Ajuda para equipamento de 200L

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Nov 26, 2015
Messages
14
Reaction score
2
Boa tarde pessoal.
Um tio que trabalha com dobra, corte e solda de chapas (chapas INOX também, mas ainda não conferi qual tipo de inox) anda me perguntando o que precisaria para produzir levas de 200L. Andei pensando e descartei Single Vessel, acredito que brassar em 3 panelas eu consigo uma boa eficiência e tamanho de panelas "menores".

Gostaria de dicas, sugestões e criticas construtivas para:
1) se esse modelinho que imaginei (imagem) é viável, funcionaria esses registros de entrada e saída em torno de uma bomba;
2) modelos de bomba, faixa de preço, etc (encontrei nos sites os modelos CHUGGER por volta de R$ 1.000,00, queria saber se essas são as únicas que aguentam o tranco);
3) se teria problemas em tentar produzir levas de 100L e 50L.

obs: não há intenção algum em vender a cerveja, conseguir MAPA, etc.

Conto com a experiência dos colegas. Obrigado.

20645319_10203612823237903_628833516693313979_o.jpg
 
A primeira pergunta que temos que fazer é: qual é o seu orçamento.

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk
 
A primeira pergunta que temos que fazer é: qual é o seu orçamento.

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk

Pois olha, o menor possível hahaha.
Pretendo usar conexões de inox ou até mesmo latão, como tubulação usar mangueiras de silicone.

Eu não sei se essa minha ideia de ligação com a bomba está correta, em seguida estou na duvida de que bomba me atenderia bem pra fazer toda essa circulação continua e que não seja tóxica. Vi nos sites umas bombas chugger na faixa de R$ 1.000, por outro lado vi bombas BEM mais baratas mas com vazão de 12l\min, não sei se essa vazão é legal e se vou poder deixar essas bombas ligadas o tempo todo.

Fermentador eu achei cônico por volta de R$ 700 reais, achei que vale a pena pq parece que pode ser colocado dentro de uma geladeira\freezer (mas ainda preciso conferir as medidas).

Outro ponto que peço dicas e sugestão de modelos é pro chiller. Vi chiller de 40 placas no aliexpress por uns R$ 450, Se eu soubesse que com um de serpentina conseguiria resfriar o mosto em um tempo aceitável, com certeza iria de serpentina.

A ideia é montar um equipamento que funcione, não um equipamento bonito ou automatizado.
 
Aparentemente você não tem a menor noção do que está fazendo! Kkkkk

1) Existem comparativos e até mesmo calculadoras para saber qual chiller te atende. Mas te garanto que para 200L você precisará, por baixo, de um de 40 ou 60 placas do "mais comprido" (que não é esse de 450 reais), caso queira resfriar num só passe e de maneira rápida.

2) Vazão de bomba você ajusta na válvula, não tem erro. Pra um volume desses, eu pegaria uma de 1/2 CV, não uma chugger.

3) Com conexões e válvulas você irá gastar uma graninha. Pra um equipamento desse porte, eu usaria linhas de, no mínimo, 3/4.

4) Já pensou em como vai resfriar isso tudo? Coloque isso na conta!

Então, por aí, já dá pra ver que o buraco é MUITO mais embaixo. Primeiro, se pergunte QUANTO quer gastar. Se dinheiro não for problema (mas me parece que é), simplesmente vá montando tudo e esqueça o $$!

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk
 
Aparentemente você não tem a menor noção do que está fazendo! Kkkkk

1) Existem comparativos e até mesmo calculadoras para saber qual chiller te atende. Mas te garanto que para 200L você precisará, por baixo, de um de 40 ou 60 placas do "mais comprido" (que não é esse de 450 reais), caso queira resfriar num só passe e de maneira rápida.

2) Vazão de bomba você ajusta na válvula, não tem erro. Pra um volume desses, eu pegaria uma de 1/2 CV, não uma chugger.

3) Com conexões e válvulas você irá gastar uma graninha. Pra um equipamento desse porte, eu usaria linhas de, no mínimo, 3/4.

4) Já pensou em como vai resfriar isso tudo? Coloque isso na conta!

Então, por aí, já dá pra ver que o buraco é MUITO mais embaixo. Primeiro, se pergunte QUANTO quer gastar. Se dinheiro não for problema (mas me parece que é), simplesmente vá montando tudo e esqueça o $$!

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk

Hahahaha não posso discordar de você. Mas por outro lado, eu só estou perdendo tempo pensando em como poderia produzir 200L pq seria pra consumo próprio (200 litros é muita coisa pra consumo próprio, mas entrei na "viagem" do meu tio), se fosse pra investir, vender e etc eu iria atras de alguém que entende disso, tem tantas empresas que já vendem produtos prontos para conseguir MAPA e tal.

