Ajuda para começar

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

dudulomeu

Active Member
Joined
Nov 9, 2014
Messages
25
Reaction score
5
E ai pessoal, sou novo por aqui, gostaria de pedir a ajuda de vocês para começar a produzir minha própria cerveja, atualmente tenho consumido muita cerveja artesanal, passei a apreciar e estou realmente interessado em poder fazer a minha também.
Andei pesquisando e existem uns kits que compramos e vem o básico das ferramentas para produção de cerca de 20lts, mas o preço não me agradou já que antes de investir quero ver se vou conseguir desenvolver e se vai ser o que espero, para isso gostaria de montar meu kit com improvisos de materiais que utilizamos domesticamente, tenho grande disponibilidade de utensilios já que possuo uma fabrica de produtos alimenticios, então queria tentar adequar ao que já tenho para depois ver se vou investir em uma produção mais completa e menos amadora, então gostaria de saber de vocês o que da pra improvisar e o que é indispensável para comprar, andei pesquisando nos ultimos meses mas não está muito claro para mim ainda, se alguem puder ajudar!

abraços a todos.
 
se tiver uma panela de 7 Lts (pressão ou espagueteira. Espagueteira é melhor, pois não tem aquelas bordas dobradas pra dentro da boca da panela), uma colher de plástico (melhor) ou pau, alguns metros de uma mangueira alimentícea (para sifonamento), uma garrafa de 5 lts de água mineral, uma caixa de isopor que caiba esta garrafa e 10 garrafas com tampa de água mineral com gás, já pode fazer. Um termômetro é bem barato e altamente recomendado.

Compra um kit de extrato de malte de algum lugar, sanitizante e boa cerveja. Pra fazer o priming, se tiver balança melhor, se não, utilize pacotinhos de açucar daqueles já pesados (pra café).

Basicamente:

- Vai ferver o extrato de malte + água
- adicionar os lúpulos conforme tempos indicados
- após fervura, fazer whirpool
- resfriar na pia com água + gelo (para uns 16 ~ 18ºC)
- sifonar para fermentador (sanitizado)
- inocular fermento (para 5 lts, não precisa hidratar)
- tampar (mas não rosquear) o fermentador
- colocar no isopor, com água e gelo e manter a temperatura +- 15ºC por 1 semana e a 20 ºC por mais uma semana
- deixar mais 5 a 7 dias na geladeira para clarificar (recomendável, mas não essencial)
- fazer priming com 30 gramas de açucar
- se tiver outra garrafa, sifonar e misturar o priming com a ceveja na outra garrafa. Se não, colocar priming na razão de 3g por garrafa (com seringa) e sifonar cerveja direto pra garrafa
- tampar as garrafas, rosqueando bem, e colocar novamente na caixa de isopor, mantendo a temperatura entre 20 e 30 ºC. Deixar assim por ao menos 15 dias




Se quiser trabalhar com grãos, compre também um metro de tecido voal e um termômetro e pesquise sobre a técnica BIAB.
 
@dudulomeu , não há uma lista de equipamentos padrão para iniciar, e tu poderás improvisar bastante. Presumindo que tu vais fazer uma produção a partir de grãos, vais precisar de no mínimo:

-1 moinho de malte (algumas lojas vendem o malte já moído);
-Panelas: depende o sistema de mosturação que tu vais escolher, eu comecei com BIAB, neste eu utilizava apenas uma panela de 35 lts e um saco de voil como filtro. Se for utilizar fundo falso vai precisar de 3 panelas (mostura, lavagem e fervura);
-Fogareiro/fogão/resistência;
-1 tanque fermentador (quando eu comecei usava aquelas bombonas de água mineral de 20 lts.) Muita gente utiliza aqueles baldes brancos alimentícios, lembrando que a vedação do teu fermentador tem que ser 100%;
-Insumos (água, malte, lupulo, fermento cervejeiro);
-Sanitizante (para desinfetar teus equipamentos pós fervura)

Isso é o basicão.
 
Se for fazer levas pequenas, creio que também usará garrafas pequenas para ter mais unidades,
Te recomendo comprar o arrolhador Emlily (italiano) pois é "manual", os outros, que são de estrutura fixa (presos em mesas) tem regulagem de altura da alavanca e para garrafas pequenas a altura minima ainda é alta. Vc precisará de calços.

