Ajuda na refermentação na garrafa

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

pedrovieira41

Member
Joined
May 3, 2015
Messages
16
Reaction score
2
Boas!

Eu vou engarrafar uma cerveja que deixei fermentar durante 16 dias (a primeira fermentação foi demasiado rápida porque não consegui baixar a temperatura suficientemente). A atividade no borbulhador está muito lenta mesmo, tem estado assim há alguns dias. Preferia não medir densidade porque não consigo meter a pipeta naquele fermentador porque tem uma entrada muito estreita e tenho medo de contaminar ao tentar com outros utensílios.

A minha principal dúvida é: visto a cerveja ter uma OG de 1,074 será que preciso de colocar mais levedura para refermentar na garrafa ou a levedura que lá está já chega?

Outra dúvida que tenho é: será que sem medição de densidade, é possível eu prever uma boa altura para engarrafar?

Eu sei que tenho muitas limitações de equipamento, nem tenho um fermentador secundário disponível, por isso não posso deixar muito mais que três semanas porque pode começar a autolise da levedura.
 
Esqueça autólise. Não é risco para cervejeiros caseiros e não deve se importar com isso.

Esqueça contaminação. Usando bem o sanitizante (e o bom senso), você pode usar um sifão ou mesmo mangueira para extrair a cerveja necessária para o teste de densidade.

O risco real aqui é levar cerveja ainda em processo de fermentação pra dentro da garrafa, adicionar mais açucar (priming) e correr o risco de explosões. Sanitize bem o equipamento e meça a FG antes de decidir o que fazer.

Abraços.
 
Ola Pedro,

depois muitas brassagens eu deixei a curiosidade e faz a primeira medido depois uma semana.
Nao borbulhar significa nao a fermentacao termina.
Eu faco a mesma forma que @jalexandre, se 3 dias nao muda o FG a cerveja fica pronta.

Um dica...depois uma semana tirar a cerveja do fermentador para separar a levedura do fundo e deixar num segundo balde para mais uma semana.
A cerveja fica com menus levedura, fica mais limpo..e tambem com uma semana mais tem tempo para melhorar o sabor.

Boa sorte
 
Ola Pedro,

depois muitas brassagens eu deixei a curiosidade e faz a primeira medido depois uma semana.
Nao borbulhar significa nao a fermentacao termina.
Eu faco a mesma forma que @jalexandre, se 3 dias nao muda o FG a cerveja fica pronta.

Um dica...depois uma semana tirar a cerveja do fermentador para separar a levedura do fundo e deixar num segundo balde para mais uma semana.
A cerveja fica com menus levedura, fica mais limpo..e tambem com uma semana mais tem tempo para melhorar o sabor.

Boa sorte

Sei que muitos fazem isso, mas pessoalmente não recomendo. Se você colocar as vantagens e desvantagens e pesar, vejo muitas desvantagens nesse processo. Risco de oxidação, de contaminação, etc.
 
Eu sei que o jalexandre disse que a autolise não é um problema para cervejeiros caseiros mas manter no mesmo fermentador não aumenta a possibilidade de isso acontecer?
 
Não. Não lembro as fontes exatas, mas já li em alguns livros que a trasfega para fermentador secundário só deve ser feita mediante uma boa justificativa. Se não hã justificativa, não há necessidade. :)
 
Ola Pedro,

depois muitas brassagens eu deixei a curiosidade e faz a primeira medido depois uma semana.
Nao borbulhar significa nao a fermentacao termina.
Eu faco a mesma forma que @jalexandre, se 3 dias nao muda o FG a cerveja fica pronta.

Um dica...depois uma semana tirar a cerveja do fermentador para separar a levedura do fundo e deixar num segundo balde para mais uma semana.
A cerveja fica com menus levedura, fica mais limpo..e tambem com uma semana mais tem tempo para melhorar o sabor.

