Ajuda - melhorias no processo - automação com bombas e quadro de controle

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Felipe_Carlos

Active Member
Joined
May 13, 2015
Messages
40
Reaction score
3
Prezados,

Atualmente disponho de:

- Duas panelas de 45L
- Filtragem por bazooka
- 2 Resistências de 3.500w
- Chiller de imersão
- Controle de temperatura por Dimmer
- Controle de temperatura da fermentação por TIC 017

E pretendo realizar as seguintes melhorias:

- Tirar a bazooka e colocar um fundo falso
- Recirculação através de uma bomba e Mosto sendo jogado tangencialmente na panela
- A mesma bomba levaria o mosto para a panela de fervura
- Após a fervura, o resfriamento ocorreria em um chiller de contra fluxo
- A cerveja que sai do chiller será bombeada para a panelas e sendo lançada tangencialmente na panela
- Criação de uma caixa de controle, na qual, acionaria as bombas e controlaria temperatura com o dimmer

Segue uma imagem para melhor visualização. Favor colocarem as opiniões sobre o projeto e quais as vantagens e problemas que poderiam causar.


newattachment.php
 

Attachments

  • Projeto BEER.png
    Projeto BEER.png
    74.2 KB · Views: 106
Boa tarde Felipe, pelo que olhei no desenho vc estaria circulando uma água no chiller de contra fluxo, ou seja não usaria água direto da torneira? A questão é: qual bomba seria necessária para fazer circular essa água no chiller ? Iria exigir uma vazão muito grande, estou com a mesma ideia para evitar desperdício da água e queria fazer circular pela mangueira uma água já resfriada porém tenho uma bomba daquela chinesa e não sei se ela teria essa vasão e a força necessária...
Se alguém aqui do forúm puder ajudar fico grato ;)
 
Felipe,

Na verdade, pelo que eu pude perceber, a sua idéia de melhoria é BEM mais simples do que o desenho.

Sinceramente, demorei pra conseguir entender o desenho, porque é a primeira vez que vejo um que contém até linhas dos fios de ligação pra resistências, bombas, etc.... e isso que tornou o desenho que deveria ser super simples, em extremamente complexo de entender.

Bom, voltando ao sistema, tudo certo. Na verdade, é o sistema de recirculação com eletricidade mais básico possível.

O que tenho pra recomendar é... por enquanto, esquece esse negócio de balde de água pra isso, balde de água para aquilo. Faça o sistema funcionar bem utilizando água da torneira, e jogando água fora mesmo. Entenda que esse puritanismo inicial muitas vezes pode complicar demais as coisas.

Coloque um objetivo básico de fazer tudo funcionar conforme você quer, e atinja esse objetivo com qualidade e da forma mais rápida que puder. Depois disso, parta para a fase 2 de melhorias, reaproveitamento de água, etc.

Uma pergunta... onde está o HLT nesse sistema? (HLT - hot liquor tank - panela de água quente)

Abraço,
 
Felipe,

Na verdade, pelo que eu pude perceber, a sua idéia de melhoria é BEM mais simples do que o desenho.

Sinceramente, demorei pra conseguir entender o desenho, porque é a primeira vez que vejo um que contém até linhas dos fios de ligação pra resistências, bombas, etc.... e isso que tornou o desenho que deveria ser super simples, em extremamente complexo de entender.

Bom, voltando ao sistema, tudo certo. Na verdade, é o sistema de recirculação com eletricidade mais básico possível.

O que tenho pra recomendar é... por enquanto, esquece esse negócio de balde de água pra isso, balde de água para aquilo. Faça o sistema funcionar bem utilizando água da torneira, e jogando água fora mesmo. Entenda que esse puritanismo inicial muitas vezes pode complicar demais as coisas.

Coloque um objetivo básico de fazer tudo funcionar conforme você quer, e atinja esse objetivo com qualidade e da forma mais rápida que puder. Depois disso, parta para a fase 2 de melhorias, reaproveitamento de água, etc.

Uma pergunta... onde está o HLT nesse sistema? (HLT - hot liquor tank - panela de água quente)

Abraço,

Referente ao HLT, estou com bastante dúvida. Inicialmente eu penso em continuar sem fazer a lavagem dos grãos. Como eu não entendo muito, acredito que, ao realizar Sparging, a cerveja fique com menos corpo do que deveria. Por conta disso, não penso em fazer a lavagem. Realmente pode acontecer isso?

Além disso, existe a possibilidade de realizar a lavagem através da panela de fervura, juntamente com um balde.

O que eu posso fazer para tornar um processo mais automatizado e eficiente? Já tenho bastante espaço em casa, e posso utilizar qualquer processo de fabricação.
 
Referente ao HLT, estou com bastante dúvida. Inicialmente eu penso em continuar sem fazer a lavagem dos grãos. Como eu não entendo muito, acredito que, ao realizar Sparging, a cerveja fique com menos corpo do que deveria. Por conta disso, não penso em fazer a lavagem. Realmente pode acontecer isso?

Além disso, existe a possibilidade de realizar a lavagem através da panela de fervura, juntamente com um balde.

O que eu posso fazer para tornar um processo mais automatizado e eficiente? Já tenho bastante espaço em casa, e posso utilizar qualquer processo de fabricação.
Cara, ter corpo e fazer lavagem não tem NADA a ver uma coisa com a outra. Corpo muitas vezes tem a ver com OG.

No entanto, técnicas NO SPARGE tendem, no geral, e usar uma proporção de água maior, ou seja, 3, 4, 5 litros por kg de malte, e essa dispersão de enzimas tende a deixar a cerveja, no geral, mais... seca! Viu que interessante?

Ou seja, corpo se regula essencialmente na temperatura de mosturação, e na quantidade de maltes especiais.

Já sobre "O que eu posso fazer para tornar um processo mais automatizado e eficiente?", cara, essa é uma pergunta muito genérica.. eu poderia escrever páginas e páginas sobre isso. Ou seja, neste momento, te recomendo pesquisar e estudar bastante para aprender os vários tipos de equipamentos existentes.

Já leu o "How to Brew", do Palmer? Bom, 90% dos cervejeiros que conheço dizem que leram, e uns 5 ou 10% deles sequer sabem que existe um Apêndice falando sobre filtros, eficiência, dinâmica dos fluídos, etc. Ou seja, corre atrás, e poste suas dúvidas mais específicas. Eu tenho certeza que eu e vários outros aqui estarão a postos para respondê-la.

Grande abraço,
 
Back
Top