Enfim:

1) eu tentei pesquisar algo sobre dimensionamento de chiller, pelo tanto de tempo que pesquisei, só li o artigo do gunther. Eu já estava pensando em recircular o mosto no chiller para resfriar o mosto, até chegar na temperatura desejada. Admito que não sei se isso funciona ou é viável. Numa postagem no facebook, uma pessoa me disse que faz isso: recircula o mosto pelo chiller, faz whirpool e numa ultima passada pelo chiller (que pode ter água passando ou não) passa a encher o fermentador. É pouco "uma pessoa disse", quanto mais opiniões, melhor.

2) saberia indicar algum modelo de bomba?

Estou apenas fazendo estudo desses 200L, talvez acabei virando 100L, talvez vire 50L, talvez não vire nada hahahah
 
Hahahaha não posso discordar de você. Mas por outro lado, eu só estou perdendo tempo pensando em como poderia produzir 200L pq seria pra consumo próprio (200 litros é muita coisa pra consumo próprio, mas entrei na "viagem" do meu tio), se fosse pra investir, vender e etc eu iria atras de alguém que entende disso, tem tantas empresas que já vendem produtos prontos para conseguir MAPA e tal.

Enfim:

1) eu tentei pesquisar algo sobre dimensionamento de chiller, pelo tanto de tempo que pesquisei, só li o artigo do gunther. Eu já estava pensando em recircular o mosto no chiller para resfriar o mosto, até chegar na temperatura desejada. Admito que não sei se isso funciona ou é viável. Numa postagem no facebook, uma pessoa me disse que faz isso: recircula o mosto pelo chiller, faz whirpool e numa ultima passada pelo chiller (que pode ter água passando ou não) passa a encher o fermentador. É pouco "uma pessoa disse", quanto mais opiniões, melhor.

2) saberia indicar algum modelo de bomba?

Estou apenas fazendo estudo desses 200L, talvez acabei virando 100L, talvez vire 50L, talvez não vire nada hahahah


brother, é pra consumo próprio? compra umas panela de aluminio e seja feliz.

200L? nao vale mais a pena pegar um equipamento menor e ver como tu te adapta?

Já pensou em BIAB?

Já pensou numa single vessel?
 
brother, é pra consumo próprio? compra umas panela de aluminio e seja feliz.

200L? nao vale mais a pena pegar um equipamento menor e ver como tu te adapta?

Já pensou em BIAB?

Já pensou numa single vessel?
Perfeito!

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk
 
brother, é pra consumo próprio? compra umas panela de aluminio e seja feliz.

200L? nao vale mais a pena pegar um equipamento menor e ver como tu te adapta?

Já pensou em BIAB?

Já pensou numa single vessel?

Sim, é pra ser consumo próprio.

As panelas iam ser produzidas pelo meu tio, ele que anda me sondando como produzir 200L e que arcaria com custos, seria um equipamento de 200L pra ele. Eu só estou tentando projetar, pedindo opiniões para eu aprender mais.

Eu tenho meu equipamento em alumínio, sem bombas, com chiller de serpentina e faço levas de 25L em casa hahahaha.

Eu descartei BIAB pq:
1) não sei se um saco teria resistência para aguentar o peso dos grãos;
2) Eficiencia;
3) tamanho da panela.

Descartei Single Vessel pq:
1) eu ia acabar precisando de pelo menos 2 panelas (a de mostura e uma para fazer de cesto de grãos), talvez até uma terceira panela para aquecer água e fazer lavagem dos grãos;
2) Eficiência, e se fosse fazer lavagem dos grãos para aumenta-la ia precisar de uma bomba pra me ajudar.

Sei lá, posso ter feito alguma consideração errada mas não consegui enxergar vantagem em usar BIAB ou single vessel. As panelas e o espaço não são meus maiores problemas.
 
Acho que vc precisa de 2 bombas, pra quando for fazer a lavagem, uma bomba joga a água pra panela de mostra e outra pra jogar da panela de miostura pra de fervura.

André Wenderosck
 
Sim, é pra ser consumo próprio.

As panelas iam ser produzidas pelo meu tio, ele que anda me sondando como produzir 200L e que arcaria com custos, seria um equipamento de 200L pra ele. Eu só estou tentando projetar, pedindo opiniões para eu aprender mais.

Eu tenho meu equipamento em alumínio, sem bombas, com chiller de serpentina e faço levas de 25L em casa hahahaha.

Eu descartei BIAB pq:
1) não sei se um saco teria resistência para aguentar o peso dos grãos;
2) Eficiencia;
3) tamanho da panela.

