Ajuda!! Sistema Herms não atingindo a temperatura.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

alanlisboa

Well-Known Member
Joined
Jun 24, 2014
Messages
237
Reaction score
43
Pessoal, preciso de uma ajuda dos mais entendidos. Comprei um sistema Herms de um amigo aqui do fórum mesmo. Três kegs de 50l, serpentina no HLT de inox, resistência de 8kw.

É o primeiro teste que faço com a mesma, antes usava um método Biab próprio.

Estou enfrentando um grande problema para atingir a temperatura esperada. Meu procedimento:
- aqueci a água no HLT até 85º (valor puramente intuitivo, preciso chegar a 76 para a infusão, considerei a perda na transferência).
- transferi a água necessária para o MT. Com a perda de calor em vista no keg estar frio fiquei com a água no MT a 64º e no HLT a 85º.
- comecei a recircular a água para atingir os 76 no MT para a infusão... mas não consegui em momento algum aumentar a temperatura... me parece que a perda está igualando o aquecimento. 30 min depois a mesma temp. E estou em Campinas, não no Alasca... e os kegs tem mantas térmicas para evitar perda, assim como as mangueiras.
- Tenho dois locais de medição da temp no MT, um termômetro digital e um analogico específico. No tira-teima medi também na saída do retorno ao MT, mesma temperatura...

O que pode estar acontecendo?

Hoje vou fazer no single infusion mesmo...

:drunk::drunk::drunk:
 
Pessoal, preciso de uma ajuda dos mais entendidos. Comprei um sistema Herms de um amigo aqui do fórum mesmo. Três kegs de 50l, serpentina no HLT de inox, resistência de 8kw.

É o primeiro teste que faço com a mesma, antes usava um método Biab próprio.

Estou enfrentando um grande problema para atingir a temperatura esperada. Meu procedimento:
- aqueci a água no HLT até 85º (valor puramente intuitivo, preciso chegar a 76 para a infusão, considerei a perda na transferência).
- transferi a água necessária para o MT. Com a perda de calor em vista no keg estar frio fiquei com a água no MT a 64º e no HLT a 85º.
- comecei a recircular a água para atingir os 76 no MT para a infusão... mas não consegui em momento algum aumentar a temperatura... me parece que a perda está igualando o aquecimento. 30 min depois a mesma temp. E estou em Campinas, não no Alasca... e os kegs tem mantas térmicas para evitar perda, assim como as mangueiras.
- Tenho dois locais de medição da temp no MT, um termômetro digital e um analogico específico. No tira-teima medi também na saída do retorno ao MT, mesma temperatura...

O que pode estar acontecendo?

Hoje vou fazer no single infusion mesmo...

:drunk::drunk::drunk:

Bom Alan, não vem ao caso, mas infusão a 76? isso é temperatura de mash out.
Vou falar como faço, assim vc pode ver se está mais ou menos no mesmo caminho...
O meu equipamento sem manta térmica chega na temp que preciso em minutos.
Aqueço a água no HTL ate uns 70º, transfiro pra o MT e completo com água fria o que transferi do HTL. Começo a recircular e em instantes a água do MT esta na temperatura que preciso. Obviamente a do HTL estará superior. Medição no retorno do HTL, na panela do MT.
Isso tudo com as panelas tampadas.
O seu sensor de temperatura esta no retorno? Pois o "liga e desliga" da resistência deveria ser acionado com base na temperatura do retorno, assim, independentemente da temperatura do HTL, a do MT estaria na temperatura que vc quer.
 
Cara, essa é uma das dificuldades de sistemas HERMS implementados com a serpentina no HLT (panela de água quente = Hot Liquor Tank), e é um dos motivos pelo qual eu defendo, quando possível, o uso de uma 4a panela bem pequena só pra isso.

Bom, o fato é o seguinte... primeiro de tudo, essa perda que tu estás tendo, de 85 graus para 64, é realmente grande.

Mesmo assim, o que deves fazer? Bom, se queres 76 graus para infusão (temperatura da água, não da mosturação, acho que foi isso que o @Pellin não compreendeu - ao misturar o malte, a temperatura vai baixar, ou seja, problema nenhum), e tens essa perda toda... vais ter que aquecer a água lá no HLT para 95 graus.. mas isso tu já deves ter entendido.

