Ajuda na Formação de Receita

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Claudio_santos

Well-Known Member
Joined
Nov 10, 2018
Messages
124
Reaction score
43
Location
São Gonçalo RJ
Olá. Quero pedir a ajuda de vocês mais experientes . Estou na minha quarta brassagem.

Sobrou aqui
2,5 kg de malte pilsen
500g de malte red active
200g de munich ligth
30g de lúpulo nugget
30g de lúpulo mittelfruh
lama de w34/70 ( poderia comprar outro fermento tmb)
Gostaria da ajuda de vcs para montar uma receita com esses maltes que sobraram e ja estão moídos.
Uma cerveja não muito amarga e com alta drinkability
Pensei em uma "red lager", mas as 2 ultimas receitas que fiz foram lager, e não sei se ficaria boa com esse malte red .
Desde já agradeço!
 
Boa Tarde!
Eu faria 10 litros com isso aí, biab começando com 18 litros de água
Todos esses maltes aí por 1 hora à 69 graus
4 gramas nugget 60 min
4 gramas nugget 30 min
15 gramas de mittelfrueh 5 min
15 gramas de mittelfrueh 0 min
5,5 gr de US-05 (nunca usei w34/70)
Sendo:
3 dias 20 graus
1 dia 22
2 dias 24
3 dias 2
Envase
OG +/- 1.048 sem lavagem
Amargor +/- 22 ibu
 
Boa Tarde!
Eu faria 10 litros com isso aí, biab começando com 18 litros de água
Todos esses maltes aí por 1 hora à 69 graus
4 gramas nugget 60 min
4 gramas nugget 30 min
15 gramas de mittelfrueh 5 min
15 gramas de mittelfrueh 0 min
5,5 gr de US-05 (nunca usei w34/70)
Sendo:
3 dias 20 graus
1 dia 22
2 dias 24
3 dias 2
Envase
OG +/- 1.048 sem lavagem
Amargor +/- 22 ibu

Eutenio

Só duas considerações...

Não compensa usar um pacotinho de fermento fracionado, se abrir e guardar, pode contaminar e/ou perder viabilidade. Coloca o pacote todo que a cerveja só vai melhorar.

20ºC para iniciar a fermentação eu considero alto demais. O ideal é iniciar em 18ºC ou menos e deixar subir ao longo dos dias.
 
Boa Tarde!
Eu faria 10 litros com isso aí, biab começando com 18 litros de água
Todos esses maltes aí por 1 hora à 69 graus
4 gramas nugget 60 min
4 gramas nugget 30 min
15 gramas de mittelfrueh 5 min
15 gramas de mittelfrueh 0 min
5,5 gr de US-05 (nunca usei w34/70)
Sendo:
3 dias 20 graus
1 dia 22
2 dias 24
3 dias 2
Envase
OG +/- 1.048 sem lavagem
Amargor +/- 22 ibu


Em qual estilo melhor se encaixaria essa receita ??
 
Cara, seria uma breja tipo uma Blonde Ale (algo não muito alcóolica, não muito amarga e encorpada) porém vc está usando malte RED, vai tender a ficar avermelhada...
Estou pela minha 30.a brasagem e venho iniciando minhas fermentações à 22 graus com US-05 que tem limite de 25 graus (a fermentação tem durado apenas 4 dias, objetivo meu), falei para vc iniciar à 20 pois está no início e precisa ir testando e adquirindo experiência...
No início vinha utilizando 1 sache inteiro para cada brassagem de 10 litros, depois envasava e despejava mais 10 litros de mosto com a mesma receita no fermentador sem problemas, sem off flavors porém um pouquinho mais amarga pois sempre despejava o trub da panela no fermentador... Com o tempo aprendi a não passar o trub para o fermentador.
Depois passei a utilizar metade do saquinho de levedura em cada brasagem de 10 L, fecho o saquinho com a outra metade, embalo num filme plástico e deixo na geladeira até a próxima brassagem, geralmente em 7 dias... Nunca tive problemas...
O relato aqui é apenas para você ter uma idéia, me considero um iniciante no hobby...
 
Back
Top