Descartei Single Vessel pq:
1) eu ia acabar precisando de pelo menos 2 panelas (a de mostura e uma para fazer de cesto de grãos), talvez até uma terceira panela para aquecer água e fazer lavagem dos grãos;
2) Eficiência, e se fosse fazer lavagem dos grãos para aumenta-la ia precisar de uma bomba pra me ajudar.

Sei lá, posso ter feito alguma consideração errada mas não consegui enxergar vantagem em usar BIAB ou single vessel. As panelas e o espaço não são meus maiores problemas.

ah, entao quem quer fazer 200L é teu tio!


Cara, precisaria saber os planos dele, pq tu pode muito bem pegar umas panela de aluminio de 60cmx60cm (175L) ou de inox 201, com um preço muito bom.

Bomba recomendo comprar uma do aliexpress, 15R, e fazer recirculação continua.

Quanto a troca termica, seguinte:

Trocador de placas: pega do aliexpress tambem, 30 placas comprido ou 40 placas curto.
Chiller de imersao: manda fazer um ou usa o que tu tem. ENQUANTO vai tirando ceva com o trocador de placas.

pq dois metodos de resfriamento?

cara, NAO PRECISA, mas tu tens que pensar que vai demorar pra tu sorver estes 170L de ceva... e se tu usares só o trocador de placa, a cerveja vai continuar quente dentro da panela... um chiller de imersão, mesmo que seja "pequeno" vai colaborando com o decréscimo da temperatura...

Fermentadores recomendo comprares uns de polipropileno e usar uma camara fria.

Moinho compra um de rolos e usa uma furadeira...

acho que seria isso, algo mais que posso ajudar ou esclarecer alguma duvida?
 
ah, entao quem quer fazer 200L é teu tio!


Cara, precisaria saber os planos dele, pq tu pode muito bem pegar umas panela de aluminio de 60cmx60cm (175L) ou de inox 201, com um preço muito bom.

Bomba recomendo comprar uma do aliexpress, 15R, e fazer recirculação continua.

Quanto a troca termica, seguinte:

Trocador de placas: pega do aliexpress tambem, 30 placas comprido ou 40 placas curto.
Chiller de imersao: manda fazer um ou usa o que tu tem. ENQUANTO vai tirando ceva com o trocador de placas.

pq dois metodos de resfriamento?

cara, NAO PRECISA, mas tu tens que pensar que vai demorar pra tu sorver estes 170L de ceva... e se tu usares só o trocador de placa, a cerveja vai continuar quente dentro da panela... um chiller de imersão, mesmo que seja "pequeno" vai colaborando com o decréscimo da temperatura...

Fermentadores recomendo comprares uns de polipropileno e usar uma camara fria.

Moinho compra um de rolos e usa uma furadeira...

acho que seria isso, algo mais que posso ajudar ou esclarecer alguma duvida?

Anotei tudo. Muito obrigado.
 
Estou fazendo mais ou menos a mesma coisa.

Estou estudando um equipamento para fazer 150l.

Pretendo só utilizar fogareiros para aquecer água para a lavagem e para a fervura.

As rampas vou fazer bombear o mostro da panela de mostura para um chiller de imersão que vai estar na água da lavagem, assim aquecendo o mostro sem fogo.

Pretendo comprar um chiller de 40/50 placas para resfriar isso em uma passagem só.

Algo errado na minha ideia?
 
Estou fazendo mais ou menos a mesma coisa.

Estou estudando um equipamento para fazer 150l.

Pretendo só utilizar fogareiros para aquecer água para a lavagem e para a fervura.

As rampas vou fazer bombear o mostro da panela de mostura para um chiller de imersão que vai estar na água da lavagem, assim aquecendo o mostro sem fogo.

Pretendo comprar um chiller de 40/50 placas para resfriar isso em uma passagem só.

Algo errado na minha ideia?


Eu ainda sou adepto de que, se for usar chiller de placas:

Ou deixar outro chiller de imersao dentro da panela
ou recircular a cerveja no chiller de placas e jogar ela de volta na panela, fazendo o whirpool.

Por que?

Mesma coisa que falei acima, 150 litros de ceva, a vazao do teu chiller de placas vai ser de no máximo... sei la. mas não vai possuir vazão suficiente para retirar 150 litros de cerveja em menos de 20 minutos, que seria o "tempo ideal" para o resfriamento da mesma, pois o que estiver na tua panela ainda vai manter a temperatura de (mais ou menos) 100 ºC;

pode fazer assim?

claro que pode! QUem deve definir os processos é o cervejeiro, e apenas ele!! O que importa é que tu goste!

abrss.
 

Latest posts

Back
Top