O fato é que, se depois de transferir tudo, a água não está nos 76 que queres, vais ter que aquecer essa água por recirculação, e aí começam a vir as dificuldades de HERMS com serpentina no HLT, pois vais ter que adicionar água FRIA no HLT, esperar ela esquentar até a temperatura ACIMA dos 76 que tu queres no MLT, até começar a recircular novamente... pois se recircular antes, vais estar na verdade baixando a temperatura do MLT, e fazer tudo isso vai demorar um pouco.

Note que ao recircular, vais estar medindo a temperatura do MLT para atingir os 76, então o teu termostato vai ficar esquentando a água do HLT até o necessário para que a água do MLT atinja os 76... ou seja, a temperatura que o HLT vai chegar é desconhecida, e não interessa.

Ocorre que se a resistência do HLT não tiver potência suficiente para aquecer tudo, pode ser que tu não vença toda essa perda térmica (e tu não citou a potência das resistências).

Já com um sistema HERMS com 4 panelas, tu poderia aquecer essa água toda no HLT, e já pré-aquecer a água da panela do HERMS... assim logo depois de transferir, já poderia começar a recircular para correção da água de infusão sem perder tempo.

Abraço,
 
Ele citou a resistência, 8kw. Aliás, potência bem alta. Meu sistema é de 70 litros, meu MLT tem 90. Mas eu uso a 4a panela só para o HERMS, uma panelinha de 6 litros com uma resistência de 3kw. Não uso isolamento térmico em nenhuma panela e consigo aquecer bem rápido. Avalie a possibilidade de ter uma panelinha só pra isso, pra nao ficar tendo que descobrir 1001 problemas.
Abraço!
 
Ele citou a resistência, 8kw. Aliás, potência bem alta. Meu sistema é de 70 litros, meu MLT tem 90. Mas eu uso a 4a panela só para o HERMS, uma panelinha de 6 litros com uma resistência de 3kw. Não uso isolamento térmico em nenhuma panela e consigo aquecer bem rápido. Avalie a possibilidade de ter uma panelinha só pra isso, pra nao ficar tendo que descobrir 1001 problemas.
Abraço!
Eu vi os "8kw", mas ignorei pq tenho quase certeza que não é só uma resistência com essa potência no HLT... talvez sejam 8kw totais entre todas as panelas, por isso que seria interessante dizer qual potência em cada panela.
 
Desculpem a demora. Estou apenas no celular. Acredito quea análise mais próxima seja a do Guenter mesmo. Minha resistência é de 8kw,única, no HLT. A água no Hlt aquece extremamente rápida. Mas a do Mlt que passa na serpentina dentro do Hlt não está respondendo muito bem. Vou tentara solução de reduzir o fluxo e medir o tempo todo apenas no retorno para ver.
 
Pra funcionar melhor seu HLT tem que caber o volume de mostura e de lavagem juntos pra você aquecer de uma única vez e mandar uma parte pra mostura e ficar recirculando com a água já quente, depois é só mandar o resto durante a lavagem.
 
Desculpem a demora. Estou apenas no celular. Acredito quea análise mais próxima seja a do Guenter mesmo. Minha resistência é de 8kw,única, no HLT. A água no Hlt aquece extremamente rápida. Mas a do Mlt que passa na serpentina dentro do Hlt não está respondendo muito bem. Vou tentara solução de reduzir o fluxo e medir o tempo todo apenas no retorno para ver.
Cara, tem CERTEZA de que é realmente 8000 watts?

Como é a tua ligação elétrica dessa panela?
 
Guenter eu comprei por 8kw... ligação com tomada 3 pinos de 40a, disjuntor de 45 se não me engano exclusivo para a panela, mandei instalar.

O aquecimento no HLT mesmo com 55 litros é de mais de 1 grau por minuto, por isso acredito ser forte mesmo... meu problema está na perda térmica por no MLT. MAAAAASSSS... vou testar outras mediçôes no final de semana para ver se tem diferença...
 
Caraca, por que se for mesmo.... é um absurdo de potência.... muito mais do que devia.

Abraço,
 

Latest posts

Back
Top