Ex do comum (que eu uso normalmente). Neste modelo, ele não consegue tampar as caçulinhas de 300ml sem uma pedaço de madeira em baixo pra dar altura:
http://loja.lamasbrewshop.com.br/arrolhador-de-garrafas-tradicional.html

Ex do emily: (de mão)
https://www.malteecia.com.br/produto/000183/Arrolhador-de-Garrafas-Emily-Italiano

Na própria malte e cia, tem uma versão genérica mais barata, caso queira economizar. Me parece bem similar, mas te adianto que nunca usei este modelo.

https://www.malteecia.com.br/produto/000312/Arrolhador-de-Garrafas-Greta

abs
 
valeu, acho que tenho a maioria dos utensilios, no caso no lugar da espagueteira um caldeirão de 20 lts serve? é preciso adaptar torneiras na panela e no balde fermentador?
abs!
 
valeu, acho que tenho a maioria dos utensilios, no caso no lugar da espagueteira um caldeirão de 20 lts serve? é preciso adaptar torneiras na panela e no balde fermentador?
abs!

Claro. Minha indicação era de espagueteira porque o pessoal geralmente tem uma em casa. Panela de 20 lts não.

válvula/torneira na panela e no fermentador é aconselhável, mas não obrigatório. Se não tiver ou não quiser destruir os 2 antes de ter certeza se vai gostar de produzir, pode fazer as transferências por sifonamento. Se bem feito, é tão eficiente quanto as válvulas. Só tem que cuidar pra não levar o trub da fervura quando trasfegar para o fermentador e pra não levar a lama do fundo do fermentador para as garrafas quando engarrafar.

Ah, se sua panela tem 20 lts, não compre insumos para 20 lts. 20 lts úteis na panela de fervura rendem no máximo uns 14 ~ 15 lts no fermentador. Vai perder uns 3 ~4 litros na fervura (varia com a intensidade da fervura) e 1 ~ 3 litros no trub do fundo (vai variar de acordo com a qualidade do seu whirpool)
 
Claro. Minha indicação era de espagueteira porque o pessoal geralmente tem uma em casa. Panela de 20 lts não.

válvula/torneira na panela e no fermentador é aconselhável, mas não obrigatório. Se não tiver ou não quiser destruir os 2 antes de ter certeza se vai gostar de produzir, pode fazer as transferências por sifonamento. Se bem feito, é tão eficiente quanto as válvulas. Só tem que cuidar pra não levar o trub da fervura quando trasfegar para o fermentador e pra não levar a lama do fundo do fermentador para as garrafas quando engarrafar.

Ah, se sua panela tem 20 lts, não compre insumos para 20 lts. 20 lts úteis na panela de fervura rendem no máximo uns 14 ~ 15 lts no fermentador. Vai perder uns 3 ~4 litros na fervura (varia com a intensidade da fervura) e 1 ~ 3 litros no trub do fundo (vai variar de acordo com a qualidade do seu whirpool)


Entendi, o balde no caso eu tenho vários de 15kg de margarina posso estragar a vontade, ele é bem vedado, vou tentar instalar a torneira nele, mas na panela eu tb poderia só não sei como seria feito, é recomendado levar em algum lugar especial ou posso fazer em casa?
 
Entendi, o balde no caso eu tenho vários de 15kg de margarina posso estragar a vontade, ele é bem vedado, vou tentar instalar a torneira nele, mas na panela eu tb poderia só não sei como seria feito, é recomendado levar em algum lugar especial ou posso fazer em casa?

Pode fazer em casa mesmo, você vai precisar de uma furadeira com uma serra copo, ou com aquelas brocas de furar madeira, e deste material:

DSC04054.JPG

A broca:

044952_z_large.jpg



Como fazer:

http://www.umagelada.com.br/post/87543536433/montando-sua-propria-panela-para-fazer-cerveja

www.youtube.com/watch?v=WdYEz_G4w-c
 
pode fazer ambos em casa, com uma furadeira, uma serra copo e uma lixa. procure na seção de equipamentos ou faça você mesmo que tem lá explicado em vários tópicos as bitolas e como fazer!

lembrando que no fermentador, tu vai ter que ter alguma válvula de escape para o CO2, do contrário ele vai explodir. Se for pote de margarina, pode dar uma quebradinha em um canto que comprometa a vedação total. Feche o balde, coloque o dedo perto do furo e pressione o balde... se tiver saindo ar por ali, está OK. Mas o melhor que acho para fazer
é comprar, por R$ 1,00 junto com o kit:
vedante: http://loja.lamasbrewshop.com.br/equipamentos/fermentacao/vedante-para-airlock.html
mangueira cristal R$ 2,23 o metro (se não me engano, é 3/8" que tu vai usar, confirme com eles, para borbulhador, que nada mais é uma mangueira que vai tirar o CO2 de dentro do fermentador e jogar dentro de um copo com água ou álcool 70 - isso substitui o airlock): http://loja.lamasbrewshop.com.br/eq...-geral/mangueira-cristal-de-alta-press-o.html
 
fala ai galera, ontem consegui adaptar a torneira no caldeirão e no balde, já separei tb um fogão industrial de 3 bocas e mias uma panela caso preciso. estou comprando hoje o termometro e densimetro, agora queria saber o que mais preciso pra fazer a primeira brassagem, o que é melhor, uma bazooka ou fundo falso? ou até uma bag? com relação ao chiller como posso substituir? vale a pena comprar um?

estou postando a foto pra vcs analisarem se possivel!
valeu!
 

