Ajuda com Saison

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Maycon Oliveira

Active Member
Joined
Nov 12, 2018
Messages
33
Reaction score
4
Fala pessoal, tô planejando adiantado para a minha terceira cerveja. Vai demorar um pouco ainda até eu fazê-la ou comprar os ingredientes. Nunca fiz uma Saison e nunca adicionei nada diferente na cerveja, mas tava muito afim de tentar (por mais que seja apenas a minha terceira brassagem e tenha boas chances de dar merda). Tenho muito tempo pra pensar nela então gostaria de uma avaliação e umas dicas. A ideia é ser uma "session" Saison, com ABV baixo, pra dar destaque pra fruta e pra agradar minha namorada.
A receita que eu planejei até então tá assim:

Boil Size: 12,54 L
Post Boil Volume: 11,40 L
Batch Size (fermenter): 10,00 L
Bottling Volume: 8,86 L
Estimated OG: 1,037 SG
Estimated Color: 10,3 EBC
Estimated IBU: 20,9 IBUs
Brewhouse Efficiency: 72,00 %
Est Mash Efficiency: 78,8 %
Boil Time: 60 Minutes

Ingredients:
------------
Amt Name
1,20 kg Pale Malt (Weyermann) (6,5 EBC)
0,15 kg Cara 20 (Dingemans) (45,3 EBC)
0,15 kg Vienna Malt (Weyermann) (5,9 EBC)
0,15 kg Wheat Malt, Pale (Weyermann) (3,9 EBC)
7,00 g Hallertau Magnum [12,00 %] - Boil 45,0 min 20,9 IBUs
0,53 Items Whirlfloc Tablet (Boil 15,0 mins)
1,0 pkg Belle Saison (Lallemand/Danstar #-)
60,00 ml Apple Extract (Bottling)
2,00 ml Cinnamon Stick (Bottling)

É pouco malte mesmo, mas é pra deixar o ABV baixo, como eu disse. Não sei sobre essas adições de maltes especiais aí (se elas combinam com o estilo), mas vi em alguns lugares falando que se combina Vienna com Pale ou Pils pra fazer a base, e que Trigo pode ser até 30% do total. O Cara 20 é pra dar uma cor mais forte, não queria que ela fosse muito pálida.

O motivo do Magnum é econômico: depois da minha próxima breja (uma American IPA), vão sobrar 30g dele, então eu queria economizar. Vai ser a única adição e a ideia é que seja somente pra amargor e que seja bem leve. Talvez eu até diminua a quantidade.

O "Apple Extract" vai ser um suco de maçã que eu mesmo vou fazer em casa, com maçãs mesmo. Vou retirar as sementes mas não sei se deixo ou não a casca. O suco vai ser coado antes de jogar na breja. Tava discutindo se era melhor fazer isso no dia do envase ou numa "secundária".

A canela ("Cinnamon Stick") vai ser na verdade uma tintura de canela (tipo como se faz com raspas de casca de laranja). Ou seja, vou deixar uns 2 ~ 3 pauzinhos num pote com vodka ou cachaça por uns 5 dias e adicionar bem pouco no dia do envase (vi por aí que essa técnica de extração de aroma/sabor gera uma tintura muito forte).

É isso, a ideia é fazer quase que uma fruit beer, mas usando uma Saison fraca de base. Ideias?
 
Pois é, toma cuidado com essa canela aí senão ela toma conta de tudo.
 
A maçã vai sumir, pois basicamente é água e açúcar fermentável, ainda mais nesta quantidade (60ml).

Canela só se tu gostar muito, pois o bele saison já traz muito de especiarias.

Eu botaria mais trigo para ir bem de encontro com o estilo Saison, talvez uma parada felúrica para trazer um cravo a cerveja.
 
A maçã vai sumir, pois basicamente é água e açúcar fermentável, ainda mais nesta quantidade (60ml).

Canela só se tu gostar muito, pois o bele saison já traz muito de especiarias.

Eu botaria mais trigo para ir bem de encontro com o estilo Saison, talvez uma parada felúrica para trazer um cravo a cerveja.
Humm, como vc acha que eu deveria ir com a maçã então? E sobre a canela, eu tô pensando em ir com bem pouco dela, talvez um mL só, pra dar um gosto legal de canela. Gosto sim, mas não quero que ela seja tudo da cerveja. Queria o sabor da maçã sobressaindo.
 
Humm, como vc acha que eu deveria ir com a maçã então? E sobre a canela, eu tô pensando em ir com bem pouco dela, talvez um mL só, pra dar um gosto legal de canela. Gosto sim, mas não quero que ela seja tudo da cerveja. Queria o sabor da maçã sobressaindo.

Use a canela só no envase como extrato, mas teste antes com uma skol da vida para ter uma ideia do poder e da quantidade.

Sobre a maçã: fazer sobressair em uma cerveja vai ser bem difícil com um estrato natural. Da minha experiência, fiz uma hard cider com 15l de suco integral de maçã (passei mais de 25kg de maçãs gala em um juicer) e usei fermento de champanhe. Quando no meio da fermentação tinha um sabor bom de maçã (com 1.008 de SG). Quando o fermento terminou o serviço (quase 1.000 FG) tinha o sabor de maçã, mas muito sutil, no clássico de uma sidra bem seca, mas que sumiria em qualquer cerveja.
 

Latest posts

Back
Top