Ajuda Extrato de Malte English Pale Ale

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

eduardosts

Member
Joined
Sep 26, 2014
Messages
7
Reaction score
1
Ola!

Ontem fiz (ou acho que fiz), uma leva de 10 litros usando um kit de extrato de malte da Alquimia da Cerveja. Quis comecar com com extrato pra poder me interar no assunto ate ter os equipamentos adequados.

Montei minha panela com uma valvula de meia polegada, com capacidade de 17 litros, logo vou aumentar isso para all grain.

montei um fermentador num balde de 20 litros,

as duvidas:

meu fogao é resindencial, nao consegui ultrapassar 90 graus.

fiz da seguinte maneira:

comecou a ferver a agua, joguei o extrato e mexi bem, 15 minutos depois adicionei o lupulo, mais 15 e novo lupulo e aos 45 de fervura u ultimo saquinho do lupulo.

a fervura foi nao foi transbordante, foi uma fervura bem fraca mesmo, em variando entre 75 e 90 graus.

por fim

fiz o esquema da bacia com 4 garrafas de coca cola com gelo para resfriar

apos, coei lentamente o mosto num garrafao atraves da manqueira e usando um funil com coador de café.

chacoalhei bem os dois garrafoes de 5 litros cada para oxigenar

entao pus no fermentador e em seguida joguei o fermento ja ativado

lacrei e hoje de manha o airlock, tambem caseiro (rolha, mangueira numa garrafinha de agua), estava a todo vapor.

como é a primeira, sera que vai dar certo? foi uma English pale ale.

Ja ate imagino que alguns vao dizer que por ser da Aquimia ja nao dara certo hauhauhauhauhaua

mas quero opinioes.

OG medido antes de ir ao fermentador foi de 1050
 
A não ser que você more a mais de 3000 metros do nível do mar, acho difícil o mosto ter fervido com essa temperatura.

Vai sair uma cerveja? Vai. Mas talvez não o que você espere.
Dica, compre um fogareiro. Faço levas de 10 litros, e mesmo assim a fervura tem que ser no fogareiro. Não precisa algo exagerado. Acho que 8 caulins é suficiente. Uso 12.
 
hauhauauha

bem, percebi uma leve fervura, bolhas pequenas e centralizadas no meio da panela, A breja ta fermentando, ontem tirei um copinho e amargou ate a alma, vou deixar maturar em temperatura ambiente pra ver o que da antes de engarrafar
 
eduardosts,
Eu já usei por 2 vezes o extrato de malte deles e da Artebrew. Honestamente os resultados foram bastante frustrantes. Posso ter errado em todos, mas mesmo assim, não compraria extrato de mais ninguém.
Aguarde sua cerveja ficar pronta e prove, se não gostar, espere mais uns 30 a 40 dias e verá que muda bastante e fica mais agradável. Nesse meio tempo, faça experiências com grãos e/ou outros extratos.

Abrasss
 
Já fiz cerveja usando extrato de malte seco DME, daquele bem padrão, e ficou bem legal!

Fiz uma breve infusão de alguns maltes caramelo e torrado, que não precisam de conversão, pra não ficar tão simples. E uma fervura de apenas 15 minutos adicionando um monte de lúpulo cascade.

O DME "não precisa ser fervido", porque já foi, então em relação à gosto, não se preocupe com isso. Coloquei entre aspas, porque existe a necessidade de sanitizar/pasteurizar esse mosto, pra que não haja contaminação, 15 minutos de fervura é o suficiente pra isso.

Como vc manteve entre 75 e 90ºC por 1 hora, vc fez uma boa pateurização e não precisa se preocupar com isso. A única coisa que pode ter prejudicado, porém, é a utilização do seu lúpulo. Pode não ter sido tão eficiente e não atingir o nível de amargor que vc deseja.

Minha dica pra levas com DME (assim como com todas as outras) é a fermentação. Ela define tudo. Não use esses fermentos zoados que vem em pacotinhos manipulados nesses kits, isso não é legal. Controle a temperatura da fermentação. Por mais simples que sua receita for, se ela for bem fermentada, vai ficar legal.

Compre um ebulidor elétrico, é ótimo pra fazer essas levas pequenas em cima do fogão!

Abraço
 
Valeu pessoal....

Eu estou montando os equipos e este mes vou fazer uma em graos. Nem vou esperar muito sobre essa ipa de extrato, mais como um processo de iniciacao mesmo rsrsrsrs
 
Este tópico está sendo de grande ajuda.

Estou querendo começar a fazer minha própria cerveja, e depois de muito pesquisar, achei este método de usar extrato mais fácil para quem não tem experiência e nem equipamentos adequados.

As dicas do Tiago me deixaram ainda mais animados em relação ao extrato.

Eduardo, não deixa de postar o resultado! :mug:
 
Minhas 4 primeiras levas foram de extrato não lupulado da artbrew. Ficaram razoáveis. Moro em Brasília e aqui minha fervura ocorre entre 93 e 94 C. O bom do extrato é que pude me dedicar totalmente à fermentação e ao priming. Estudei bem os fermentos, montei um TIC17 no frezer, lidei com o densímetro, dei total atenção e zelo à sanitização.

Minhas levas são de 25L no início da fervura. Uso o chama tripla do fogão da minha cozinha e a fervura não é tão intensa, por isso deixo 90 min. Vou comprar um ebulidor de 2000w para me ajudar nessa fervura pois acho melhor que comprar fogareiro dedicado na atual estrutura da minha cozinha.
 
se for usar o fogão, tenta colocar a panela em mais de uma boca ao mesmo tempo...

fiz uma leva de 10 L no fogão de casa utilizando 2 bocas simultaneamente, e a fervura foi bem legal. Não cheguei a medir a temperatura de fervura, pois ela estava relativamente intensa, e já havia fervido 20 L de água pura na mesma panela, com 2 bocas, e tinha alcançado 95 ~ 100 ºC...
 
Bem pessoal, hoje foi o brew day dessa primeira leva, vou resumir

OG1050
FG1010

depois de fermentar por 8 dias transferi para dois galoes de 5 litros e pus a maturar na geladeira, sem airlock mesmo, lacrado total

fiz duas transfegas a cada 4 dias, logo, 8 dias de maturacao e clareou e decantou bem

retirei e devolvi no balde pra engarrafar, fiz o primming equivalente a 7g por litro em forma de acucafr invertido, misturei e engarrafei em garrafas de skol de 300 mls

apos sete dias, hoje, abri a primeira, boa espuma, boa carbonatacao

comprei uma IPA da terezopolis pra comparar, e ficou muito proximo apesar da minha ter sido uma English pale ale.

fiquei contente com o resultado

agora inicio a stout e uma blonde ale tambem de extrato da alquimia, vamos ver o resultado

levnado em consideracao que nao segui o manual da alquimia. eles pedem pra que no final da fermentacao ja engarrafe e poste para maturar

fiz diferente o processo e o resultado ficou excelente.

obrigado a todos do forum!
 

Attachments

  • IMG_20141011_181531534.jpg
    IMG_20141011_181531534.jpg
    57.7 KB · Views: 117
Algum motivo para fazer 2 trafegas durante a maturação?
 
Back
Top