Attachments

  • image (1).jpg
    image (1).jpg
    179.1 KB · Views: 90
  • image (2).jpg
    image (2).jpg
    163.5 KB · Views: 80
@dudulomeu
São 20L né?
Pra essa litragem te recomendo fortemente um fundo falso. É o que vai ter melhor filtragem e te dar menos trabalho.

Pra resfriar isso, é difícil improvisar cara.. o único jeito vai ser mergulhar na pia (se couber), ou em um balde, com água e gelo mesmo.

Abs
 
@dudulomeu
São 20L né?
Pra essa litragem te recomendo fortemente um fundo falso. É o que vai ter melhor filtragem e te dar menos trabalho.

Pra resfriar isso, é difícil improvisar cara.. o único jeito vai ser mergulhar na pia (se couber), ou em um balde, com água e gelo mesmo.

Abs

cara, na verdade eu tenho geladeiras e freezer que eu poderia usar, o problema é a temperatura, uma fica marcando 5 graus, tem um expositor de frios no meu comercio tb poderia usar, e até um freezer, mas as temperaturas ficam bem abaixo de 15 graus, com relação ao fundo falso da pra eu fazer um ou é melhor comprar? to querendo fazer uma receita de 10lts pq no balde fermentador só cabem 15 lts. o que acha?
 
@dudulomeu
Cara, a ideia de 10L é valida pq vc leva aproximadamente 15L pra fervura e no final vc vai ter os 10L.
Mas com uma panela pra 20L na fervura, seu resultado final vai ser aproximadamente 15L de mosto mesmo, ou um pouco mais mas vc descarta o trub.. exatamente seu balde. Mas vai no que tiver mais segurança visto que é sua primeira brassagem.

Quanto a freezer.. vc tem que lembrar que sua leva tem 10 ou 15L a mais de 90º.. eles conseguem baixar pra 15º em 1 hora? fora que o gasto de energia e o quanto força seu freezer as x não vale a pena visto que um saco de gelo custa 7 reais..

Abs
 
Concordo com o Luccas em tudo:

- Fundo falso seria o melhor elemento filtrante, mas isso se você tiver 2 panelas. Se só tiver 1 com válvula, indico mosturar na com válvula, recircular e ir passando para a outra panela enquanto faz a lavagem. Escoe todo o líquido, tire o fundo falso, lave a panela com válvula e coloque o mosto novamente na panela com válvula para a fervura. Se rolar, o melhor é colocar válvula nas 2 panelas, daí pode ferver na 2ª panela mesmo.

- 1ª brassagem - 10 litros é bem interessante, pois os tempos são menores (elevação de temperaturas, tempo de resfriamento, etc.)

- resfriar com gelo + sal + água bem mais eficiente que em freezer ou geladeira


Sobre fazer ou comprar fundo falso. Tanto faz, tem bastante vídeos e posts de como fazer um fundo falso. A questão é achar um disco de alumínio (forma de pizza, etc.) que tenha a dimensão levemente inferior a da sua panela (0,2 a 0,5 cm). Sem contar que é uma trabalheira do cão marcar e furar todos os pontos necessários.
Se tiver tempo / equipamentos e prazer em fazer isso, vai fundo. Se não, comprar também é alternativa

Se ainda não tem plena certeza na continuidade do hobbie, para a primeira brassagem um bag também é interessante. um metro de tecido de cortina e alguns prendedores de roupa ou de escritório e pronto!
 
Concordo com o Luccas em tudo:
- Fundo falso seria o melhor elemento filtrante, mas isso se você tiver 2 panelas. Se só tiver 1 com válvula, indico mosturar na com válvula, recircular e ir passando para a outra panela enquanto faz a lavagem. Escoe todo o líquido, tire o fundo falso, lave a panela com válvula e coloque o mosto novamente na panela com válvula para a fervura. Se rolar, o melhor é colocar válvula nas 2 panelas, daí pode ferver na 2ª panela mesmo.