Boa sorte
Essa informação de que trasfegar a cerveja pra outro fermentador acelera de alguma forma a clarificação da mesma, está errada.

Tirar ou não a borra do fundo não afeta nenhuma questão física importante do líquido e fermento acima, e consequentemente, o fermento que ainda está em suspensão não vai começar a descer mais rápido só porque você mudou de fermentador.

Abraço,
 
Essa informação de que trasfegar a cerveja pra outro fermentador acelera de alguma forma a clarificação da mesma, está errada.

Tirar ou não a borra do fundo não afeta nenhuma questão física importante do líquido e fermento acima, e consequentemente, o fermento que ainda está em suspensão não vai começar a descer mais rápido só porque você mudou de fermentador.

Abraço,
Existem mais opcoes para fazer uma limpesa depois da fermentação primaria.
Deixar a borra no fermentador e faz trasfegar para um outro balde.
Neste momento é bom para colher a levedura do fundo.

Em outro caso faz o priming e engaraffar direto, ou seja açucar na garafa ou num balde onde fica a suspenção de açucar dissolvido. Depois engarafar....

O efeito mais tarde é, a camada da levedura do fundo das garafas ou dos barris seria maior do que deixar a leva mais tempo por uma semana num outro balde na fermentação primaria.

Isso é interessante só para pessoal que não fazem a fermentaçao no Keg onde fermenta em pressão controlada e trasfegar em contra pressão.
Deve ser a maior parte dos cervejeiros caseiro.

Abraço
 
Esqueça autólise. Não é risco para cervejeiros caseiros e não deve se importar com isso.

Esqueça contaminação. Usando bem o sanitizante (e o bom senso), você pode usar um sifão ou mesmo mangueira para extrair a cerveja necessária para o teste de densidade.

O risco real aqui é levar cerveja ainda em processo de fermentação pra dentro da garrafa, adicionar mais açucar (priming) e correr o risco de explosões. Sanitize bem o equipamento e meça a FG antes de decidir o que fazer.

Abraços.

cara, como você sanitiza as coisas antes de retirar uma amostra? acho desagradavel ter que preparar 20l de peracético que vao vencer no outro dia pra retirar uma amostra de 5mL.

abraço
 
cara, como você sanitiza as coisas antes de retirar uma amostra? acho desagradavel ter que preparar 20l de peracético que vao vencer no outro dia pra retirar uma amostra de 5mL.

abraço

Depende como você tira a amostra, eu uso torneira e não preciso sanitizar nada, simplesmente tiro pela torneira e faço a medição.

Mas se você usa sifão, tem que sanitizar a mangueira que vai colocar lá, mas pq 20l de peracético? Qual sua dificuldade em fazer concentrações menores? Se não consegue passa pro iodo que resolve seu problema fácil.
 
cara, como você sanitiza as coisas antes de retirar uma amostra? acho desagradavel ter que preparar 20l de peracético que vao vencer no outro dia pra retirar uma amostra de 5mL.

abraço

Alcool 70 para sanitizar a pipeta e refratômetro, que eu uso para acompanhar a atenuação durante a fermentação.

Se eu precisar utilizar a mangueira/sifão durante este periodo, sanitizo só a ponta que ira pro balde com alcool 70.

Se eu não tiver alcool 70, utilizo Biofor, 3ml para 5 litros (regra de 3 se precisar alterar a quantidade).

Diferente do @Fagner, meus fermentadores não tem torneira. Abro a tampa e colho a amostra, por isso a sanitização.

Abraços.
 
obrigado, acho que vou comprar um Biofor..

é porque o peracetico que uso é o pac, e é na base da colherada..
 
obrigado, acho que vou comprar um Biofor..

é porque o peracetico que uso é o pac, e é na base da colherada..

Eu prefiro Biofor porque eu faço 1000 litros de sanitizante pelo mesmo preço que eu faria 300 litros com PAC 200.

PAC 200 é uma sanitização cara. =D

Abraços,
 
Back
Top