AJUDA> Fermentação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
May 7, 2014
Messages
7
Reaction score
1
Estou com um grande problema no quesito fermentação

Possuíamos equipamento para produção de 20L e agora aumentamos a produção para 68L.

Resolvemos fazer no novo equipamento uma RED ALE.

Fizemos todo o procedimento normalmente, porém, nessa vez utilizamos fermento US-05. um pouco menos de 1 sache para cada balde fermentador.

Utilizamos 3 baldes para fermentar, 2 lacrados com airlock e um sem airlock e somente tampado.

Colocamos o fermento ainda seco por cima da cerveja, como habitualmente fazemos. (nas proximas penso em hidrata-lo antes)

***nao temos controle de temperatura, porém os fermentadores encontram-se em local fresco, acredito que nao variando de 15-25 graus

Ocorre que ja tem 10 dias e o fermento ainda não desceu, encontrando-se em cima da cerveja, com um pouco de espuma.


Alguem tem alguma sugestão? normalmente com aproximadamente 1 semana o fermento ja encontra-se na parte inferior do balde.

Duvida: Engarrafo? Refrigero a cerveja por cerca de 2 dias para que o fermento desça?


Obrigado desde ja!!!!
 
Nas minhas primeiras levas eu adicionava o fermento seco diretamente sobre o mosto e depois de lacrar o balde agitava ele pra que o fermento se misturasse. Agora eu hidrato e ainda faço isso pois acho que ajuda ele a se dissolver melhor no mosto, iniciando mais rapidamente a fermentação. Experimenta fazer isso.

Essa espuma provavelmente deve ser fruto da própria fermentação.

Tu chegou a medir a densidade pra ver se atenuou alguma coisa? Verifica isso.

Em tempo, uma variação de 10 graus na temperatura é bem grande, gerando bastante estresse nas leveduras.

Abraços!
 
Variação de 10 ºC é muito. Provavelmente ocorreu stress do fermento.
Já mediu a densidade para ver se terminou a atenuação?
Eu deixaria mais alguns dias (tentando manter a temperatura mais estável) e depois resfriaria para tentar decantar do fermento. Caso não funcione, usa gelatina.
 
é uma boa idéia, obrigado pela pronta respsota!

Tvz tenha exagerado um pouco na variação de temperatura, pensei no maximo (a tarde e minimo de madrugada) mas como nao temos geladeira p controlar a temperatura nao temos mta solução por enquanto.

Penso em montar um sistema de refrigeracao p quando possuir meu fermentador conico, mas isso é obra p outr tópico ehehhe
 
xpja.jpg
 
A cerveja ta clara e milagrosamente fermentando. Se vc refrigerar agora e engarrafar provavelmente vai criar garrafas bomba. Em vez de pensar "normalmente leva 1 semana", pense "normalmente leva 1 mes", daí se passar vc pode ficar intrigado.
 
Galera, tiramos essa espuma densa , cheia de fermento e resolvemos engarrafar

Ceeveja estava linda com consideravel quantidade de fermento no fundo

Cerca de 7.2% de alcool!

Obrigado pela ajuda de fodos!
 
Na boa, quando comecei a fazer cerveja aprendi que temos que ter paciência, ter o mínimo possível de equipamento, e ler muito sobre cada etapa na hora de produzir.

Abs
 
Muito obrigado a todos!

Mais tarde vamos tentar fazer por sifonamento!

estamos querendo comprar um fermentador conico, dai ja vem com torneira e facilita o procedimento
 
Manchester, só não esqueça de priorizar os próximos investimentos em controle de temperatura.

Uma variação de 1 grau já é considerado muito pelas literaturas.

Assumindo que limpeza e sanitização estão ok, fermentação é a parte MAIS IMPORTANTE de todas... ou seja, não adianta fazer 1001 receitas se na hora de fermentar não tratar as leveduras direito (sem hidratar, sem controlar temperatura, colocando pouco fermento, etc). Basicamente, você está se esforçando durante todo o processo, e jogando tudo por água a baixo na fermentação.

Abração,
 
deixa as garrafas longe de seres vivos.

Outra coisa, jamais despeje a cerveja que está fazendo nesta ultima foto. O oxigênio faz mal pra ela.

Tiago, aprendi que se estiver abaixo de 25º pode fazer dessa maneira pra aerar, sem problemas . Isso está errado ?
 
Tiago, aprendi que se estiver abaixo de 25º pode fazer dessa maneira pra aerar, sem problemas . Isso está errado ?

A pergunta que você deve se fazer é: Por que aerar a cerveja nesta etapa pós fermentação?
 
Não depois, entendi que era antes da fermentação.....

Deixa eu entender melhor: A foto no Post #9 ocorreu quando? Na entrada para o fermentador, ou na saída (quando a cerveja estava fermentada)?
 
Back
Top