Ajuda receita Vienna

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

AlexandreBr

Member
Joined
Mar 18, 2015
Messages
23
Reaction score
5
Então galera, estou começando a planejar minha segunda leva e decidi ir para uma Vienna.
Dei uma pesquisada por ai pra estudar o estilo e uma receita que cheguei (mais ou menos),para 11 litros, é assim:

1,15kg - Malte Vienna
0.79g - Malte Munich light
0.70g - Malte Pilsen
0.065g - Malte CaraMunich
0.028 - CarafaII (que estava pensando em substituir por algum torrado, se der)

no total as porcentagens ficaram: 42-29-26-2-1, na ordem que elas estão.

Lúpulo estava pensando em usar o Hallertau Mittelfruh, que tem 4.9% de A.A.
Usar algo em torno de 20g a 60min e depois 10g a 10 minutos, em uma fervura de 90 min.

Fermento é a minha maior duvida, estou pensando em usar o W-34/70 da Fermentis. Usar um sachet, 11,5g, no caso.

Nas simulações que eu fiz (Brewtarget e Brewersfriend), a OG ficava um pouco fora do estilo, em torno de 1055.

Alguém já fez esse estilo alguma vez? A receita está boa? Qual opinião de vocês?
:mug:
 
Nunca fiz mas é um estilo que pretendo fazer mais pra frente, a receita parece legal. Aliás, é MUITO parecida com a do livro Brewing Classic Styles, você pegou de lá? A diferença seria só o Caramunich, mas isso tá dentro do estilo.

Pra 11l 1.055 eu usaria dois pacotes de fermento seco pra lager, ou faria um starter adequado pra usar um líquido. Na que planejo fazer vou pegar o Bio4 German Lager.
 
Nunca fiz mas é um estilo que pretendo fazer mais pra frente, a receita parece legal. Aliás, é MUITO parecida com a do livro Brewing Classic Styles, você pegou de lá? A diferença seria só o Caramunich, mas isso tá dentro do estilo.

Pra 11l 1.055 eu usaria dois pacotes de fermento seco pra lager, ou faria um starter adequado pra usar um líquido. Na que planejo fazer vou pegar o Bio4 German Lager.

Não peguei lá, mas basicamente todos os sites que usei como referencia usavam basicamente essa configuração, só fiz um scale down.
Sobre o fermento, já ouvi falar sobre os fermentos líquidos, mas ainda não pesquisei muito sobre como usar eles. Acho que vou acabar usando 2 sachets então.

E sobre o Carafa II, da para substituir por torrado?
 
Olá Alexandre,

olhando a receita presumi que esta planejando fazer mosturação normal né.
PARA MIM Vienna é um estilo que grita DECOCÇÃO!!!
Ano passado enviei uma vienna pro concurso sul brasileiro que teve tive um pontuação de 39,
A receita foi:
70% Malte Vienna
23% Munich
7% Caramal Malt
OG 1,052
FG 1,011
W 34/70
e mittelfruh em 60 minutos para chegar a 20IBU

Realizei tripla decocção, mas hoje faria com dupla.

Se não quiseres realizar decocção te indico retirar esse malte pilsen e colocar em vienna mesmo.
O estilo não "aceita" tostado no sabor, porém não precisa se conter as guidelines se não estiveres fazendo pra concurso.
 
Olá Alexandre,

olhando a receita presumi que esta planejando fazer mosturação normal né.
PARA MIM Vienna é um estilo que grita DECOCÇÃO!!!
Ano passado enviei uma vienna pro concurso sul brasileiro que teve tive um pontuação de 39,
A receita foi:
70% Malte Vienna
23% Munich
7% Caramal Malt
OG 1,052
FG 1,011
W 34/70
e mittelfruh em 60 minutos para chegar a 20IBU

Realizei tripla decocção, mas hoje faria com dupla.

Se não quiseres realizar decocção te indico retirar esse malte pilsen e colocar em vienna mesmo.
O estilo não "aceita" tostado no sabor, porém não precisa se conter as guidelines se não estiveres fazendo pra concurso.

Não quis dizer torrado? Muita gente define o Munich como tostado por exemplo, no meu entendimento tostado é diferente de torrado. 1 porcento por aí de malte torrado não deve lá dar tanto sabor assim. Mas não sei.
 
Olá Alexandre,

olhando a receita presumi que esta planejando fazer mosturação normal né.
PARA MIM Vienna é um estilo que grita DECOCÇÃO!!!
Ano passado enviei uma vienna pro concurso sul brasileiro que teve tive um pontuação de 39,
A receita foi:
70% Malte Vienna
23% Munich
7% Caramal Malt
OG 1,052
FG 1,011
W 34/70
e mittelfruh em 60 minutos para chegar a 20IBU

Realizei tripla decocção, mas hoje faria com dupla.

Se não quiseres realizar decocção te indico retirar esse malte pilsen e colocar em vienna mesmo.
O estilo não "aceita" tostado no sabor, porém não precisa se conter as guidelines se não estiveres fazendo pra concurso.

Pois é, a principio vou fazer mosturação normal e sem ideia de ir para concursos ( até pq é só minha segunda leva hahahaha). Vou tentar simular do jeito que você comentou e ver aqui. Valeu.
 
Não quis dizer torrado? Muita gente define o Munich como tostado por exemplo, no meu entendimento tostado é diferente de torrado. 1 porcento por aí de malte torrado não deve lá dar tanto sabor assim. Mas não sei.

Isso, :drunk: obrigado pela correção, eu acho que deve dar um toque interessante a vienna um leveeee torrado.
 
Pois é, essa questão do torrado/tostado. O Carafa II pelo que eu entendi nas minhas pesquisas é equivalente ao malte chocolate. Se colocar as 28 gramas que eu "sugeri"nessa minha receita, ficaria bom ou sairia um pouco do estilo?
 

Latest posts

Back
Top