Ajuda freezer Electrolux FE18

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

cassiopedrosa

Active Member
Joined
Dec 4, 2015
Messages
26
Reaction score
1
Meus caros,

Essa semana consegui um freezer vertical Electrolux modelo FE18 que pretendo usar no controle da fermentação. Entretanto um característica desse freezer está impedindo disso ocorre.

O modelo é feito inteiramente de gavetas que são apoiadas em "prateleiras" refrigeradas. Para colocar meu balde de 12 litros eu precisaria de tirar essas prateleiras e elas saem só que a tubulação de refrigeração passa por baixo delas conforme foto abaixo.

a4f8ab5e01ad25200201b73b372468bc.jpg


Gostaria da ajuda de vocês quanto a uma modificação do freezer para colocar o balde.
Minha ideia foi cortar o tubo que passa em uma das prateleiras nas duas extremidades e remover a prateleira. Em seguida usar uma mangueira ou algo do tipo pra manter o fluxo de gás para as outras prateleiras. É possível fazer tal modificação sem prejudicar o equipamento?
 
Porque tu não faz como todo mundo e entorta gentilmente as prateleiras?

O meu é horizontal, mas praticamente todo mundo que tem freezer vertical faz isso.
 
Porque tu não faz como todo mundo e entorta gentilmente as prateleiras?

O meu é horizontal, mas praticamente todo mundo que tem freezer vertical faz isso.
Cheguei a cogitar a possibilidade. Não sei se todos os modelos são assim, mas esse que tenho possui os dutos maior que a distância entre as prateleiras, de forma que ao dobrar não seria possível apoiar os dutos no fundo do freezer por atingir a prateleira de baixo.

Outra coisa é que me assusta nesse caso é que um lado do tubo sobe e o outro desce, assim ao dobrar um deles viraria completamente interrompendo o fluxo de gás ou mesmo quebrando.

De uma olhada na foto e veja se procede k que to falando.
 
Cheguei a cogitar a possibilidade. Não sei se todos os modelos são assim, mas esse que tenho possui os dutos maior que a distância entre as prateleiras, de forma que ao dobrar não seria possível apoiar os dutos no fundo do freezer por atingir a prateleira de baixo.

Outra coisa é que me assusta nesse caso é que um lado do tubo sobe e o outro desce, assim ao dobrar um deles viraria completamente interrompendo o fluxo de gás ou mesmo quebrando.

De uma olhada na foto e veja se procede k que to falando.

Faz sentido sim.

O que você pode fazer é pagar para alguém que trabalha com refrigeração fazer, a não ser que você saiba soldar cobre. (eu não sei.)

Não sei o impacto que o gás refrigerante teria sobre uma mangueira de silicone, e nem a pressão em que isso trabalha. Sei lá, não gosto de dar sopa pro azar. :)
 
Meus caros,

Essa semana consegui um freezer vertical Electrolux modelo FE18 que pretendo usar no controle da fermentação. Entretanto um característica desse freezer está impedindo disso ocorre.

O modelo é feito inteiramente de gavetas que são apoiadas em "prateleiras" refrigeradas. Para colocar meu balde de 12 litros eu precisaria de tirar essas prateleiras e elas saem só que a tubulação de refrigeração passa por baixo delas conforme foto abaixo.

a4f8ab5e01ad25200201b73b372468bc.jpg


Gostaria da ajuda de vocês quanto a uma modificação do freezer para colocar o balde.
Minha ideia foi cortar o tubo que passa em uma das prateleiras nas duas extremidades e remover a prateleira. Em seguida usar uma mangueira ou algo do tipo pra manter o fluxo de gás para as outras prateleiras. É possível fazer tal modificação sem prejudicar o equipamento?


A partir do momento que tu cortar vai vazar todo o gás e você terá que recarregar, isso geralmente não é barato. E o correto seria cortar o tubo e ressoldar, mas o custo de tudo isso acaba ficando inviável geralmente.
 
Não sei o tamanho do freezer, mas a única saída que vejo é fazer alguma coisa assim:

IMG_4249.jpg


Prolongar o tamanho dele, sei lá, fica aí uma ideia!!
 
Boa Tarde Amigo, sei que já faz algum tempo, mas qual foi sua solução para o FE18.

Ganhei um FE22 de presente preciso resolver esse mesmo problema
 
search
Boa Tarde Amigo, sei que já faz algum tempo, mas qual foi sua solução para o FE18.

Ganhei um FE22 de presente preciso resolver esse mesmo problema
Trabalho com refrigeração, sugestão vc vende e com o dinheiro compra uma geladeira dessas que dá para dobra a avaporadora ou corta todo esse tubo e colocar vários tubos de cobre dentro do freezer de forma que substituir essa condensadora, resumindo custo beneficio seria troca esse modelo por outro.
 
Last edited:
Muito obrigado pela dica @souza106!

Ganhei ele novo e não gostaria de vender/trocá-lo e nem de cortar os tubos.

Eu desmontei as prateleiras dele e consegui entortar a tubulação com muito cuidado.

Depois vou mostrar o passo a passo como eu fiz. Mas olha como ficou, falará acabamento ainda.
 

Attachments

  • IMG_20181201_172502.jpg
    IMG_20181201_172502.jpg
    35.1 KB · Views: 125
  • IMG_20181201_173133.jpg
    IMG_20181201_173133.jpg
    26.5 KB · Views: 140
  • IMG_20181201_190113.jpg
    IMG_20181201_190113.jpg
    31.5 KB · Views: 136
Muito obrigado pela dica @souza106!

Ganhei ele novo e não gostaria de vender/trocá-lo e nem de cortar os tubos.

Eu desmontei as prateleiras dele e consegui entortar a tubulação com muito cuidado.

Depois vou mostrar o passo a passo como eu fiz. Mas olha como ficou, falará acabamento ainda.
É fico bom mesmo, nunca tinha visto alguém dobra esse modelo , sua sorte que é novo se fosse velho as tubulações estaria mas rígida ficaria difícil dobrar sem quebra.
 

Latest posts

Back
Top