sua primeira cerveja indicaria um dry hop.
 
Eu jogaria todo o lúpulo no Whirlpool deixando pra fazer um resfriamento mais lento, sairia uma cerveja com amargor bem leve para um iniciante, com sabor e aroma do lúpulo.
Se não fosse sua primeira cerveja indicaria um dry hop.

Eu também mandaria um dry-hop aí... Algo do tipo 10g/60min, 30g/5min (ou whirpool) e o resto DH. Vai dar algo por volta de 30IBU, ou então jogar as 10g nos 30min, aí vai dar algo em torno de uns 25IBU pra menos.

Fato histórico: Minha primeira leva foi com DH, deixei cair um pouco de água de cima da tampa da bombona (aquela do derretimento da geladeira) dentro da cerveja e não deu nada. :)
 
Bom, para uma primeira leva eu não faria um dry hopping, deixaria para as próximas, quando você tiver mais experiência.

Eu ajustaria a sua receita da seguinte forma.

Na fervura, adicionaria 20g de lúpulo a 30 minutos.
O resto (70 g), jogaria no whirpool/resfriamento.

Isto daria aproximadamente 22 ibu's no resultado final, bem leve e fácil de tomar. Além disso, ao adicionar os lúpulos no whirpool, você terá uma cerveja mais aromática, com um resultado mais próximo a uma Session IPA.

O mais importante nesta primeira brassagem não é resultado do estilo, com o tempo você vai pegando melhor os macetes e vai arredondando as suas cervejas.
O principal é se atentar aos seguintes passos.

1º - Sanitização de tudo que vai ser utilizado, desde panelas, colheres, fermentadores, air-locks ou qualquer outro equipamento.
2º - Temperatura na mostura - Tente permanecer na casa dos 65º ~ 67º de temperatura, rampa única, isto trará uma cerveja mais seca, pouco corpo, com alta drinkability. Temperatura acima dos 70º dará mais corpo, mas você não terá uma atenuação desejada.
A questão da temperatura é primordial para o sucesso da sua primeira cerveja, preste muita, mas muita atenção neste processo!

Procure entender como funciona os processos nesta primeira brassagem, como seu equipamento funciona, depois você evolui e parte para um DH ou uma receita mais complexa.
 

Latest posts

Back
Top