Muito boa sua ideia @tiefensee! Eu tenho justamente uma panela com válvula e uma sem, que vai continuar sem pra que eu possa guardar dentro da outra. Vou usar essa técnica, mas quero adicionar uma etapa de lavagem. Será que rola de usar o fermentador como reservatório de água quente e fazer lavagem contínua (fly sparge)? Não me sinto confortável em jogar 75C no plástico, por mais "alimentício" que seja... Outra opção seria lavar a panela de mosturação e esquentar nela a água pra fazer batch sparge, o problema seria esperar a água esquentar de novo...


Só pra deixar como referência, vou relatar a experiência com meu processo atual, que pode ajudar quem nunca fez a visualizar o que acontece. Tenho feito BIAB (com saco de grãos -- grain bag) mosturando em uma panela e faço batch sparge na outra panela, depois junto tudo na panela com válvula, eficiência de 75%. Mas o mosto fica bem turvo, acho que por toda farinha que fica ali e pela impossibilidade de filtrar. Na última vez usei um fundo falso, mas ainda com o mesmo processo, com grain bag. Consegui recircular e o mosto ficou bem límpido! Mas o mosto da lavagem continua turvo e acabei misturando de volta e levantou o depósito debaixo do fundo falso e deu na mesma. Essa ideia de drenar pra outra panela vai resolver, agora tenho que resolver a lavagem.

Bom @dudulomeu, peço desculpas por "sequestrar" seu tópico, mas acredito que essa discussão também possa contribuir pra você pensar no seu processo :mug:
 
Tua idéia é fazer isto, certo?
nível 1 - alto - balde alimentício a vazão X l/min
nivel 2 - médio - panela com válvula - saída com a mesma vazão X l/min
nível 3 - baixo - panela sem válvula - recebe mosto pós lavagem

Quanto ao processo, é o "ideal", só está substituíndo a panela de aquecimento de água por um balde. Agora, e tu espera que eu te diga "sim, pode usar o balde tranquilamente para água a 78 ºC" eu não vou dizer. Os fabricantes atestam que plástico alimentício não solta nada até não lembro se em torno de 200 ºC ou 400 ºC, acho que 200 ºC. Também desconfio disso, por isso nunca coloco plástico no microondas, por exemplo.

Cara, até com BIAB tu consegue fazer a recirculação, mas ela não é tão eficiente. Eu faço BIAB e recirculo da seguinte forma:
- coloco um pequeno calço na parte de trás da panela, o que faz ela inclinar um pouco e "forçar" a água sair pela válvula.
- procedo a recirculação normalmente
- quando a válvula praticamente tranca a saída do mosto, dou uma leve mechida com a colher no grain bag próximo à válvula ou na parte de trás da panela, e o escoamento volta a sair normalmente.

Desta forma, cria-se uma cama de grãos, não tão eficiente como a do fundo falso, mas ajuda a filtrar justamente a farinha que é tão pequena que passa pelo grain bag. Não vou dizer que o mosto sai extremamente límpido, mas melhora bastante.

Agora, por batch sparge e BIAB é difícil não sair um pouco da farinha do grain bag. O que tu pode tentar fazer é retirar o saco, fechar, e só dar um banho nele mesmo, jogar água por cima, sem deixar ele imerso. A eficiência baixa um pouco, mas o mosto fica mais limpo.
 
Isso mesmo @tiefensee! Mas nunca consegui fazer sair nada pela válvula com o grain bag dentro... Agora já me dei ao trabalho de fazer um fundo falso =)

A ideia do batch sparge seria com fundo falso, mais ou menos como os MLT com caixa térmica (que fazem com bazooka), mas vou precisar de HLT de qualquer forma... A menos que aqueça a água no próprio MLT (no caso, a panela com válvula e fundo falso).

Valeu as dicas!!
 
Muito boa sua ideia @tiefensee! Eu tenho justamente uma panela com válvula e uma sem, que vai continuar sem pra que eu possa guardar dentro da outra. Vou usar essa técnica, mas quero adicionar uma etapa de lavagem. Será que rola de usar o fermentador como reservatório de água quente e fazer lavagem contínua (fly sparge)? Não me sinto confortável em jogar 75C no plástico, por mais "alimentício" que seja... Outra opção seria lavar a panela de mosturação e esquentar nela a água pra fazer batch sparge, o problema seria esperar a água esquentar de novo...


