Ajuda... Larva no malte!!

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

manjunior007

Well-Known Member
Joined
Nov 8, 2014
Messages
88
Reaction score
6
Gente... Acabei de pegar um malte que tem algumas larvas... Ele está ruim? Ou o processo de fervura pode dar um jeito??
 
Amigo, são larvas mesmo? Ou caruncho?

Se for caruncho eles são relativamente normais e se desenvolvem de acordo com a estocagem. Eles não fazem mal nem estragam o malte... na verdade são fontes de proteína.

Se colocar o malte numa assadeira, ou em cima de um jornal e deixar um tempo no sol eles acabam saindo.
 
São larvas mesmo... uploadfromtaptalk1432854134199.jpg
 
Se acabou de comprar é melhor devolver pois os bichos se proliferam, contaminam outros maltes que vc tem. Se não for devolver o que já fiz pra matar os bichos, acho que já escrevi aqui em algum outro topico, foi colocar dentro de um tambor com uma vela acesa do lado, lacrei o tambor de forma que o fogo consumiu todo o oxigênio, assim os bichos morreram por falta de oxigênio depois de um tempo.
Se já for utilizar então não vejo problema não, o rendimento será menor se os grãos estiverem carunchados.
 
Parece ser larva de traça... também bastante comum em grãos. Tem muito? Ou só uma ou outra?
Tome cuidado pra não infestar sua casa inteira... se for pouco malte eu me livraria dele. Se for muito e não tiver tantas larvas tenta retirar e utilizar.
 
To com umas dessas também, o que fiz(e espero ter funcionado) foi colocar o malte num sacao de lixo, e encher de CO2 com o cilindro do Postmix. Depois pus o saco dentro de um balde de margarina daqueles de 15kg
 
Acho que vieram umas dessas num trigo que comprei. Essas larvinhas viraram algo parecido com pequenas mariposas que se reproduziram muito rápido. Salvei o malte porque em seguida espalhei os grãos por horas no solaço aqui do MS, foi o jeito. Fiz em todo o malte que eu tinha por garantia e reembalei tudo, agora em potes plásticos com boas tampas de rosca e garrafas pet de 5L, enfim, recipientes herméticos e com material que dificulte a entrada de carunchos. Os sacos plásticos não seguram carunchos e acho que nem essae larvas. E tive que chamar o detetizador pra dar um jeito nos bichos que viraram uma praga em uma semana e meia. Ele disse que já viu o mesmo bicho em feijão.
:mug:
 
Acho que vieram umas dessas num trigo que comprei. Essas larvinhas viraram algo parecido com pequenas mariposas que se reproduziram muito rápido. Salvei o malte porque em seguida espalhei os grãos por horas no solaço aqui do MS, foi o jeito. Fiz em todo o malte que eu tinha por garantia e reembalei tudo, agora em potes plásticos com boas tampas de rosca e garrafas pet de 5L, recipientes herméticos e com material que dificulte a entrada de carunchos. Os sacos plásticos não seguram carunchos e acho que nem essae larvas. E tive que chamar o detetizador pra dar um jeito nos bichos que viraram uma praga em uma semana e meia. Ele disse que já viu o mesmo bicho em feijão.
:mug:

O saco de lixo é mais pra poder encher de co2, como disse coloquei depois dentro de um balde de margarina de 15kg(comprei por 2 reais cada na padaria usado). Inclusive deixo a boca do saco pra fora e fecho a tampa em cima pra vedar.

Mas agora deu medo viu, vou ver se dou uma inspecionada em uns que fui mais relaxado depois.
 
@Raisoshi , não queria te apavorar, rs. Mas o malte foi salvo rapicamente e até facilmente, o que aconteceu foi a ligeira proliferação dos insetos já fora das sacas.
Em dias tinha dezenas nos cantos da casa. Se possível, elimine os primeiros que aparecerem. Eu não dei importância, foi meu erro, rs.
:mug:
 
@Raisoshi , não queria te apavorar, rs. Mas o malte foi salvo fapicamente e até facilmente, o que aconteceu foi a ligeira proliferação dos insetos já fora das sacas.
Em dias tinha dezenas nos cantos da casa. Se possível, elimine os primeiros que aparecerem. Eu não dei importância, foi meu erro, rs.
:mug:

Nem foi o malte que me preocupou tanto, pretendo usá-los logo. Mas é que odeio insetos e não queria gastar com dedetizador hahaha. Mas eu coloquei dentro de baldes e bombonas, acho que não escapam daquele meio, já passaram vários dias e não vi nenhum bixo diferente fora uma ou duas dessas larvas.
 
Acho que vieram umas dessas num trigo que comprei. Essas larvinhas viraram algo parecido com pequenas mariposas que se reproduziram muito rápido. Salvei o malte porque em seguida espalhei os grãos por horas no solaço aqui do MS, foi o jeito. Fiz em todo o malte que eu tinha por garantia e reembalei tudo, agora em potes plásticos com boas tampas de rosca e garrafas pet de 5L, enfim, recipientes herméticos e com material que dificulte a entrada de carunchos. Os sacos plásticos não seguram carunchos e acho que nem essae larvas. E tive que chamar o detetizador pra dar um jeito nos bichos que viraram uma praga em uma semana e meia. Ele disse que já viu o mesmo bicho em feijão.
:mug:

Isso mesmo! Esse bicho é uma praga e come tudo que é grão!

Fura os sacos plásticos e se reproduzem absurdamente. Nunca contaminaram meus maltes, porque raramente armazeno por longos períodos, mas já descartei quilos de alimentos da minha despensa ao descobrir de onde estavam vindo essas malditas mini-mariposas.

Agora fiquei com trauma e frequentemente vistorio todas as embalagens de grãos da despensa. :D
 
Back
Top