Só pra deixar como referência, vou relatar a experiência com meu processo atual, que pode ajudar quem nunca fez a visualizar o que acontece. Tenho feito BIAB (com saco de grãos -- grain bag) mosturando em uma panela e faço batch sparge na outra panela, depois junto tudo na panela com válvula, eficiência de 75%. Mas o mosto fica bem turvo, acho que por toda farinha que fica ali e pela impossibilidade de filtrar. Na última vez usei um fundo falso, mas ainda com o mesmo processo, com grain bag. Consegui recircular e o mosto ficou bem límpido! Mas o mosto da lavagem continua turvo e acabei misturando de volta e levantou o depósito debaixo do fundo falso e deu na mesma. Essa ideia de drenar pra outra panela vai resolver, agora tenho que resolver a lavagem.

Bom @dudulomeu, peço desculpas por "sequestrar" seu tópico, mas acredito que essa discussão também possa contribuir pra você pensar no seu processo :mug:

po eu agradeço, me ajudou demais, no incio toda informação é um grande aprendizado.
abs
 
eu fiz o furo na panela a um dedo e meio do fundo pensando em colocar bazooka, isso atrapalha no caso do fundo falso?
meu equipamento ta quase pronto, falta apenas o fundo falso ou bazooka e um densimetro, o densimetro é vital pro sucesso? ou posso fazer sem?
consegui tb uma caixa de ispor grande pra eu resfriar.
agora ta quase heheh
 
O densímetro ajuda muito, tanto para acompanhar a brassagem, saber se vc está dentro da faixa de gravidade planejada, quanto para acompanhar a fermentação, mas essencial mesmo é panela e fermentador hehehe.
Concluindo, se não tem como ter um densímetro agora não se iniba por isso.
Faça uma fermentacao mais longa, sem pressa, vai ficar boa, mas vc não vai saber dizer qual o grau alcoólico e qto atenuou.
:mug::cross::mug::mug::mug:
 
vou meter bronca então, se eu achar o densimetro até os insumos chegarem eu uso, se não vai sem mesmo, agora só falta mesmo decidir se vou precisar de um fundo falso ou bazooka, eu vi um método de fazer bazooka com mangueira de gás mas n entendi mt bem...qq vcs me indicam? o meu problema é o furo pra torneira que está meio alto pro fundo falso. ou isso n tem a ver?
 
não uso fundo falso, então não saberia te dizer, uso Bazooka no estilo q vc falou.
Comprei uma mangueira dessas, corta para conseguir tirar a mangueira interna, nisso uma morsa ajuda bastante.
Puxa tomando cuidado para não esticar a renda de metal senão vc vai acabar com uma bazooka com o calibre de um canudinho, kkkkk
 
Não sabia dessa da bazooka de mangueira, interessante! Será que é de aço mesmo aquela malha? É seguro pra utilizar com alimento?
 
a q eu comprei é de aço, inclusive o preço é mais salgado. Qto a segurança, não vejo problema, inclusive pq eu uso apenas para mosturação, não vai para fervura
 
vou tentar fazer essa bazooka então, vc sabe de algum video ou tutorial bom pra eu pesquisar? pq o que eu vi na net n foi mt claro e usa um torno que eu n tenho acesso..
essa distancia que furei a panela ta boa? 1 dedo e meio do fundo
 
Acredito ser "malha de aço".. não sei que "aço" é esse.. se há problemas ou não.
Mas, acredito que em lojas de autopeças, vc consiga achar malha similar de inox que é usada pra cobrir a mangueira do radiador.
 
@dudulomeu a altura do furo não tem problema, como está mais alto vai sobrar mais mosto no fundo. Ao fim da fervura talvez você queira inclinar um pouco a panela pra levar mais mosto pro fermentador, aí mexe a panela com cuidado pra não levantar muito trub, mas não tem erro. Outra opção seria você usar um "dip tube" ou sifão, um caninho que vai da válvula até o fundo da panela, usando outra mangueira do lado de fora isso vira um sifão e vai drenar até a altura do tubinho interno.

Acredito que durante a mosturação não vai fazer tanta diferença, especialmente se vai ter fogo direto na panela ou resistência. Pra fundo falso daria também, só o fundo falso ficaria mais alto, e tem gente que desconta o volume de água abaixo do fundo falso pra calcular a água da mosturação, é uma recomendação que você pode seguir. Depois pra drenar vai ser o mesmo que falei acima.

Enfim, acho que o usual é colocar mais baixo, mas não é grande problema, não esquenta a cabeça ;)
 
Pois é com o tempo duas coisas vão ficar bem claras para você, realmente os detalhes fazem diferença, mas ao mesmo tempo a cerveja é bem resistente e aguenta todas as nossas caga****, heheheheheheh
Por isso, para melhorar as suas cervejas é bem importante manter registros e tentar criar procedimentos, mas também é possível relaxar e experimentar para ver o que vai dar!:rockin::rockin:
 
Back
Top